quinta-feira, 27 de agosto de 2015

VASO DE ALABASTRO (QUAL A SUA ESSÊNCIA?)


João 12,1,11. Mt,26,6-13.  Mc,14,3-9.
                                                                                           
            Como vasos na mão do Senhor devemos procurar nos encher da melhor é mais refinada essência que possa agradar a Jesus que é digno de toda honra e toda gloria. Os textos acima relatam à ação de uma mulher de nome Maria que teve uma atitude inesperada de ungir Jesus, derramando um precioso e caro perfume sobre o corpo do mestre da galileia, o aroma do perfume era tão intenso que encheu toda a casa. Jo 12.3.

A quantidade do perfume derramado que era uma libra, equivale a cerca de 326 gramas, O nardo, no hebraico, Neri; em grego, nardos) era um bálsamo raro extraído de uma planta nas regiões do Himalaia, do norte da índia que de acordo com evangelista Marcos, 14,5, poderia ser vendido por cerca de 300 denários, com isso o nardo derramado por Maria valia praticamente o salário de um ano de trabalho.

Com este ato Maria estava declarando que Jesus era mais precioso que o mais puro nardo.

O vaso de alabastro era pendurado no pescoço como colar, toda mulher judia tinha. Na noite de núpcias ela quebrava este vaso e aspergia o nardo em seus lençóis. Aquele momento era muito especial para ela. Agora dá para imaginar o que significava e o preço que custava?
“Ela quebrou o vaso e derramou o nardo que era para ser usado para o momento mais especial da sua vida que era o seu casamento. Mas ela preferiu aspergir sobre o corpo de Cristo. Ungido o Senhor. ”




Com essa atitude ela estava dizendo: eu não vou casar mais, casei com o Senhor, minha vida daqui para a frente está inteiramente consagrada a ti, serei totalmente sua, Como Samuel, ti servirei para o resto da minha vida...) Não precisamos repetir esse ato, mas hoje devemos quebrar nosso ego nosso orgulho e nosso coração e nos entregarmos a Deus.

Já o alabastro é uma variedade do gesso, e era muito usado para fazer pequenos vasos. O vaso de alabastro era pequeno, com cerca de 14 cm de altura. Seu corpo era redondo, e ia afinando até o gargalo. Possuía uma pequena alça para que pudesse ser carregado preso ao cinto. Ele era selado (ou tampado) no gargalo para que o bálsamo não se perdesse e também para que o perfume fosse preservado. Desta forma, para usar o bálsamo, a pessoa tinha que quebrar o vaso.

Essa reflexão nos leva a imaginarmos como o vaso de alabastro. Todos nós temos esse bálsamo dentro de nós. Somos o suave perfume de Cristo. 2 Co 2.15. Que precisa ser compartilhado. Não podemos escondê-lo, precisamos deixar que o vaso seja quebrado, para que o bálsamo seja derramado. Só assim, todos sentirão o seu suave perfume. Não devemos lamentar quando você for quebrado. Não lamente pela quebra do velho vaso, ou seja, não devemos reclamar diante das tribulações.  Preste atenção ao perfume que o Senhor está derramando em sua vida e através dela.


Permita que o teu vaso seja quebrado nesse momento. Nunca faremos nada se o vaso não for quebrado, a igreja precisa ser quebrada para deixarmos de lado todo tipo de carnalidade.



três lições espirituais sobre o vaso de alabastro.

  •  Ela ofereceu tudo e o melhor que tinha.

  
Ela não foi buscar prosperidade, cura, fazer uma barganha com Jesus, ela estava ali para oferecer, ela levou o seu sacrifício. O que estamos levando para ser apresentado ao Senhor. “Para haver o adorado tem que haver adorador”.

O que estamos oferecendo a Deus é o melhor?
Veja a resposta do rei Davi sobre esse quesito "Não oferecerei a Deus sacrifícios que não me custem nada" - 2Sm. 24:24.


  •  Para uma perfeita adoração é preciso quebrar o vaso...


O vaso de alabastro, assim como o nardo o perfume, tinha um altíssimo valor.
O simbolismo do vaso de alabastro aponta para a necessidade de quebrar o coração diante do Deus Vivo. Salmos 51.17b – “a um coração quebrantado e contrito não desprezarás.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade. ” (Jo 4.23,24).

Adoração para o servo de Deus é um estilo de vida.
Tudo o que fazermos deve ser para glorificar a Deus; O andar, o vestir, o comer, o falar, o pensar, o agir… Até a morte (João 21:19).

  •  Nossa adoração não é um desperdício


Muitas vezes somos criticados e até mal-entendido por algumas ações que temos e valorizamos na obra do Senhor.
Esta mulher ela foi criticada por sua ação...

Marcos 14.3-7 -Para que se fez este desperdício de unguento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, para que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes”.




Nada que é gasto para o reino de Deus é desperdício, Adorar a Deus nunca é desperdício. Seu louvor, seu sacrifício, seu tempo dedicado na obra nada é desperdício.


 Mestrekamel

12 comentários:

  1. Muito bom gostei muito Glória a Deus

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por esta preciosa leitura! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigado pela leitura e comentários... um forte abraço.

      Excluir
    2. Hj 05/01/2021...me pego lendo Lucas 7:37 e me levou a curiosidade do frasco feito de alabastro como era esse frasco e me trouxe aqui nesta reflexão sobre o assunto e eu quero preciso ser esse frasco e poder derramar o meu perfume( minhas lágrima, minha adoração aos pês do meu amado).

      Excluir
  4. Essa reflexão muito edificou minha vida...

    ResponderExcluir
  5. HOJE IREI DERREMAR MEU BALSAMO . OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. Amei,mas um grande conhecimento bem explicado,com um conteúdo de excelência, Parabéns

    ResponderExcluir