segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A Vara de Amendoeira



Texto base: Jr. 1: 11-12

“ E a palavra do Senhor veio a mim: "O que você vê, Jeremias?" Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. O Senhor me disse: "Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra".

A amendoeira tem flores de um branco-rosado, ficando completamente florida na Palestina em janeiro, e seus frutos aparecem em março ou abril. A amendoeira é a primeira árvore a florescer no final do inverno e isto indica que a mudança de estação está chegando. É como se ela vigiasse a chegada da primavera.

O nome hebraico para amendoeira é “shoked” que significa vigilante. Portanto, Deus usa de uma linguagem simbólica para demonstrar suas características, que é a fidelidade, o fato de agir no tempo certo, nunca estar atrasado.

Há um difícil problema aqui, que é saber: O que a "vara de amendoeira" tem a ver com a "Palavra" que o Senhor está velando para cumprir?

Vamos à gramática:

   Como sabemos, não podemos considerar esse texto fora do seu contexto, senão o entendimento fica superficial, e somente iremos entender o que Deus falou e não o que Ele quis dizer.
   O detalhe aqui é sabermos até onde vai o contexto, que nesta passagem vai dos versículos 1 ao 12, porque a partir do versículo 13 começa uma nova visão:

Veja:
"1. Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
2. Ao qual veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
3. E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
4. Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5. Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
7. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
8. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
10. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
11. Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
12. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." Jr 1-12

    O versículo 11, está ligado aos versículos anteriores pelo advérbio "Ainda", dando a entender que essa visão é uma continuação das palavras do Senhor nos versículos anteriores.

Passemos a exegese:

   A amendoeira é uma planta que naquela região, floresce muito cedo e dá os frutos ainda muito pequena.

   Quando o Senhor mostrou uma vara de amendoeira para o profeta, Ele estava dando uma palavra de ânimo para Jeremias, pois, o profeta estava numa crise de inferioridade pois ele dizia: "...porque ainda sou um menino."v 6.

   E Deus tinha acabado de falar que ele seria um profeta para as nações. É como se Deus estivesse mostrando para seu servo que assim como Ele faz a amendoeira, que dá seus frutos bem cedo, Ele também fará ao seu profeta, que começará a profetizar para as nações bem cedo, cumprindo assim a sua Palavra.

Tem outras verdades relevantes neste texto. Se a amendoeira espera a parte final do inverno para começar a brotar indicando a chegada da primavera, Deus também espera o tempo adequado para cumprir suas promessas iniciando um novo tempo em nossas vidas. Portanto, é evidente que Deus trabalha com três elementos: tempo, promessa e fidelidade.



Ele estabelece tempos na trajetória de nossas vidas para cumprir aquelas coisas que destinou a nós. Quando Ele age assim, o atributo de sua personalidade que fica mais transparente é a fidelidade.

Outro fato interessante é que Deus usa uma linguagem profética simbólica, ou seja, Ele usa um símbolo (a vara de amendoeira) para deixar uma mensagem clara para o profeta: Eu cumpro o que prometo! Eu sou fiel! Eu estou atento as mudanças de tempos e estações! Eu estou pronto para agir no tempo que Eu determinei!

Deus não dorme, é vigilante e cumpre sua palavra! E também se Deus é vigilante como a amendoeira, nós também devemos ser vigilantes como Ele. Devemos vigiar nossas atitudes, vigiar contra o pecado, vigiar o que falamos e vigiar para não cairmos nas armadilhas do inimigo.

Há outra mensagem fortíssima nesta passagem: a palavra de Deus irá se cumprir, quer os adversários de Deus e de Jeremias queiram, quer não. Portanto, o profeta não deveria se intimidar com o fato de se sentir inadequado para a missão que recebeu. Quem iria realizar a obra era Deus! Quem iria guardar o profeta era Deus! Quem iria cumprir totalmente aquilo que havia dito era Deus!

Finalmente, a mensagem que ecoa deste trecho das Escrituras é: não tenha medo de fazer a obra de Deus, pois nosso trabalho não será vão. Ele está conosco, Ele não vai falhar e vai nos guardar para chegarmos a salvo em seu Reino Celestial! Aleluia! Maranata! Ora vem Senhor Jesus!



56 comentários:

  1. Glória a Deus palavra poderosa me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus toda hora e glória.....

    ResponderExcluir
  3. Aleluias!!
    Que mensagem! Ele cumpre, Ele vela para que se cumpra, não o que eu e vc queremos, mas o que Ele promete!
    Gloria Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do senhor! amado irmão obrigado fico feliz por saber que tenhas gostado...um forte abraço.

      Excluir
  4. Glória a Deus! Gostei muito da explicação! Que O Senhor Jesus continue abençoando vossa vida!

    ResponderExcluir
  5. Texto muito abençoado!
    Me trouxe muito esclarecimento.
    Este prefácio de Jeremias foi me dado por visão e eu sempre busquei entender, porque DEUS me dá mensagens, que eu falo com o máximo de zelo e coerência, todas as vezes que falo na congregação, é como se tivesse pregando heresia.
    Que DEUS te abençoe e continue te usando na explanação de SUA palavra.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa mensagem Que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela explicação,me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura e comentário, fico feliz em poder contribuir para seu crescimento espiritual...um forte abraço!

      Excluir
  8. Respostas
    1. A PAZ DO SENHOR SEJA CONTIGO E FAMILIA....FICO FELIZ QUE ESTE TEXTO TENHA ABENÇOADO A TUA VIDA...UM FORTE ABRAÇO, PEÇO QUE ORE PARA QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO MINHA MENTE PARA QUE POSSA CONTINUAR A SER USADO POR ELE PARA LEVAR CONHECIMENTO E ESPERANÇAS AOS SEUS ESCOLHIDOS.

      Excluir
    2. ] DEUS VAI TE USAR NESSA TERRA MAS E MAS ABENÇOADO

      Excluir
  9. Muito esclarecedor! a explicação mais coerente que eu encontrei sobre Jr 1: 11-12 que Deus continue te dando sabedoria para essé tipo de tarefa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS seja louvado! toda honra e glória ao SENHOR JESUS...FICO FELIZ EM PODER AJUDAR NA COMPREENSÃO DO TEXTO....

      Excluir
  10. Assim como Arão foi sacerdote dos israelitas, Jeremias seria profeta dos gentios. São suas profecias como a vara de Arão dando autoridade ao profeta, autenticando as profecias que se cumpririam em nosso favor, nós, os gentios; Cumpriu nos dias de Jesus e consumou nos dias de Paulo, benjamita, apóstolo e doutor dos gentios.

    ResponderExcluir
  11. Linda palavra ela nos faz refletir sobre a fidelidade de Deus e a sertaza de que as suas promessas se cumpriram nas nossas vidas nos trás nos acrescenta fé e alegria nosso coração de que não importa o tempo ele e fiel e devemos permanece fiel a ele aja o que ouver porque ele vela pela sua palavra .amem

    ResponderExcluir
  12. Palavra incrível. Sendo muito edificada por essa mensagem. Louvado seja o Deus fiel. Amei demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! sua leitura e comentário é muito importante para me incentivar a continuar com este trabalho.

      Excluir
  13. Glóriaaas a Deus!
    Estudo maravilhoso
    Inspiração vinda do céu.

    ResponderExcluir
  14. Deus é fiel em todos os tempos, e sua fidelidade durará para sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amado irmão pela leitura e comentário...um forte abraço!

      Excluir
  15. Muito bom a claridade exata do contexto, mil Glória pra Jesus.

    ResponderExcluir
  16. A paz do senhor! Deus colocou essa msg no meu coração, e eu não havia entendido, depois desse estudo,ficou mas fácil eu compreender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber este estudo foi esclarecedor para vc amado irmão.

      Excluir
  17. Parabéns meu irmão que Deus continue te usando nesta terra!

    ResponderExcluir
  18. Esclarecedor...
    Muito edificante essa palavra..
    Principalmente sobre a amendoeira...
    Yahu é cumpridor e zeloso pela sua palavra e a cumpre no tempo certo e determinado...
    Que Yahu continue abençoando e dando discernimento da palavra ao irmão..

    ResponderExcluir
  19. Paz do senhor que mensagem como aprendi com essa palavra

    ResponderExcluir
  20. Glória a Deus.
    Mensagem edificante que revela o plano dele para os dias atuais...

    ResponderExcluir
  21. Benção de Deus. Ele é tremendo! Sempre serás tremendo. Nos ensina a todo tempo!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela mensagem de Deus. Obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  23. Que belo trabalho meu irmão. Deus te abençoe e que o Espírito Santo te dê novas revelações a cada dia.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom, me ajudou nos estudos e compreensão da passagem, Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito foi esclarecido miotas coisas q eu ñ emtemdia q Deus abençoe sua vida meu amado irmão

    ResponderExcluir
  26. Que preciosidade o falar de Deus com o homem.
    Obrigada pelo o texto! Me ajudou muito. Deus abençoe 🤍

    ResponderExcluir
  27. Ótima explanação! Deus me esclareceu pelo seu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO toda honra e glória ao Senhor Jesus...fico feliz por sua leitura e comentário....um forte abraço!

      Excluir
  28. Gostei muito deste ensino,caio como água Cristalina, na minha mente, muito obrigado,Apaz de Cristo....

    ResponderExcluir
  29. Grata a Deus pela explicação
    Que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  30. E uma palavra forte que Deus fala e rapidamente cumpri Deus é fiel

    ResponderExcluir
  31. Glória a Deus por esse blog, estou impactada com a voz do Espírito Santo emcada palavra escrita.Perfeito parabéns e continue , estarei sempre por aqui, já salvei como favorito.Glora a Deus, que vc continue a nós ajudar

    ResponderExcluir