segunda-feira, 27 de abril de 2015

SABES O O SIGNIFICADO DE ORAÇÃO?


SABES O O SIGNIFICADO DE ORAÇÃO?



INTRODUÇÃO                                                                                                                 
Com este estudo a respeito da “oração, o diálogo da alma com Deus”; Vamos conhecer melhor o significado de oração, e ver como esta a nossa vida de oração diante do Senhor. Pois a oração é o meio de comunicação do homem com o seu criador. É através da oração que o crente adora a Deus e recebe dele a orientação para andarmos na sua presença.
I. O QUE É A ORAÇÃO
Definição de oração
No Hebraico Bíblico e moderno encontramos os seguintes termos:
????? (pãlal) este verbo traz o sentido de: “orar, interferir, mediar, julgar”. Esta palavra ocorre 84 vezes no Antigo testamento hebraico.
E ainda o substantivo ??? (tephillãh), “oração”. Esta palavra, que aparece 77 vezes no hebraico bíblico, é a palavra hebraica mais usada para designar “oração”. Ocorre primeiramente em 1Rs 8.28; Is 56.7.
Nas paginas do Novo Testamento encontramos muitas vezes referencias a oração, orar e outros termos que estão ligados ao assunto. No Novo Testamento Grego encontramos o verbo ??????? (euchomai), “orara a Deus”, é usado com este significado em (2Co 13.7) “rogo”; (2Co 13.9) “desejamos”; (Tg 5.16; 3Jo 2). Ás vezes os verbos “prover” (At 26.29), “desejar” (At 27.29), “poder desejar” (Rm 9.3), indicam que a oração está envolvida.
E ainda o verbo ??? (proseuchomai), “orar” sempre é usado acerca da “oração” feita a Deus, e é a palavra mais freqüente a este respeito, sobretudo nos Evangelhos Sinóticos e em Atos, uma vez em Romanos (Rm 8.26); em Efésios (Ef 6.18); em Filipenses (Fl 1.9); em 1Timótio (1Tm 2.8); em Hebreus (Hb 13.18); em Judas (Jd 20). Quanto à injunção em (1Ts 5.17).
Encontramos também o substantivo ??? (proseuche), denota “oração” a Deus, o termo mais freqüente, ocorre em (Mt 21.22; Lc 6.12); no caso acusativo “oração a Deus”.
Há ainda muitos outros termos gregos, usados no Novo Testamento que se refere à oração nos diversos aspectos; porem fizemos menção somente destes acima, para que o estudante tenha um pouco mais de conhecimento do assunto.
 Analisando ainda o termo “oração”, entendemos que traz o significado de: Uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público. Inclui confissão (Sl 51), adoração (Sl 95.6-9; Ap 11.17), comunhão (Sl 103.1-8), gratidão (1Tm 2.1), petição pessoal (2Co 12.8) e intercessão pelos outros (Rm 10.1). Para ser atendida, a oração requer purificação (Sl 66.18), fé (Hb 11.6), vida em união com Cristo (Jo 15.7), submissão à vontade de Deus (1Jo 5.14-15; Mc 14.32-36), direção do Espírito Santo (Jd 20), espírito de perdão (Mt 6.12) e relacionamento correto com as pessoas (1Pe 3.7).
II. OBJETIVO DA ORAÇÃO
Adoração.
O objetivo principal da “oração” é “adoração”. (Sl 95.6-9; Ap 11.17), são numerosas as referencias bíblicas que mostram os homens e mulheres que cultivavam a vida de adoração a Deus por meio da “oração”, eles sabiam o real significado da “adoração”. Vejamos:
“Adoração” é:_Culto, honra, reverência e homenagem prestados a poderes superiores, sejam seres humanos, anjos ou Deus (Sl 96.9). Na Bíblia há quatro etapas de desenvolvimento da adoração a Deus.
1) Os patriarcas adoravam construindo altares e oferecendo sacrifícios (Gn 12.7-8; 13.4).
2) Em seguida veio a adoração no tabernáculo e no Templo, com um sistema completo de sacrifícios.
3) A adoração nas sinagogas começou durante o cativeiro.

4) Da adoração cristã fazem parte pregação (At 20.7), leitura das Escrituras (1Tm 4.13), oração (1Tm 2.8), louvor (Ef 5.19) e ofertas (1Co 16.1-2), além de batismos (At 2.37-41) e da ceia do Senhor (1Co 11.23-29).

17 comentários:

  1. Oração : oral significa ; qe não é qe não está escrito ; mais sim dito , realizado , ol espresso de viva voz.
    Ação ; que significa , disposição para agir , atitude movimento
    Então oração nada mais é qe ter atitude de falar com.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Adoração” é:_Culto, honra, reverência e homenagem prestados a poderes superiores, sejam seres humanos, anjos ou Deus (Sl 96.9). Na Bíblia há quatro etapas de desenvolvimento da adoração a Deus. adoração a anjos ?Mateus 4 vers. 10 AO SENHOR TEU DEUS ADORARAS E SO A ELE DARAS CULTO .

      Excluir
  2. Obrigado queridos irmãos pela leitura e comentários....toda honra e glória ao senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  3. Ajudou me bastante. Deus guarde sua alma irmao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido irmão fico feliz por poder ajudar, que Deus continue te abençoando....um forte abraço.

      Excluir
  4. Muito bom !
    Me ajudou bastante, consigo compreender e passar para meus irmãos muito bem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amado irmão, fico feliz por sua leitura e comentário...um forte abraço.

      Excluir
  5. Sou Lider do Ministério de oração, me ajudou muito para iniciar uma reunião sobre oração e santificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ DO SENHOR JESUS! Toda honra e glória a Jesus, fico feliz por sua leitura e comentário, sinta-se a vontade para ler e fazer uso de todo material deste blog...amém.

      Excluir
  6. Muito bom. Poderia fazer um video nos ensinando como pronunciar as palavras em hebraico e grego..

    ResponderExcluir
  7. Gostei uma bênção esse estudo nos ajuda muito

    ResponderExcluir
  8. Muito bom louvado seja o senhor Jesus pela sua vida

    ResponderExcluir
  9. A paz de Cristo. Gostaria de saber sobre as fontes das palavras em hebraico antigo que foram usadas nas explicações. Obrigado Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Bom ,muito válido etmológicamente.

    ResponderExcluir