quinta-feira, 7 de junho de 2018

QUANDO A PALAVRA DE DEUS ESTÁ PERDIDA DENTRO DA CASA DO SENHOR – II Cr 34.14-15 –


QUANDO A PALAVRA DE DEUS ESTÁ PERDIDA DENTRO DA CASA DO SENHOR – II Cr 34.14-15 –

Amados que a paz  do Senhor Jesus seja com todos!... Que importância estamos dando a Palavra de Deus em sua casa e em nossas vidas? Já prestaram atenção em quantas coisas temos colocado nos cultos antes da MENSAGEM PRINCIPAL (PALAVRA DE DEUS); danças, peças , testemunhos, etc...não estou sendo radical acredito que estas coisas podem fazer parte do culto; desde de que não reduza o tempo para a mensagem de DEUS!... Dura palavra de advertência os Espirito Santo de Deus nos traz à luz das escrituras; primeiro para entendermos o perigo da ausência da palavra de DEUS na vida da Igreja faz-se necessário definir o que é a palavra de DEUS!



A Palavra de Deus penetra no mais profundo do coração humano: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4.12)

A Palavra de Deus é perfeita para transmitir os mais importantes ensinos para a vida humana: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Tm 3.16-17)


A Palavra de Deus é que contém o ensino sobre a vida eterna, que está em Jesus Cristo: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (Jesus).” (João 5.39 – Acréscimo meu).

A Palavra de Deus, quando não conhecida pelo homem, traz pecados à sua vida: “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt 22.29)

A Palavra de Deus se cumprirá plenamente e completamente: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19)


Por tudo isso descrito acima, e por muito mais que a Palavra de Deus é, devemos tratá-la com mais respeito, com mais carinho, com mais temor e, como diz a Palavra de Deus sobre a Palavra de Deus:
“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.” (Hb 2.1)


O Livro da Lei era, mais especificamente, o livro de Deuteronômio. A pena destas maldições (Dt 28) era frequentemente citada para chamar Israel de volta à adoração a Jeová. Provavelmente foi a leitura de Dt 28 que alarmou o rei Josias e resultou em suas grandes reformas. •No período em que o povo de Israel perdera completamente o contato com a Palavra do Senhor, ocorreram os pecados mais grosseiros – II Cr 33.3, 22. (2) –

QUANDO A PALAVRA DE DEUS SE TORNA ESCASSA


 I Sm 3.1 – A expressão “de muita valia” possui o sentido de “raridade”. A ideia é que, nos dias do profeta Samuel, a Palavra de Deus não era muito popular entre o povo. As consequências da ausência da Palavra do Senhor são vistas no estado de anarquia que as tribos de Israel se encontravam. Eli já não exercia influencia nem mesmo sobre a sua família – I Sm 3.13 .

QUANDO A PALAVRA DE DEUS É DESPREZADA

  Jr 35.1-19 – A história dos recabitas causa impacto pelo zelo demonstrado por esta família. Deus a tomou como modelo para confrontar a desobediência do Seu povo. • Ao contrário dos recabitas, eles não valorizavam a Palavra de Deus. Os recabitas eram um modelo de obediência, pois, tendo recebido uma ordem apenas humana, obedeceram; os judeus, ao contrário, mesmo recebendo um mandamento divino, não obedeceram!

• Fazendo-se uma análise entre a primeira e segunda parte do capítulo 28 de Deuteronômio, observamos um enorme contraste: (A) – Na primeira metade, encontramos o caminho para as bênçãos; na segunda, nos deparamos com a maldição como o inverso de tudo isso; (B) – Na primeira parte, as bênçãos são prometidas; na segunda, são retiradas; (C) – Na primeira parte, as bênçãos são acrescentadas; na segunda, são subtraídas. Todas as maldições são acrescidas àquelas já enumeradas no capítulo 27. A razão que é dada na Bíblia para justificar a perda da bênção é a desobediência à Palavra de Deus. Por isso: (1) – TENHAMOS CUIDADO COM OS PECADOS DE NATUREZA ESPIRITUAL – Dt 27.15 – A idolatria é colocar qualquer coisa ou pessoa em lugar de Deus. A maldição, vez por outra, alcançava o povo de Deus no Antigo Pacto porque o Senhor era preterido em Seu culto. O texto destaca que esse ídolo, quando adorado, ficava no lugar oculto. Os ídolos gostam de ficar em lugares secretos, no recôndito do coração.





MESTREKAMEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário