domingo, 3 de junho de 2018

O SEGREDO PARA SER FELIZ NO CASAMENTO





O SEGREDO PARA  SER FELIZ NO CASAMENTO

TEXTO:  Gn 2:24 e 15 -17

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

QUAL A VISÃO DE DEUS PARA O CASAMENTO


1. O casamento deve ser visto como uma união sobrenatural!!




Sendo assim, está muito além de sentimentos que entrelaçam a relação matrimonial de um casal, ou seja, se não tiver Deus como fonte de amor está sujeito ao fracasso...







2. É indissolúvel  

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separa. Mateus 19:6

Em Efésios 5:25-44 lemos: “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30 pois somos membros do seu corpo. 31 “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” 32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.”
Paulo dedica duas vezes mais palavras para dizer aos maridos amar as suas esposas do que ele diz as esposas para submeter-se a seus maridos. Então, como deve um homem amar sua esposa? 


Ele deve estar disposto a sacrificar tudo por ela.
Ele deve fazer o seu bem-estar de importância primordial.
Ele deve cuidar dela como ele cuida de seu próprio corpo.
 Nenhuma esposa precisa temer submeter-se a um homem que a trata dessa maneira.

 A submissão conjugal tem por objetivo que a união de marido e mulher funde duas pessoas, de tal forma que pouco pode afetar um sem também afetar o outro. Unidade no casamento não significa perder a sua personalidade na personalidade do outro. Em vez disso, significa cuidar de seu cônjuge como você cuidar de si mesmo, aprender a antecipar as necessidades dele ou dela, ajudando a outra pessoa se tornar tudo o que ele ou ela pode ser.

AME A SUA ESCOLHA

Assim deve o marido amar a sua própria mulher, como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito(NVI) (ver Efésios 5.28-31,33)

Uma esposa virtuosa merece a estima de seu marido (Pv 31.25; 11.16; 1Pe 3.7).

“…se une à sua mulher…” (Gn 2. 24) Aqui temos a aliança. Unir-se é fazer uma aliança. É contrair uma responsabilidade mútua e arcar com todos os aspectos dessa união. Não é uma brincadeira, uma curtição, mas algo sério. O casal, perante toda a sociedade e perante Deus, se une em um compromisso de casamento. Já não são reconhecidos como solteiros, mas como casados.1


Unir - a palavra hebraica traduzida como "unir-se" refere-se a (1) perseguir outra pessoa firmemente e (2) colar-se ou prender-se a algo/alguém. Assim, um homem deve perseguir firmemente a sua esposa depois de se casarem (o namoro não deve terminar com os votos de casamento) e deve "estar preso a ela como cola." Esta união indica tal proximidade que não deve haver nenhuma outra relação mais próxima do que entre os dois cônjuges, nem mesmo com qualquer velho amigo ou pai e mãe.2

E, enfim: “…tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2. 24) Observe que o “tornar-se uma só carne” é derivado do “deixar os pais” e “unir-se”. É uma sequencia de muita responsabilidade. É a vontade de Deus para a vida dos casais. Nesse sentido essa expressão não mostra apenas o ato sexual que agora o casal pode desfrutar totalmente debaixo da aprovação de Deus, mas muito mais.
Antes eram DOIS. Agora são UM casal, estão juntos, unidos. Ser uma só carne, então, envolve todas as expressões que derivam do exercício do amor e da vontade de Deus dentro do casamento. Por exemplo: Ser uma só carne é priorizar o parceiro, é cuidar dele, é amá-lo, é respeitá-lo, é conhecer suas necessidades, é auxiliá-lo, é ser fiel, é ser solidário, é desfrutar a vida sexual, etc…


Se “ser uma só carne” apontasse apenas para o ato sexual (como alguns pensam), casais que, por algum motivo, fossem privados de sua vida sexual, teriam sua relação “uma só carne” rompida. O amor é o vínculo que une DOIS em UMA só carne. E o amor vai muito além do ato sexual.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1Co 13. 4-7 – NVI)

Esse é o significado real da expressão “tornaram-se os dois uma só carne”.1

...e que Deus abençoe a todos os Casais!



MESTREKAMEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário