sexta-feira, 9 de junho de 2017

PROFECIAS X PROFETADAS

PROFECIAS X PROFETADAS

            Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. Jeremias 23:32.


                Profecia, profecia é um dos dons como lemos na palavra de Deus que diz: Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. (1 Coríntios 14.1). Qual o seu verdadeiro significado, Profeta | s. m. | adj. 2 g. s. 2 g. pro·fe·ta |é| (latim propheta ou prophete, -ae, sacerdote, profeta) Substantivo masculino 1. [Religião] Aquele que prediz o futuro por inspiração divina. 2. [Religião] Título que os muçulmanos dão a Maomé. 3. Pessoa que faz previsões em relação ao futuro. 4. Adivinho vidente. 5. [Entomologia] O mesmo que louva-a-deus. Adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros 6. [Informal] Natural ou habitante do Porto Santo. = PORTO-SANTENSE Feminino: profetisa. No século que vivemos vemos que a profecia ou mesmo o profeta vem perdendo o seu verdadeiro objetivo que é o de falar aquilo que o Senhor manda nada mais do que isso, assim como aconteceu nos dias de Jeremias hoje não é diferente, encontramos pessoas que se dizem esta falando o que Deus manda, mas que na verdade estão falando de barriga cheia, assim como Hananias que se diz profeta falando algo só para agradar os seus ouvintes e isso aconteceu no velho testamento, será que também acontece em nossos dias? Na verdade o profeta é chamado assim como Jeremias não para satisfazer à vontade dos outros e muito menos a sua mais sim a vontade de Deus. Quando o Senhor comissionou Jeremias disse a seguinte palavra Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. Pois o que profetiza fala de Deus aos homens. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. (1 Coríntios 14.3), São poucos os profetas que temos como Jeremias e estamos cheios de profetas como o infeliz Hananias que recebeu uma advertência duríssima do Senhor através de Jeremias e mesmo assim esse servo em nem um momento desrespeitou o servo de Deus chamado Hananias, essa é a verdadeira atitude de um servo mediante situações de extremo domínio próprio, veja a resposta de Jeremias a Hananias. Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o SENHOR; confirme o SENHOR as tuas palavras, que profetizaste, e torne ele a trazer os utensílios da casa do SENHOR, e todos os do cativeiro de babilônia a este lugar. (Jeremias 28.6). Vejamos o que aconteceu com a pessoa que se dizia profeta e fala coisas que o próprio de Deus não autorizou que ele falasse. Mas veio a palavra do Senhor a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, quebrou o jugo de sobre o pescoço de Jeremias, o profeta, dizendo: Vai, e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o Senhor: Jugos de madeira quebraste, mas em vez deles farás jugos de ferro. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei de babilônia, e servi-lo-ão, e até os animais do campo lhe dei. E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Portanto, assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o Senhor. E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês. (Jeremias 28.12-17). VOCÊ que se denomina profeta cuidado para não fazer como Hananias.


                (1) – Ro’eh. Substantivo que é traduzido por “vidente”, em português, indica a capacidade especial e espiritual de prever o futuro. O título sugere que o profeta não era enganado pela aparência das coisas, mas que as via conforme realmente eram - da perspectiva do próprio Deus. Como vidente, o profeta recebia sonhos, visões e revelações da parte de Deus, que o capacitava a transmitir suas realidades ao povo.

                (2) – Nãbi. (a) Esta é a principal palavra hebraica para “profeta”, e ocorre 316 vezes no AT. Nãbi’im é sua forma plural. Embora a origem da palavra não seja clara, o significado do verbo hebraico “profetizar” é: “emitir palavras abundantemente da parte de Deus, por meio do Espírito Santo” (Gesenius, Hebrew Lexicon). Sendo assim, o nãbi era o porta-voz que emitia palavras sob o poder impulsionador do Espírito de Deus. A palavra grega prophetes, da qual se deriva a palavra “profeta” em português, significa “aquele que fala em lugar de outrem”. Os profetas falavam, em lugar de Deus, ao povo do concerto, baseados naquilo que ouviam, viam e recebiam da parte dEle. (b) No AT, o profeta era também conhecido como “homem de Deus” (2 Reis 4.21), “servo de Deus” (Is 20.3; Dn 6.20), homem que tem o Espírito de Deus sobre si (Is 61.1-3), atalaia (Ez 3.17) e mensageiro do Senhor (Ag 1.13).


                Quando chegamos ao NT. Vemos o Senhor Jesus falar de forma bem clara que a Lei e os profetas duraram até João Batista, fazendo assim a transição da Lei para a dispensação da graça. Sendo assim, encontramos em João Batista o último profeta da dispensação da Lei.

                Como crente pentecostal que sou (e respeito aos que pensam de forma diferente) creio que as profecias não cessaram com o último profeta da dispensação da Lei nem ficaram restritas aos tempos apostólicos. Senão, vejamos:

. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo. Atos 21:10;

. Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 1 Coríntios 14:37;

. Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. Atos 15:32;

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:11.

                Creio perfeitamente que na era neotestamentária conforme ensinou o apóstolo Paulo aos Coríntios (cap. 12 e 14) o Espírito Santo continua usando homens e mulheres como profetas (na dispensação da graça, não da Lei) através do “Dom Espiritual de Profecia” (E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 1 Coríntios 12:10). Tenho muito respeito por aqueles que advogam em favor da cessação dos dons espirituais nos tempos apostólicos, mas infelizmente tenho que discordar deles, pois a Bíblia em parte alguma fala que estes dons, ou capacitações sobrenaturais sejam algo restrito ao período apostólico. Pelo contrário, o que Pedro disse bem claro aos judeus no dia de Pentecostes, que questionavam o milagre na descida do Espírito Santo foi: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Atos 2:39”.

Fique esperto!!!

                Mas uma coisa que tem me chamado a atenção no meio evangélico “pentecostal” (do qual faço parte) são as “profetadas” proferidas por alguns que sem temor de Deus teimam em falar em Nome do Senhor, sendo que não foram enviados por Ele para falar. É cada coisa absurda que ouvimos a cada dia. Relatos de pessoas que tiveram até suas vidas matrimoniais destruídas porque deram ouvidos as palavras de pessoas inescrupulosas que dizem falar em nome de Deus.

                É necessário e urgente que o povo de Deus aprenda a discernir pelo exame da palavra quando um profeta está ou não falando em nome Do Senhor. Pois muitos levados pelo fanatismo e falta de conhecimento bíblico, não julgam as profecias e ficam a mercê de pessoas sem temor de Deus. Nestes poucos anos (35 de fé) que sirvo a Deus já ouvi cada coisa de arrepiar o cabelo da cabeça. Isso sem falar que existem aqueles que deixam suas congregações para ficar correndo de um lado para outro atrás desses “profetas”.




                Mas a pergunta é: Como saber se um profeta está realmente falando em nome de Deus ou não? É possível saber? Lógico que é, senão o apóstolo Paulo nãos nos diria par examinar “tudo e reter o que é bom”. Seguem algumas instruções para discernir as profecias e desmascarar alguns desses falsos profetas.


                1. A profecia deve estar de acordo com a revelação bíblica – Toda vez que você ouvir uma profecia compare-a com Bíblia e veja se está de acordo com o diz o texto sagrado. Nenhuma profecia contemporânea pode acrescentar ou contrariar o que está revelado na Bíblia, pois o Espírito Santo jamais se contradiz.

                2. Teste do cumprimento – Em segundo lugar devemos analisar o cumprimento desta profecia (sendo esta de caráter preditivo). Se a profecia se cumprir temos um indício de que pode ser de Deus.

                3. O teste da conformidade com a doutrina dos apóstolos – Deve também à profecia estar de acordo com a doutrina dos apóstolos, caso contrário deve ser rejeitada.


                Nunca se deixe enganar por pessoas que dizem “Assim diz o SENHOR”. Julgue a profecia pela Bíblia, a profecia por excelência, e seja abençoado em nome de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário