quinta-feira, 15 de junho de 2017

LEVANTAI VOSSOS OLHOS


Levantai os Vossos Olhos e Vede os Campos que Já Estão Brancos Para a Ceifa
Jo. 04.35.

                Observamos que por traz desta passagem bíblica, há um momento atípico que os discípulos enfrentavam. O desvio da visão ministerial. O capítulo 04 de João registra a conquista de muitas almas em Samaria. Um grande avivamento já iniciara em Samaria, e os discípulos preocupados com outra situação (VISÃO EQUIVOCADA).

                Jesus precisava se alimentar, e é louvável a atitude deles em comprar a comida, de acordo com o versículo 08. Mas, o foco de Jesus agora se tornara em outro. Por duas vezes e eles insistiram para que o Mestre comesse daquela comida que eles empreenderam esforço para buscá-la, versículos 31 e 33. Trouxeram a comida, entretanto, Jesus, não a comeu. O foco agora era outro. A urgência pela salvação de algum dos samaritanos era urgente. A busca por comida, já estava em segundo plano.
                Existem algumas lições por traz deste versículo. Para onde eles haviam postos os olhos? Para onde eles estavam olhando? Porque estavam olhando?




Para onde você tem olhado? Onde está empreendendo teu esforço?

                Devido à necessidade momentânea, neste caso específico, a comida, baixaram a guarda. Agora estavam olhavam para baixo.

                O sucesso de Abraão, em seu sacrifício, foi porque levantou ele os olhos e viu um cordeiro já amarrado, Gn 22.13. A bíblia diz que Rebeca levantou os seus olhos e viu a Isaque e desceu do camelo, Gn. 24. 64. Na profecia de Isaías, Deus fala: Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado. Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e publicarão os louvores do Senhor. Is. 60. 04-06.

Quando levantamos os nossos olhos vemos as oportunidades que são colocadas diante de nós.

O cordeiro já estava amarrado, Isaque estava na frente de Rebeca, e os povos vindo trazer o melhor da terra para Israel. E o que eles precisavam? Levantar os olhos.

                Jesus estava dizendo aos discípulos que o momento era de suprema importância. E era a hora. Não poderiam deixar de escapar a oportunidade. As portas estavam abertas. Ele já havia dado a largada. A largada já fora dada.



I – Os discípulos estavam esperando a oportunidade na qual já estavam inseridos.

                Uma, ou outra vez, me questionam: porque me parece estar trancada as bênçãos de Deus para a minha vida? Porque parece que meu ministério está trancado, apesar, de ter as portas abertas na minha igreja? Sinto que me falta algo. A minha resposta é esta? Onde tens colocado a tua visão?

                Esta tem sido a situação de muitas pessoas conquistadas por Jesus, e sabem que são chamadas, entretanto, põe a visão em outras atividades. Já estão inseridas na obra de Deus, mas permanecem trabalhando em outras atividades, e a oportunidade está passando. Os discípulos não estavam parados, eles foram comprar a comida, e como não havia restaurantes, acredito que até cozinharam-na.

Desviaram-se do verdadeiro propósito.

                O desvio da visão causa intranquilidade, inquietude, e nos faz apenas esperar. Esperar e esperar.

                Há pessoas que tem promessas, tem unção, chamada e ministério, mas dizem: preciso falar melhor, preciso esperar para ter uma voz mais afinada, buscar mais especialização. Mas até quando vais esperar?

                Uma pessoa com a visão missionária compreende do que escrevi nestas três últimas frases. Jesus disse no passado: os campos já estão brancos! Ele continua dizendo que já estão brancos, esperando a tua decisão de levantar os olhos.

II – Porque Jesus comparou a sua obra como uma plantação?


                Porque uma lavoura exige uma gama de itens a ser observado; uma plantação, ou campo, exige todo um cuidado, e disciplina desde o preparo do terreno, até o tempo exato da ceifa. A colheita de um campo, não pode ser retardada.

                Jesus comparou a sua obra como uma plantação porque existem alguns inimigos que podem destruí-la, tais como: a lagarta, o Joio.

                Jesus comparou a sua obra como uma plantação porque exige  tempo para destruir a Lagarta que aparece sem ninguém chamar. O trigo não mata a Lagarta, mas ela destrói o trigo.

                Jesus comparou a sua obra como uma plantação porque devemos empreender o trabalho de separar e até mesmo em arrancar o Joio que cresce insistentemente sem ninguém plantá-lo, ou regá-lo.

III – Pelo que você tem empreendido esforço?



                Somente para os cultos? Somente para a honorável tarefa de defender a placa de sua igreja? Somente para os teus irmãos? Somente para os “confirmados”?

                As tuas atividades na igreja não te deixam olhar para os campos? São Cantores, que em forma de canções trazem mensagens sobre a obra missionária. São muitos os pregadores que em Congressos e Conferências Missionárias, que veem incansavelmente levantando os olhos da igreja brasileira.





Mas poucos decidem pela obra missionária.



São tantos os Temas ministrados.

Mas ainda assim poucas lideranças abrem o espaço para Missões.

Mas ainda assim poucos são os pregadores tem ousadia para mencionar missões.


                Oremos para que Deus venha dar somente mensagens missionárias aos nossos pregadores. Que o Espírito Santo continue nos inspirando os pregadores com mensagens sobre o Poder de Deus, Batismo com o Espírito Santo, Deserto Espiritual, Salvação, Dons Espirituais, mas que surjam mais mensagens sobre a Obra Missionária. Mas ainda assim poucos dedicam uma pregação acerca de missões. Não resta margem de dúvida que para Jesus isso é prioritário e nossas igrejas. Devemos fomentar e divulgar a consciência de que missões é fundamental.

                Para concluir, lhe afirmo, que você somente pisará onde conseguir enxergar. No mundo espiritual também funciona assim. Com a visão em Cristo, enxergaremos como ele vê. Tocaremos onde ele toca. Conquistaremos como ele conquista.

Eia, pois! Levantemos os nossos olhos.



Se ainda não tinha uma visão, ou havia desviado dela, hoje ela te alcançou.



Cristo não exigiu nada dos discípulos. Apenas lhes deu uma Visão.
Autor: Mestrekamel

Nenhum comentário:

Postar um comentário