segunda-feira, 29 de maio de 2017

POR QUE DIZIMAR?

Dar o dízimo ou não?


Alguém andou dizendo, por esses dias, que não é necessário darmos o dízimo à igreja, pois o mesmo era uma ordenança apenas ao povo de Israel, sob a lei. Ué, e Abrão, que ofereceu o dízimo antes da lei ser dada por Deus a Moisés (Gn 14:18-20)? Será que ele errou em dar o dízimo dos despojos da guerra?

E que dizer então do próprio Senhor Jesus, que, mostrando aos fariseus sua hipocrisia, lhes mostra que é importante dizimar sem se esquecer da justiça, da misericórdia e da fé (Mt 23:23). E isso acontece muito na igreja…

Se o dízimo tem sido usado por falsos pastores para enriquecimento material, se tem sido usado de forma ilícita, para financiar programações televisivas de péssima qualidade, entre outros, pode ficar tranquilo. Esses terão que prestar contas a Deus pela má administração dos recursos voltados à obra do Senhor (2Pe 2:3).


Dizimar é devolver ao Senhor parte daquilo que Ele nos proporciona através do trabalho, da força e saúde que nos dá para ganharmos o nosso pão. Devemos dizimar sim, contribuir com alegria, e ficarmos atentos ao emprego dos recursos em nossas igrejas.


Se não houver o dízimo, ou as ofertas, como poderão ser mantidos os projetos sociais, de evangelismo, pastores integrais que cuidam da obra do Senhor, pessoas que são mantidas com a ajuda da igreja, muitas vezes. Os primeiros cristãos não só dizimavam, como iam além, muitas vezes compartilhando tudo o que tinham com a comunidade cristã.

O dízimo não é obrigatório, mas é sim uma demonstração de submissão, fé e gratidão a Deus.
Só devemos ter sabedoria, tanto ao dar como ao administrar o dinheiro, pois o fazemos diante de Deus.



Por que eu não devo dizimar? Não dizimar é pecado?



Eu não devo dizimar se não entendo o que estou fazendo: eu não devo dizimar porque mandaram. Infelizmente diversas pessoas não conhecem o porquê de darem ou dízimo ou o fazem simplesmente pois o pastor que está ministrando pediu.

Eu não devo dizimar se estiver apenas comprando Deus: meu amado, seu dízimo não faz com que você seja mais ou menos amado por Deus, você não será mais importante para a obra dEle por causa do valor de seu dízimo. Deus não vai lhe conceder seus desejos por causa do seu dízimo. Eu não devo dizimar se achar que o dízimo é uma troca de favores.



Eu não devo dizimar se for constrangido à isso: a pressão do pastor ou o fato das outras pessoas estarem entregando os seus dízimos não devem me levar a dizimar. Eu não devo dizimar se o pastor colocar um peso sobre minhas costas. Eu não devo dizimar com medo de ser amaldiçoado caso eu não o faça.


Eu não devo dizimar entristecido: você não deve ficar triste ou preocupado por dar o dízimo. O dízimo deve ser algo leve e suave, deve ser algo que parte do coração e do entendimento correto do que está sendo feito.

Eu não devo dizimar se não tiver fé: de nada adiantará dizimar imaginando que suas contas irão atrasar ou que tudo dará errado. Dizimar é confiar em Deus e em Sua justiça, é entender que Ele é dono do ouro e da prata e que vai lhe suprir.


Eu não devo dizimar se não amar verdadeiramente a Deus: o amor não pode partir de um coração que não coloca Deus em primeiro lugar. Quando analisamos a oferta de Caim e a oferta de Abel, vemos que Deus primeiramente rejeitou a Caim, para depois rejeitar sua oferta. Primeiramente nós devemos aceitar a Deus, após isso, nosso dízimo será aceito.
Autor:Mestrekamel

Nenhum comentário:

Postar um comentário