quinta-feira, 30 de março de 2017

DEUS NÃO ABRE MÃO DE SEUS PRINCÍPIOS



                Muitos dizem ou se denominam discípulos de Cristo, mas, será que estes pelo menos entendem ou sabem o que  é discípulo?

Discípulo
(Enciclopédia Bíblica Online)
Expressão Grega: mathetes
Substantivo
Dis.cí.pu.lo: masculino singular - feminino: discípula - plural: discípulos
                Aquele que aprende, ou recebe instrução de alguém, aluno; estudante, aprendiz, seguidor de uma doutrina.

                No Novo Testamento, a palavra grega mathetes, que significa “discípulo”, é encontrada exclusivamente nos Evangelhos e no livro de Atos. Embora Paulo nunca use o termo, muitas vezes ele descreve aqueles que tinham as características de serem discípulos. Nos Evangelhos, os seguidores imediatos de Jesus são chamados de “discípulos” e incluem os doze em seu círculo mais íntimo, mais os outros setenta e dois.


                Durante o tempo de Jesus na terra, outros professores tinham discípulos, os mais notáveis eram os fariseus (Marcos 2:8 e Lucas 5:33) e João Batista (Mt 9:14). É evidente a partir da prática de João batista, que os professores de diferentes chamados sustentavam diferentes disciplinas dos seus seguidores. A maneira de João foi muito mais de caráter ascético do que o de Jesus (Mt 9:14). O ensinamento de João não só cobria a conduta e modo de vida, mas também um padrão distinto de orar (Lucas 11:1).

                 Deus em sua infinita bondade e misericórdia concede aos pecadores o privilégio de se tornarem discípulos de Jesus mediante a observação de princípios dos quais Ele não abre mão; dentre eles se destacam os seguintes:


ü  NEGAR A SI MESMO E LEVAR SUA CRUZ; MATEUS 16:24   Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.



ü  RENUNCIAR; LUCAS 14: 21 e 23  Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.



ü  PERSERVERAR; JOÃO 8:31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;


ü  FRUTIFICAR; JOÃO 15:8  Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.



Um comentário: