sábado, 4 de fevereiro de 2017

SABES O QUE É A SÍNDROME DE CAIM?


SABES O QUE É A SÍNDROME DE CAIM?

TEXTO: GÊNESIS 4:1-16

“Síndrome (do grego "syndromé", cujo significado é "reunião") é um termo bastante utilizado em Medicina e Psicologia para caracterizar o conjunto de sinais e sintomas que definem uma determinada patologia ou condição. A medicina indica que uma síndrome não deve ser classificada como uma doença, indicando que no caso de uma síndrome, os fatores que causam sinais ou sintomas nem sempre são conhecidos, o que acontece (quase sempre) no caso de uma doença.”.

O texto nos leva uma reflexão de como duas pessoas criadas num mesmo ambiente e desfrutando de afeto e atenção de modo impa podem se tornar tão diferentes...

Sendo assim, vamos através do estudo do texto sob a luz do Espírito Santo encontrar as razões para esses desvios de personalidade que deram origem a “síndrome de Caim”.

A principio quero ressaltar sete características que nortearam Caim a sua destruição.

1.  Desobediência a princípios espirituais.

4:3-4 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
1Jo 3:4  Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.






2.  Resposta carnal diante da desaprovação.

4:5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.


3.   Deixar de ser transparente (Versículos 5-7)
5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.6  E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

4.    Coração duro diante da instrução (Versículo 7 e Pv. 29.1)
7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Pv 29: 1  O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

5.    Obstinação (Versículo 8)
4: 8  E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.


6.    Encobrir o pecado (Versículo 9 e Pv. 28.13)
4:9   E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? Pv 28:13  O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

7.   Desprezo pelos irmãos (Versículo 9)
4:9   E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

 Consequências Da Síndrome De Caim

1.  Maldição pessoal – (Versículo 11)

 Gn 4:11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.

2.  Maldição familiar – (Versículos 23-24)

Gn 4:23  E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. 24  Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.

3.  Improdutividade – (Versículo 12)

Gn 4:12  Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

4.  Sentimento de incapacidade diante da vida – (Versículo 13)

Gn 4:13  Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

5.  Perda da presença de Deus e medo da morte– (Versículo 14)

Gn 4:14  Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.


UM FORTE ABRAÇO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário