terça-feira, 16 de agosto de 2016

INTROSPECÇÃO

Explicação da frase "Conhece-te a ti mesmo"

Esta frase indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é nos conhecermos a nós próprios. Se queremos conhecer o mundo à nossa volta, devemos em primeiro lugar conhecer quem nós somos. O conhecimento e conhecer a nós próprios é um processo, uma busca que não tem fim e a cada dia podemos aprender mais.
O processo de autoconhecimento muda a forma como uma pessoa interage com o mundo e com as outras pessoas, abrindo a possibilidade para conhecer e aprender novas coisas.
INTROSPECÇÃO
Substantivo feminino
1.reflexão que a pessoa faz sobre o que ocorre no seu íntimo, sobre suas experiências etc.
2.psic observação e descrição do conteúdo (pensamentos, sentimentos) da própria mente.

Todos lutamos contra o pecado diariamente. Mas um sinal fortíssimo de que a vida com Deus não vai bem é quando o pecado nos vence com facilidade. Somos muito mais derrotados do que vitoriosos. Isso mostra que estamos fracos espiritualmente. É um sinal de “falta de alimentação espiritual”. Lutar contra o pecado não é estar no caminho errado, mas ser vencido por ele constantemente é sinal de alguma coisa não vai bem em nossa vida. Quem é derrotado pelo pecado não tem uma vida vitoriosa.

O crente fortalecido sempre buscará ânimo para andar no caminho estreito. Já aquele que está cambaleando terá grande desânimo e começara a arrumar desculpas para não fazer o que se deve fazer, para não andar na vontade de Deus. Este é um sinal de distância de Deus, de uma grande derrota na vida da pessoa. O desânimo vem da falta de contato com o Senhor e a “malandragem” para arrumar desculpas para amenizar os erros vêm do maior contato com a carne, com o mundo e com o Diabo.



Sabemos que a igreja é o ajuntamento dos salvos, dos que professam a fé em Jesus Cristo e que a igreja tem papel fundamental na vida do crente vitorioso. O crente verdadeiro foi chamado por Jesus para ser igreja, fortalecer e ser fortalecido na igreja. Mas sem investimento na vida com Deus um grande sinal de que sua vida está indo de mal a pior é a vontade de não se envolver em trabalhos da igreja, em evangelização, em ser sal e luz em meio ao mundo. A pessoa se fecha em um grande egoísmo e só vê a si mesmo.

                Tem uma vida derrotada a pessoa cheia de crítica destrutiva. Ela não consegue se ater ao que é bom, antes, procura sempre achar algum defeito, e se não conseguir achar, ela mesma inventa um defeito. Este é um sinal de uma amargura no coração, de uma distância de Deus. A crítica é importante para o crescimento de todos, porém, a pessoa que está longe dos caminhos do Senhor faz da crítica uma espada para ferir e não uma ferramenta de construção. E, agindo dessa forma, ela anda no caminho da derrota e não da vitória.

                Jesus deixou claro em Sua palavra que Seus servos seriam pessoas que buscariam em primeiro lugar o reino de Deus (Mt 6.33). Um grave sinal que mostra que alguém está andando em caminhos de derrota é quando não existe essa busca do reino de Deus como uma prioridade na vida. Não se investe quase nada de tempo em prol do reino de Deus, não se dispõe a fazer nada, é estagnado, não tira um centavo do bolso para ajudar em nada e nem para investir no próprio crescimento espiritual e do próximo.



                A pessoa que está no caminho da derrota identifica vários dos sinais acima em si mesma e ainda acha que tudo está bem e que, na verdade, ela está no controle da situação e que a situação não está tão ruim assim. Não acha que precisa tomar atitudes concretas para mudar de vida. Esse é o pior sinal de todos, pois só consegue mudar quem consegue dar o braço a torcer de que tem algo a mudar. Os derrotados nunca assumem seus erros e nem estão dispostos a usar a humildade para reconhecer que erraram e que precisam mudar. Preferem ser donos da “razão” e permanecer no caminho da derrota a serem humildes e trilhar o caminho da vitória.

ÉS UM VITORIOSO OU UM DERROTADO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário