quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

NÃO DESPREZE A VINHA DO SENHOR



E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.

                1Rs         21:2      
Então. Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.

                1Rs         21:3       Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.

QUAL A SIMBOLOGIA DA VINHA NA BÍBLIA?

                Vinha, na Bíblia é sinônimo de lavoura, de plantação, de seara, de ministério, de obra, de realização. Fala daquilo que o Senhor colocou em nossas mãos para fazermos, ou cuidarmos, sendo assim; entendo que a família também tem que ser entendida no sentido espiritual como a vinha que o Senhor nos entregou.
         1. Ao longo das Escrituras, a vinha sempre foi utilizada por Deus como figura de linguagem para representar a obra e o Reino de Deus;

               a. Isaías 5:1 - "AGORA cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil".

               b. Isaías 5:7 - "Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor".

               c. Mateus 20:1 - "PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha".

          2. No Novo Testamento, Deus é chamado de "O Senhor da vinha" - Mateus 20.8 - "E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros".


         3. O diabo quer transformar a igreja em horta!

               a. Existem igrejas hoje que não parecem mais vinha do Senhor, mas parecem-se mais com a horta de Acabe, pois, nelas encontraremos de tudo menos frutos do Espírito Santo. O obreiro deve defender a vinha do Senhor que lhe foi dada por herança, mesmo que isto lhe custe a vida.






AS PROPOSTAS DE ACABE: (Representa Satanás)

1ª. TE DAREI POR ELA OUTRA VINHA MELHOR

          1. O inimigo tem propostas, aparentemente, mais rentáveis para o obreiro do Senhor; no que se refere a família (esposos (a), filhos, etc) Satanás colocará sempre homens e mulheres como beleza que saltam aos olhos para confundir nossos sentimentos.

          2. Quantos obreiros têm deixado de cuidar da vinha do Senhor para cuidar de empresas, para cuidar de projetos políticos, para cuidar de associações, de Conselhos disto ou daquilo;

          3. "... Simão, filho de Jonas, amas-me? ...  - Apascenta as minhas ovelhas" - João 21.16;

          4. O Senhor não te chamou para cuidar de outras vinhas. Por mais interessante que seja o projeto e por mais parecido que seja com a vinha do Senhor, não vale à pena!;

         5. O inimigo fará tudo o que for preciso para te ver fora do projeto de Deus para tua vida!

2ª . SE FOR DO TEU AGRADO, DAR-TE-EI O SEU VALOR EM DINHEIRO




          1. Veja que Acabe tem argumentos convincentes. Ele melhora cada vez mais a proposta; Assim como Acabe ofereceu uma vinha maior para Nabote o inimigo da nossa alma nos oferece maior  alegria , e riquezas em troca da nossa comunhão com Deus, sabemos que nada pode dar mais satisfação para o crente do que estar ligado a sua videira. “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5


          2. Se você não aceita sua vinha ser transformada em horta; se você não troca a sua vinha por outra melhor e nem negocia; ore, jejue e clame ao Senhor da vinha que virá ao teu socorro.

 Hoje sabemos que Jesus é  a vinha e o Pai o lavrador. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1” Satanás está a todo tempo tentando tirar de nós a nossa vinha a nossa herança a nossa alegria a nossa comunhão com o Pai, pois a vinha (Cristo) significa tudo isto em nossa vida.
                      O espírito de Jezabel ainda vive é citado por Jesus para João em Apocalipse . “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Apocalipse 2:20”  
                 Amado irmão em Cristo saiba que Nabote não renunciou sua comunhão por ofertas do mundo, Jesus não  deixou de trabalhar na vinha do Pai, e nós hoje somos desafiados a seguir o mesmo caminho de obediência e resistência ás ofertas do diabo. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7




          Quanto vale o teu chamado? Quanto vale a vinha do Senhor que está sob tua responsabilidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário