segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DEUS NÃO RECRUTA DESOCUPADOS PARA SUA OBRA!



A Bíblia está repleta de exemplos de homens que foram chamados para fazerem uma obra para Deus, más, o que nos chama atenção é o fato de todos estarem ocupados em suas tarefas do dia-a-dia para manterem suas famílias.

Tanto no Velho quanto no Novo Testamento estes chamados deixam claro que Deus procura por servos que sejam ativos e dispostos a aceitar novos desafios. Vejamos alguns desses exemplos abaixo:
·         Noé era agricultor.
·         Abraão negociava com gado.
·         Moisés pastoreava as ovelhas de seu sogro.
·         Gideão enquanto malhava o trigo
·         Davi pastoreava as ovelhas da família.

Quando Jesus escolheu seus apóstolos, fez questão de chamar a Simão Pedro que era pescador e estava bastante atarefado depois de uma noite inteira lançando as redes ao mar sem sucesso. Pedro estava na praia limpando as redes de pesca, quando Jesus chegou e pediu para entrar no seu barco para falar da praia a uma multidão que O seguia.

Pedro, André, Tiago e João eram pescadores e estavam ocupados quando Jesus os chamou para serem “pescadores de homens”.

Mateus era publicano, um tipo nada simpático nos tempos de Jesus. Era um coletor de impostos (um funcionário público graduado) e estava sentado na coletoria quando Jesus passou, chamou Mateus (ou Levi) e ele simplesmente se levantou e seguiu a Jesus.

São muitos os exemplos. Já no Livro de Atos dos Apóstolos. Filipe estava muito ocupado, indo de aldeia em aldeia dos samaritanos, pregando o evangelho, quando o anjo do Senhor, chamou Filipe de lado e disse: “Levanta-te, e vai para o lado do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. ” (Atos 8:26).

Filipe estava ocupadíssimo, mas o anjo do Senhor mandou Filipe largar tudo e ir para uma estrada deserta. Talvez se fosse um de nós Filipe teria arrazoado da utilidade disso, afinal ele estava trabalhando e o Senhor o manda para uma estrada deserta? Mas ele foi e quando chegou lá havia uma carruagem com um homem importante dentro dela. Era um eunuco etíope, tesoureiro da Rainha Candace e o Espírito Santo mandou Filipe correr ao lado do carro.

Filipe ouviu que o homem lia o Profeta Isaías e perguntou se ele entendia o que lia. Daí em diante Filipe entrou no carro, conversou com o etíope, pregou o evangelho a ele, o homem se converteu, foi batizado e Filipe voltou a pregar nas cidades até chegar à Cesaréia.



O fato é que Deus sempre escolhe pessoas ocupadas para pregar o Evangelho e sabe por quê? Porque pessoas ocupadas são comprometidas, são diligentes, não têm tempo a perder e o Evangelho de Jesus é muito urgente para ficar em mãos que podem fazer a obra de Deus “uma hora dessas”, ou amanhã, ou “quando der”.

O homem mais perigoso do mundo é o que não tem nada a perder, é o que está desocupado, é o que pode esperar o tempo que for. O compromisso, a pressa, a vida profissional intensa, não é problema para um servo de Deus, pelo contrário, capacitam o homem e a mulher de Deus a serem mais diligentes na Obra, mais comprometidos com o Reino de Deus.



É evidente que existem servos de Deus que estão passando pelos desertos da vida (como eu já passei), mas a temporária desocupação (em função da perda de um emprego, por exemplo) em absoluto o descredencia a ser um fiel e comprometido servo do Altíssimo. O que se combate é aquele tipo de gente que fica gravitando em torno de uma igreja, com preguiça de estudar, pensar ou trabalhar, se justificando com frases tipo: “o justo viverá pela fé”, ou “o Senhor proverá”, ou pior ainda: “tô na bênção, irmão”! Isso parece escárnio.



Não use a falta de tempo como desculpa para não se comprometer na Obra de Deus, lembre-se que Deus usa sempre os ocupados. Não deixe de trabalhar, pensar ou estudar apenas para pregar a Palavra de Deus, se você não for vocacionado para isso. Viver do altar é um desafio, um privilégio e um serviço, não é para qualquer pessoa. É uma vida de muitos sacrifícios, por isso Deus honra seus servos pastores, evangelistas e missionários.


Autor: Prof. Robison Castro (Mestrekamel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário