segunda-feira, 26 de outubro de 2015

NADA DO QUE TEMOS NOS PERTENCE, É TUDO DE DEUS

NADA DO QUE TEMOS NOS PERTENCE, É TUDO DE DEUS 
O MACHADO EMPRESTADO  



“E DISSERAM os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! Ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou”. II Reis 6:1-7

A cidade de Jericó ficava a 8 Km distante do rio Jordão. A percepção do discípulo do profeta Eliseu: “O lugar nos é estreito, façamos um maior para habitarmos”. Muitos estão conformados com sua vidinha, casinha, igrejinha, bem apertadinha. Com este texto aprendemos outro indicativo de uma vida espiritual aguçada de um outro discípulo, dizendo ao profeta Eliseu: “E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; ”. Para fazermos à obra de Deus temos que ter a presença do Espírito Santo conosco e Eliseu tinha porção dobrada.

Percebe-se que neste texto muitas coisas podem e devem ser analisadas com muito cuidado para que sejam norteadoras de um modelo de liderança profícua; o fato de Eliseu ir com seus liderados nos remete a um exemplo de Líder presente, que não diz apenas o que fazer, mas, que entende que sua presença faz a diferença e motiva o grupo.

A SIMBOLOGIA DO MACHADO

O machado de Eliseu serviria para a restauração, e ampliação da casa dos discípulos dos profetas, lugar de oração, de exortação, de descanso; lugar de fraternidade, lugar de amor e respeito, lugar de refúgio para o oprimido, lugar de consolo, lugar de crescimento e do temor do Senhor. A casa necessitava ser alargada. IS 54:2 – “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não os impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas”.

O machado de Eliseu representa aquilo que serve de instrumento de edificação de uma casa santa, algo nobre, para a honra e glória de Deus:

– Nosso tabernáculo, o Templo do Senhor. (Corpo, alma e espírito). Está sendo edificado, pelos instrumentos de Deus. Ef 4:11-16

– Templo do Senhor na terra. (No sentido amplo é tudo que envolve o reino de Deus e sua vontade para com os homens: Templo de Tijolos, Templo de Carne). “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu? ” 1 João 4:20

– Templo do Senhor significa: Vidas salvas e restauradas, santificadas, com paz, harmonia, respeito, amor a Deus e ao próximo. Conhecer mais a Deus e fazer sua vontade conhecida.

– O reino de Deus está sendo construído na terra. E com ele o Governo e Senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Rm 10:9. Nele habita a Shekinah que é a presença e a glória de Deus.

“O reino de Deus abarca todas as coisas sobre as quais Deus exerce poder, quer o mundo e tudo que nele existe, e as vidas dos homens. Portanto, o reino de Deus pode ter um significado puramente espiritual ou ético. ”

“ Interrogados pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-la aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus estar dentro de vós. ” Lc 17:20,21.
“ Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. ” Rm 14:17.
O machado de Eliseu representa algo que nos foi emprestado e que não nos pertence e que um dia iremos prestar conta. 2 Coríntios 5:10 – Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. ” Eclesiastes 11:9

– Vida. Saúde. Dons. Ministérios. Talentos. Família. Esposa. Esposo. Filhos. Bens materiais. Salários. Tempo. Bênçãos. Tudo são “machados emprestados”.


O MACHADO CAIU! 

Quantas coisas poderemos perder no decorrer de nossas vidas?

1. Santidade. (Ser separado para Deus) “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; ” 1Tessalonicenses 4:4

2. O Espírito Santo. “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. ” SL 51:11

3. Salvação. “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; ” HB 2:3

4. Moral. (Respeito, vestes, namoros, relacionamentos com sexo oposto). Caiu e não tem mais vergonha naquilo que faz.

5. Integridade e Retidão. Isaías 26:3

· Integridade: “A condição daquele que é possuída de um autêntico caráter moral, em contraste com aqueles cuja natureza inclui o engodo, astúcia, e a malícia. ( Tt 2:7 ); que também significa incorruptibilidade ou sanidade. ”

· Retidão: É o estado de que é conforme deveria ser. No sentido mais amplo, refere-se àquilo que é reto ou virtuoso, que exibe integridade, pureza de vida e correção de sentimentos e ações. No tocante ao homem, diz respeito à sua conformidade com a santidade de Deus.

6. Temor do Senhor. (desviar-se do mal)

Temer a Deus é o ato ou efeito de temer, medo, susto, sentimento de reverência ou respeito; pessoa ou coisa que causa medo.
 No sentido mais amplo e bíblico, temer a Deus é reverenciar a autoridade de Deus, obedecer a mandamentos e evitar toda sorte e forma do mal.

Temer ao Senhor é considerá-lo com santo temor e reverência; honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder (Fl 2:12). O salmista em sua reflexão a respeito do criador declara explicitamente:

“Tema ao Senhor toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo. Pois ele falou e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Sl 33:8,9

7. Fé e Esperança. Hebreus 11

8. Humildade. (Deu lugar ao orgulho e a soberba e a vaidade espiritual e física)

O orgulho é um sentimento perverso que ocorre quando se está em pecado: Não se humilhar; não reconhecer seus erros; não pedir perdão; culpar os outros pelas suas próprias fraquezas e derrotas.

9. Simplicidade. (II Cor 11:2,3 ) 2CO 11:3 – Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

Tornam-se críticos, amargos e insensíveis.

10. A alegria de estar na presença de Deus, na oração devocional, na igreja (culto liturgia), comunhão com os irmãos. Servir a igreja com seus dons e ministérios, já não existe mais.

Deixou o pecado entrar na sua vida: Muitos deixam à congregação porque estão em pecado, e essa atitude traz anemia, fraqueza e pouca ou quase nenhuma vontade de ir ao templo. O pecado paralisa, traz sentimento de culpa, fuga, abismo e morte.

Os pecadores não permanecerão na congregação dos justos. Sl 1:5 A não ida ao templo quando se têm condições, já é um pecado; trocar a adoração a Deus por outras cousas é um indicativo de idolatria. “ Eu amo senhor, a habitação da tua casa, e o lugar aonde tua glória assiste. ”  Sl 26:8

“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro está à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” Sl 84:10

11. O avivamento, a vida abrasada, cheia do Espírito Santo, já não é mais a mesma, o ânimo e a vontade de ganhar almas já não têm o mesmo brilho.

Aonde você perdeu o teu machado? Como você perdeu?



Há um perigo na insensibilidade da perda. AP 2:5 – Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Um pedido de socorro: “…Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou. ”

“Ai, meu senhor! Era emprestado…” A perda de algo valioso precisa ser lamentada. A perda daquilo que não nos pertence, deve ser chorado, deve haver sensibilidade.

 Muitos não têm chorado as suas perdas, de seus instrumentos, dons talentos e ministérios que Deus um dia lhes outorgou e que um dia irão prestar contas.

Joel 2:12-14- Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
 Muitos não têm chorado, mas o Espírito Santo tem se entristecido e lamentado a prática de muitos. Ef 5:30

Perderam o machado da alegria, da santidade, do amor ao próximo, da humildade, do serviço, da simplicidade, da pureza, da fé pura e genuína. Perderam o machado da firmeza, da perseverança, do testemunho de crente, do avivamento; e não sentem mais dor, nem remorso, nem arrependimento.

 “Ai, meu senhor! Era emprestado…”

Mostre ao Espírito Santo onde caiu o machado. “E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.

 Mostre aonde que você caiu, em que você caiu. Deus irá fazer o milagre da restauração quando você mostrar aonde foi que caiu o teu “machado”.

Se você mostrar aonde foi à queda, o Espírito Santo vai dizer a você: “Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou. ” Com a restituição do machado ele continuou a obra que havia sido interrompida por causa da perda.

A casa de Deus necessita ser acabada com o trabalho de nossas mãos e com os dons e ministérios que nos foi outorgado.

Um dia Deus te fará prestar contas de todo o investimento que Ele está fazendo em tua vida.

A nossa vida tem de ser operosa na obra de Deus na terra. Se porventura na lida do dia a dia o machado cair nas águas da vida, grite, grite: “Ai meu Senhor, pois era emprestado”.

E o Espírito Santo teu companheiro há de fazer o milagre da restituição daquilo que se perdeu.

ESPERO QUE ESTE ESTUDO POSSA LHE SER UTIL NO SENTIDO DE AMPLIAR SEU CONHECIMENTOS SOBRE O REINO DE DEUS... UM FORTE ABRAÇO...AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário