segunda-feira, 15 de junho de 2015

7 PASSOS PARA A RESTAURAÇÃO DA ALIANÇA



7 PASSOS PARA A RESTAURAÇÃO DA ALIANÇA




                Entendemos que quando falamos de restauração de algo, é sinal de que este algo já existia, mas por qualquer motivo sofreu dano, estragando ou deteriorando-se.
Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram- Gn 33:4

Aliança é uma das coisas mais preciosas para Deus nesse mundo. Por uma aliança com Cristo temos salvação e através delas que o plano divino tem possibilidade de se cumprir em nós.
Contudo, está parecendo banal desonrar as palavras de aliança em nossos dias.  

Jacó trilhou esse caminho. Ainda jovem, rompeu a aliança com sua família e com o patriarcado de Isaque, seu pai, onde cultuava a Deus.  Foram vinte anos de separação até que Jacó decidiu restaurar suas alianças.

Sem uma intervenção sobrenatural, algumas alianças nunca seriam restauradas! Porém, o milagre, é quase sempre a resposta de Deus quando alguém o busca para refazer alianças.

Jacó nos ensina a refazer alianças, mesmo aquelas difíceis de restaurar.

Há muitos milagres esperando uma decisão. Há casamentos que só serão restaurados se alguém tiver coragem de enfrentar o passado. Há corações de filhos que só serão sarados quando pais decidirem “descer do pedestal” e assumir seus próprios erros. O mesmo vale para líderes e pastores que afugentaram discípulos preciosos. Há também ovelhas que ficarão vagando de um lado para o outro até que se quebrantem o suficiente e voltem para o lugar de onde nunca deveriam ter saído.

1) SABER O QUE É UMA ALIANÇA (Gn 12:1-4)  Abraão    



   
            
                 Aliança, nada mais é que um pacto, uma ligação. E como qualquer outro pacto, tem que haver dois lados. Vs. 4 - “Como o Senhor tinha dito...”

2) ALIANÇA SÓ PODE SER RESTAURADA SE JÁ EXISTIU

                A aliança jamais vira pó de uma hora pra outra. Isso é gradativo, mas mesmo no caso dela se estragar, ainda temos a oportunidade de fazer com que ela seja restaurada pelo Senhor.



3) SABER O QUE POSSO ESPERAR DE UMA ALIANÇA   (Lc 24:50.  Então os  levou até Betânia, e levantando as mãos os abençoo.)

                Porque sei que Ele é fiel! Essa é a aliança perfeita (com o Pai, Filho e Espírito Santo). A bíblia nos responde até onde vai esta aliança, afinal, Ele não volta atrás jamais. Diferente de palavra de homem que não vale nada, Deus é poderoso!

 4) SABER COM QUEM DEVO TER ALIANÇA (Js 9)

                 Os Gibeonitas sabiam que Josué tinha aliança com Deus, por isso o temeram. Enganaram Josué fingindo ser de longe para fazer aliança com ele, se colocando debaixo da sua cobertura. Enquanto isso, Josué foi enganado, porque não olhou segundo Deus, mas segundo sua visão. Quem tem aliança com Deus só faz aliança com quem Ele manda!

5) IDENTIFICAR ONDE FALHEI NESTA ALIANÇA

                 Quando temos aliança com Deus percebemos nossos erros, e assim conseguimos resolvê-los! Deus sempre quer que a restauração aconteça. Por que tenho que identificar meu erro? Por um motivo básico: só consigo corrigir se consigo identificar o que fiz de errado, caso contrário nada muda. Quando estamos restaurados, chegamos mais perto Dele e vivemos uma maior intimidade. (Lc 24. Deixaram de crer  e ficaram confusos).







6) ARREPENDIMENTO (II Co.7:10. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.)

                O arrependimento não precisa ser demonstrado a todos, mas as suas atitudes após isso é que tem que ser. Temos que perceber o erro, nos humilharmos e depois não voltemos a cometê-lo. Arrependimento dói! Se não doer, o erro pode voltar.

7) POSICIONAMENTO (Ne 13:1-13 e 25)




                A restauração precisa ter posicionamento, afinal, após ser corrigida ela não deve mais ser quebrada. Se não tivermos posicionamento, nossa aliança não funcionará! Neemias tinha colocado tudo em ordem, mas no pequeno período que ficou longe tudo acabou. Faltou posicionamento para que a aliança se mantivesse firmada. O posicionamento correto nem sempre vai agradar a todos, afinal, quem não tem aliança com Deus, não vai aprovar seus comportamentos.

                Após perceber e crer em tudo isso, entendemos algo muito especial: temos tudo em nossas mãos para vivermos algo maravilhoso, basta entendermos que nossa aliança tem que estar ‘em dia’ com Deus, afinal, é por Ele e para Ele que vivemos nossos dias. Restaure sua aliança e viva milagres!


Autor: Prof. Robison Castro (Mestrekamel)

3 comentários:

  1. Muito bom esse estudo,, aliança com Deus algo muito sério que precisa ser vivida todos os dias das nossas vidas amém igreja.

    ResponderExcluir