quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vestes de sensualidade ou santidade?


Vestes de sensualidade ou santidade?


Fazendo apologia à máxima de que o que é bonito precisa ser mostrado, alguns afirmam que a sensualidade está na cabeça das pessoas. É verdade também. E creio que seja também por isto que as Escrituras Sagradas pedem pudor e discrição. As pessoas indiscretas alimentam o desejo das mentes carnais. Prefiro a frase "Aquilo que não está à venda, não se coloca na vitrine".

A Bíblia é a Palavra de Deus e nossa regra de fé e prática. Portanto, em todo e qualquer assunto devemos estudar o que ela nos diz, e no que se refere à sensualidade, encontramos com clareza o que não devemos ser e fazer.

Oséias 4:11 diz: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento."

Neste texto de Oséias encontramos versões onde sensualidade foi traduzida por prostituição. Isso agrava mais ainda o significado da palavra.

A mídia em todos os aspectos tem pregado a sensualidade em tudo o que se vê. A humanidade tem sido influenciada pela mídia a pensar e ser cada vez mais sensual.

A sensualidade é o uso errado do corpo, das roupas, dos gestos, das palavras, dos olhares, das maquiagens, das músicas etc., com o fim de se expor para os outros a fim de alcançar seus objetivos através da sedução. O dicionário define sensualidade como Qualidade de sensual; Volúpia; Lascívia; Lubricidade; Luxúria.

1Tm 2.9 lemos "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia".


            
É necessário existir pudor. Principalmente hoje vivendo numa cultura que cultua o corpo, incentiva as mulheres e homens a fazerem dos seus próprios corpos objeto de cobiça e que se sintam bem expondo sua sexualidade. Infelizmente, muitos que já entregaram suas vidas a Jesus, permanecem com hábitos, talvez inconscientemente(prefiro crer assim), que maculam a imagem de um homem e uma mulher de Deus.

Vivemos em tempos tão imorais que falar sobre pudor parece para alguns até retrogrado. Mas não é. Não é, porque seria o mesmo que afirmar que a Palavra de Deus não vale para nós hoje. O texto acima citado fala de vestir-se com pudor. A palavra pudor no grego(língua que foi escrita o Novo Testamento) é "aidos" que significa vergonha em exibir o corpo; ausência de sensualidade; ausência de desejo de atrair admiração para o corpo; pessoa não sensual.

Por que devemos nos vestir com pudor? 

Por que a Bíblia diz: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." 1 Cor.6.18-20. Parece exagerado usar esse texto para refletir sobre vestir-se com pudor. Mas creia, não é. Precisamos glorificar a Deus com o nosso corpo e o que vestimos tem tudo a ver com isso.
Para as mulheres há textos bem mais específicos como PV 31.30: "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba. Mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada"


Mas, de maneira alguma os homens estão excluídos da responsabilidade que tem, enquanto cristãos, de se vestirem com pudor, pois todo cristão deve manifestar o fruto do espírito que é conseqüência de quem anda no espírito. Se assim não fizermos, certamente manifestaremos as obras da carne. E sensualidade é uma delas.

Não é propósito aqui falar de uso e costumes, mas trazer uma reflexão sobre uma vida santificada. Os costumes mudam, mas os princípios da Palavra de Deus são eternos. "O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" 1 Jo 2.15

A moda atual é marcada pela sensualidade exagerada. Precisamos estar atentos porque vestimenta é assunto de bom gosto e os servos de Deus precisam ter esse bom gosto. 
Não precisamos andar na contramão do mundo, no que se refere à moda, mas sim excluir das nossas opções o que é inadequado a um homem e uma mulher de Deus da mesma forma que devemos agir em todas as outras áreas da nossa vida.

Que roupas são sensuais? 

É simples: roupas que marcam ou mostram partes do corpo evidenciando a sexualidade que Deus criou para a intimidade dentro do casamento. Como por exemplo: roupas curtas, decotadas, transparentes, apertadas etc.

E isto vale para mulheres e homens.

Compete ao que teme a Deus consultar seu coração e usar o bom senso para escolher suas roupas de maneira a não escandalizar os irmãos e não entristecer o Espírito Santo.
"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade."1 Ts 4.7

Sensualidade Feminina na Igreja


                Usando o artigo da irmã Darleide Alves e quero compartilhar com vocês esse assunto muito importante. Porque é importante? Pois homens caem no pecado por causa da mulher! E Deus cobrará cada uma de vós por isso.

                Vós sois  responsáveis pelo homem, a bíblia assim diz. A mulher sábia edifica e a tola destrói, ou seja, mulheres tem  poder de edificar ou destruir. 

                Estou me referindo a esse pecado, não estou abrindo um leque, generalizando que a mulher é responsável por tudo, não é isso, pois esse seria um estudo a parte que precisaria ser feito.

Quais pecados:

- Adultério (Homens casados olham e desejam fortemente aquela mulher sensual)
- Fornicação (Desejos, sexo por puro prazer, sem amor...)


De Darleide Alves:

(EDITADO)

Desconheço a nós mesmas... mulheres cristãs... 
                Poucos centímetros de tecido deixam a mostra seios e pernas e acentuam bumbuns...
... roupa justa, decote, olhos bem pintados, unhas vermelhas... 


                E ainda dizemos que “não tem nada a ver” e que “importa ter Jesus no coração” .... claro... importa tanto ter Jesus no coração que deveríamos nos importar em sujeitar nossa vida, nossos pensamentos, nosso corpo, nossa sensualidade... ao Senhor Jesus.

                Temos realmente nos vestido e nos comportando como mulheres que aguardam o batismo do Espirito Santo e a chegada do Senhor Jesus para buscar o seu povo?
São tantas caras e bocas, tanto desejo de expor o corpo... e fotografam este corpo desejando curtida e comentários...


                As mulheres que não sabem da solenidade do tempo presente e do que está por vir e que desejem... vivem como desejam mesmo....malham o corpo para expor, ser cobiçado...chamadas de gostosas.... e nós? Usamos roupas provocantes, e como diz a moda, “para valorizar o corpo” ... valorizar o corpo é explorar a sensualidade e povoar os pensamentos menos puros dos namorados ou de homens quaisquer? 



                Sinto muito. Falta discernimento e sabedoria. Não sou retrograda, não sou adepta de que breguice e feiura sejam testemunhos para o evangelho, mas estou convencidíssima de que não há autoridade espiritual em uma mulher que não dá conta do seu próprio corpo em honra ao Senhor. 

- A mulher graciosa guarda a honra, como os violentos guardam as riquezas. (Prov. 11:16)
- Como joia de ouro em focinho de uma porca, assim é a mulher formosa, que não tem discrição. (Prov. 11:22)
 
- “Que do mesmo modo as mulheres se ATAVIEM em traje HONESTO, com PUDOR e MODÉSTIA, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” (I Timóteo 2:9-10)


Prof. Robison Castro. Dc. Da  IEDAM Área 71 Cong. 16. Pr. Angelo Moura.  CONTATOS: Professorkamelo@gmail.com. 92-88355379.

Nenhum comentário:

Postar um comentário