terça-feira, 19 de outubro de 2021

O MISTÉRIO DA TRIBO DE DÃ

 

SERÁ O ANTICRISTO DA TRIBO DE DÃ ?

 

A história da tribo de Dã

 


Primeiramente a tribo de Dã se estabeleceu entre os territórios de Efraim, Benjamim e Judá, em frente ao Mar Mediterrâneo (Josué 19:40). Mas parece que a tribo de Dã foi pressionada pelos amorreus que dificultaram a posse da terra. Com isso, a tribo de Dã começou a procurar um território maior para se estabelecer.

 

E foi assim que os danitas – como são frequentemente chamados os membros da tribo de Dã – se estabeleceram no extremo norte da Palestina, na região da antiga cidade de Laís. Os danitas conseguiram tomar a cidade, matar seus habitantes e reconstruí-la a seu modo (Juízes 18). Essa se tornou a cidade que é identificada nos textos bíblicos como “Cidade de Dã”. Mesmo assim alguns remanescentes da tribo de Dã permaneceram em seu território original.

 

Como a cidade de Dã estava no extremo norte, algumas vezes a Bíblia usa a expressão “de Dã até Berseba” para indicar os limites norte e sul, respectivamente, da terra ocupada pelos israelitas.

 

Em Dã também foi estabelecido um santuário com um sacerdócio que havia aceitado se corromper com a idolatria. Naquele tempo o centro de adoração estava em Siló ­– onde ficava o tabernáculo. Mas os danitas resolveram ter o seu próprio centro de adoração, numa atitude clara de desobediência ao Senhor (Juízes 18). Mais tarde, já no tempo da monarquia, o rei Jeroboão I estabeleceu naquele mesmo lugar o culto ao bezerro de ouro, reafirmando a posição idólatra e desobediente de Dã (1 Reis 12:28-30).

 

O QUE A PALAVRA FALA SOBRE DÃ?

 

Gênesis 49:16, 17 e 18 “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação espero, ó Senhor!”

 

Esse trecho da palavra ocorre quando Jacó se despede dos filhos e diz acerca de Dã.

 

    “julgará o seu povo” – o papel de julgar é de Deus, mas aqui ele não é figura de Deus, mas do anticristo que quer ser como Deus e ter o poder de julgar;

    “será serpente junto ao caminho” – Jesus nos disse que Ele é o Caminho que leva a Deus, mas Ele não é uma serpente, e não está junto ao caminho.

    A tua salvação espero ó Senhor! O clamor da Igreja pelo arrebatamento, na manifestação do anticristo. Isto já é real.

 

DÃ UMA SEQUENCIA DE IDOLATRIA.

 


Em Deuteronômio. 33.22, Moisés também em sua benção de despedida, antes de sua morte diz: “Dã é o leãozinho; saltará de Basã; Basã – Salmo 68.15; Basã em hebraico = a solo Fértil, mas o que produz é falso, isto é; imita o monte de Deus: Salmos 2: 6,  9: 11 e 76:2, que não é Basã.

 

“Dã julgará o seu povo” Gênesis 30: 69 DÃN – PARTICÍPIO ATIVO DE DIN “JULGAR”.

 

    Débora também em seu cântico, fala sobre Dã, detendo seus navios, em Juízes 5: 17 ela diz “Gileade ficou dalém do Jordão e Dã por que se deteve junto aos seus navios?”

    Em I Reis 12: 28 a 30  o povo ia a Dã adorar o bezerro de ouro.

    Deter navios é retrocesso na Fé. (outro assunto)

    I Crônicas 2.1, O nome de Dã é mencionado, e depois não mais, até o capitulo 8, e nem são mencionados os descendentes dele.

    Apocalipse 7: 4-8 não menciona a tribo de Dã entre os cento e quarenta e quatro mil selados, sai a tribo de Dã, e o nome de José volta a ser citado como tribo, usando o seu próprio nome, no capitulo 7: 1 a 8. Mantendo assim doze tribos.

 

    Em Juízes 18, danitas buscam herança, conquistam Laís e para lá levam a imagem de Mica. Ref. Jeremias. 8. 16, 4.7, e 15.16. Laís =Jerusalém, o que Danitas levaram para lá? Uma imagem profana.

 

 

    Bezerros de ouro em Betel e Dã- E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.I Reis12:29 e 30 “E este feito se tornou em pecado pois que o povo ia até Dã  cada um a adorar.”

    Em Jeremias 4. 7 lemos: “Já um leão subiu da sua ramada, e um destruidor das nações; ele já partiu e saiu do seu lugar para fazer da tua terra  uma desolação ,afim de que as tuas cidades sejam destruídas, e ninguém habite nelas”

 

    Jeremias 4.15 “Porque uma voz anuncia desde Dã, e faz ouvir a calamidade desde o monte de Efraim” Ver 16 e 17. Todo o capítulo 4 expõe a assolação que virá sobre Israel, também o Judá que apostatou, por acreditar em palavras de paz, versículos 10 e 16.

    Daniel 11: 21 “Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a majestade real; mas ele virá caladamente, e tomará o reino com lisonja”. (ou engano) na revista e corrigida. Ler versículos 36,37. (36: “até que a ira se complete”.) ver Apocalipse 15:1. Observe: ele não é da tribo de Judá, Deus disse que o trono de Davi seria Eterno onde se sentaria o seu Filho. Ele não tem “majestade real”, outra tradução: dignidade real.

    Jeremias 8: 16 e 17 “Já desde Dã se ouve o resfolegar dos seus cavalos; toda a terra  treme a voz dos rinchos dos seus fortes; e vêem devoram a terra e a sua abundancia, a cidade e os que habitam nela.”

 

Naum 1: 11 “De ti saiu um que pensa mal contra o Senhor, um conselheiro de Belial.”

 


    Ezequiel 27: 19,13 e 14 ele é envolvido com comércio maldito, porque Javã é incluído entre povos que marcharão contra Israel (russos líbios celtas e outros’).“Desde a época da divisão através da história subseqüente de Israel, a cidade de Dã ao pé do monte Hermon, foi ponto de degradante idolatria nacional (Juízes 13:25 e I reis 12:28 e 29). Em Provérbios 6:12-15 há uma descrição do homem de Belial e em I Coríntios 6:14 e 15, Paulo escreve, advertindo: “Não vos prendais a jugo um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” “E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?”

    “Os que juram pelo pecado de Samaria, dizendo: Pela vida de teu deus, ó Dã; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.”     Amós 8:14.

 

 

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO MUNDO  BÍBLICO pág. 138

 

Hermon no Hebraico = à montanha sagrada; ali o Senhor ordena a benção para sempre ver Cantares 4:8, Salmo 133:3 e Salmo 89: 12.

 

Dã rodeou o monte Hermon, mas não pode subir na montanha sagrada. A Palavra também nos diz que ele achou seu território pequeno e tomou LESEM OU LAÍS = LEÃO OU JERUSALÉM Hb. (Josué. 19.47 e 48.e Amós 8 .16) O inimigo quer ampliar seu território, quer Jerusalém, quer Basã,quer o Hermon, mas não subsistirá.

 

II Tessalonicenses 2:4, O anticristo assentará no templo de Deus, e durante três anos e meio, Israel e os muitos que firmarão  concerto com ele. Ele será e já esta sendo festejado em muitos templos em aliança.  O  sacrifício contínuo se fará, mas na metade da semana, fim dos três anos e meio ele mostrará a outra face (Daniel 9: 27 min) e fará cessar o sacrifício contínuo ,isto não só Israel descobrirá e  todos os que perecerão pelo engano: ELE É O FALSO CRISTO, O FALSO MESSIAS. Infelizmente será muito tarde… A ATUAÇÃO DELE É, E JÁ ESTÁ SEM LIMITES, E A SUA COLHEITA É, E SERÁ GRANDIOSA. Por isso, Jesus nos advertiu, que os  Dele seriam poucos. Mateus 22: 14.  “Porem muitos são chamados, mas pouco os escolhidos”. Paulo advertiu que a manifestação do anticristo antecederia o  seu domínio. de poder absoluto, sobre a terra, e isto está presente em toda parte; e até em templos Cristãos ele já ocupa lugar.

 

Daniel 9: 26, fala-nos do tempo profético e sobre todo juízo para Israel, Cristo, sua morte sua ascensão, e seu lamento pela dureza e incredulidade do seu povo, textos de referência: Mateus 24:2 e 23: 37 a 39 – Lucas 21: 24.

 

    Daniel 9: 27: “E ele firmará um  concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até a consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador”. II Tessalonicenses 2:8 o Senhor volta com seus exércitos e a igreja glorificada e o Israel  não convertido, e que viu  a outra face daquele que eles pensavam ser Messias e Rei; estará em apertos  no vale de Josafá (fim dos sete anos ) com sua destruição determinada pelas nações, que marcharão contra eles; então verão àquele a quem traspassaram, o MESSIAS, JESUS CRISTO, VINDO NOS ARES COM PODER E GLÓRIA.(Outro assunto, apenas  detalhe do anticristo)

    “E ele firmará um concerto com muitos”: Não será um concerto só com Israel mais também com a Grande Babilônia ou a mais a nova “Babel”, que se levanta no Ecumenismo.

    “Fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares” Portanto tudo isto não se aplica só a Israel.(outro assunto).

 

As Revelações do presente tempo são para aviso e alerta. (Deuteronômio. 29.29, Amós. 3.7), “E ele disse”: “Vai Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até o tempo do fim.” “muitos serão purificados e embranquecidos, e provados, mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão.” O selo foi aberto: o tempo do fim chegou. Daniel 12:9, 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário