quinta-feira, 11 de abril de 2019

O REINO DOS CÉUS





MT 13:47  Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. 48 E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. 49 Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, 50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

O Reino de Deus está “dentro de vós” ou “entre vós”? Lc 17:20 e 21 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.



Algumas pessoas têm tido alguma dificuldade em compreender essa frase de Jesus. Isso porque Jesus disse essas palavras em resposta à questão levantada pelos fariseus. Como Jesus poderia dizer “o Reino de Deus está dentro de vós” àquele grupo que não o recebia como Senhor e Salvador? Daí há quem preferia a tradução que diz: “[…] o Reino de Deus está entre vós”. A ideia é entender que o que Jesus estava dizendo era que o Reino de Deus estava entre eles porque ele próprio estava ali, vivendo, pregando e realizando sinais literalmente no meio deles. Apesar de isso ser verdade e também ser uma tradução possível, o contexto favorece a primeira interpretação: “o Reino de Deus está dentro de vós”. Primeiro, Jesus estava justamente confrontando a ideia errônea de um reino físico, terreno e exterior. Ao dizer: “o reino de Deus está dentro de vós”, Jesus claramente aponta para um reino de caráter espiritual.

VEJAMOS AS SIMBOLOGIAS DESTE TRECHO.

1. MAR = PESSOAS OU VIDAS



2. REDE = O EVANGELHO (A MENSAGEM SOBRE O REINO)



3. A SEPARAÇÃO DOS PEIXES =



 1º CESTO (OS BONS) o Arrebatamento da Igreja MT 22:14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.


 2º CESTO OS RUINS serão lançados fora (inferno). Juízo Final


Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.(João 3:18,19)



E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15) 


Jesus está deixando claro que o reino dos céus está muito perto de nós, já chegou, está aqui. Daí a importância de uma resposta de cada um arrependendo-se e sendo participantes deste reino. Os dias vão passando e todas as profecias sobre esse reino se cumprirão. A plenitude desse reino se dará na segunda vinda de Cristo, no cumprimento de cada profecia dada por Deus. Porém, ele já está inaugurado e entre nós, basta que o notemos e façamos parte dele como nos ensina as Escrituras Sagradas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário