terça-feira, 12 de setembro de 2017

OS BENEFÍCIOS DO PERDÃO



                   e, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” (Mt.6:12).


                   Jesus, em outras palavras está dizendo que é muito melhor perdoar dívidas, do que cobrá-las acrescida da taxa de vingança. È melhor perdoar faltas, do que exigir pagamento com os juros da ira. É melhor perdoar erros, do que recebê-los com a correção da raiz de amargura. Seja um perdoador e desfrute destes e outros benefícios do perdão.


         1º. - Reciprocidade no perdão. Não se engane Deus perdoa somente aquele que já perdoou. Deus não tem compromisso de perdoar quem está com o coração em fel de amargura. Primeiro temos que perdoar, para depois sermos perdoados por Deus. Ele deu o exemplo, como ser espiritual enviou Jesus para morrer pelos carnais. Se você é espiritual como diz ser, você perdoa, porque perdoar é um dos atos que mais nos torna parecidos com Deus, afinal Deus perdoou seres que nada tinham em comum com ele. (2 Co. 5:17-19). “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio deu Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou à palavra da reconciliação.”        
  

2º.- Proximidade de Deus. Deus sempre está presente no seu próximo (Mt.28:20) “ Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.”  ( Jo.14:16-17) “ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê,nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” Portanto  a proximidade de Deus implica em estar mais que próximo, é estar dentro do coração do outro. Distanciar-se do próximo é distanciar-se de Deus. O profeta Isaías exortou veementemente a Israel que tinha o hábito de jejuar pão e água, cultuar com sacrifícios de animais, mas que abrigava conflitos relacionais. Deus enojado do formalismo cúltico expressou, “Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade...? ... e não te escondas do teu semelhante?” (Is.58:6-7). Virar ou esconder o rosto do próximo é dar direito a Deus de fazer o mesmo com você.


3º.- Perdoar é saúde para a alma. O maior beneficiado com o perdão não é quem o recebe, mas quem o concede. A alma fica livre, não é prisioneira de quem a feriu. Quem não perdoa, acorda, toma as refeições e dorme com o ofensor, é escravo dele. Quem perdoa tem mais saúde na alma, tem alma sempre limpa que não aceita ficar imunda, é sempre nova, pois recebe a graça diariamente. (Mt 6:15)  “ Se porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai perdoará as vossas ofensas.”


4º.- Perdoar é mais barato. Se os princípios espirituais do perdão não te movem a ele, talvez os valores monetários te sensibilizem a praticá-lo. Pesquisas indicam que mais de 60% de enfermidades emocionais e muitas de natureza física nas pessoas, são conseqüências de um coração amargurado, que não perdoou. Quem perdoa deixa de comprar antidepressivos, deixa de gastar com terapeutas, deixa de gastar seu tempo e de outros com horas de conversa. Quem perdoa economiza dinheiro e tempo, e age como Deus agiu, vai imediatamente em busca do relacionamento que foi rompido, (Gn. 3:8). “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardin pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor, o homem e sua mulher, por entre as arvores do jardin.”



Perdoar é mais barato.
                           

Com muito temor e tremor,
                                              






         Autor: Prof. Robison Castro


Nenhum comentário:

Postar um comentário