sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Liderança e motivação: Como evitar equívocos



Liderança e motivação: Como evitar equívocos

            Olá grande líder! Se você está lendo esse enunciado é porque de alguma forma se interessa pelo que assunto desse artigo, não é mesmo? Provavelmente você se identificou com o tema da motivação e liderança e acredita que poderá extrair boas dicas para aplicar no seu dia-a-dia.


            Manter a motivação pessoal e de uma equipe é um dos principais desafios dos líderes em geral; a maioria sabe por que é tão importante garantir a motivação do time. As pessoas motivadas:

·         Trabalham com mais vontade
·         São mais produtivas
·         Vivem satisfeitas
·         Contribuem para o bom ambiente de trabalho
·         Permanecem na IGREJA por mais tempo


            É vantagem para todos no corpo da igreja. Por isso, todo líder quer elevar a motivação da sua equipe e mantê-la alta, mas, esse acaba sendo um dos seus principais erros: achar que a motivação é algo imposto por um fator externo. Não é. Pense sobre essa leitura. A minha habilidade em expor esse conteúdo pode ter facilitado com que você chegasse até aqui, mas, o interesse primordial, a motivação, ainda veio de dentro de você.

            Bom, mas se a motivação parte fundamentalmente do indivíduo, existe algo que o líder pode fazer para despertar a motivação?

            Acredito que sim. Despertar a motivação é fundamental, mas mantê-la é ainda mais importante. Por exemplo, você pode despertar a motivação de seus LIDERADOS COM SEU TESTEMUNHO, mas, é provável que essa motivação se esgote em breve caso não for mantida na fonte.

            Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a sua realização profissional do que exclusivamente com o retorno espiritual. Por isso, um dos maiores erros de liderança no quesito motivação é…


1. Ignorar as vontades e aspirações pessoais dos liderados

            Atingir um objetivo, um sonho, uma situação mais feliz é o que nos move a fazer o que fazemos. Nem todos sabem claramente o que os motiva. Por isso, o líder tem o papel fundamental e significativo de incentivar seus liderados desenvolver o autoconhecimento e descobrir seu propósito.

            Ao saber quais as aspirações dos membros da equipe e seus projetos de vida, o líder pode delegar tarefas que sejam mais interessantes para cada um. Além disso, ambos têm maior clareza sobre como a igreja pode contribuir para que esses sonhos sejam atingidos.
            Não há situação mais desmotivadora do que estar em um ambiente sem perspectivas de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal quanto espiritual.

            Conhecer cada uma das pessoas é importante para evitar equívocos como:



2. Tratar todos como iguais

            Sim. O líder precisa compreender que as pessoas têm diferentes personalidades, gostos e trajetórias de vida. É um erro pensar que o que desperta e mantém a motivação em um indivíduo será o mesmo para as demais. Ou ainda, pensar que o que motiva VOCÊ vai motivar os outros na mesma medida e da mesma maneira.

            Novamente entra em cena o papel do autoconhecimento e, principalmente, da proximidade do líder com os demais membros da equipe. É conhecendo as pessoas e conversando frequentemente que os interesses ficarão claros para todos.


Respeito e diálogo são à base do bom ambiente de trabalho. Por esse motivo, outra ação que o líder deve evitar para manter a motivação é…


3. Reprimir o diálogo

            A equipe só fala quando se sente à vontade com seus lideres. Assim, é importante que o líder cultive o habito de respeito e reciprocidade. Nesse caso, o líder tem uma responsabilidade muito grande de cultivar a humildade e estar disponível para os seus liderados – tanto para sugestões quanto para críticas. Isso requer que o líder esteja constantemente se auto-observando e avaliando suas ações: será que eu estou aberto ao que minha equipe tem a dizer sobre o ambiente e condições de trabalho? Estou dando atenção a todos da equipe? Explico com clareza a quais solicitações podemos atender ou não?



            É um exercício com o qual todos têm a ganhar. Nunca se sabe quando poderá chegar uma informação importante para o crescimento da obra, e isso tem a ver com o quarto erro do líder motivador…

4. Excluir a equipe das decisões

            Uma das grandes fontes de motivação é sentir que a obra também pertence ao colaborador. Quando as pessoas da equipe sentem que podem contribuir com a melhora dos processos, ficam mais motivadas a executar suas atividades com maestria. Além disso, sentem-se reconhecidas quando uma boa sugestão dá resultados para a equipe e membresia.




            O líder que não ouve as ideias e sugestões de seus liderados perde uma ótima oportunidade de ganhar em duas vertentes: melhorando os resultados e engajando a sua equipe.



5. Não estar motivado

            Curioso como queremos ver nossos irmãos de equipe motivados e às vezes nós mesmos não estamos engajados com as atividades o dia-a-dia. Isso significa que pouco adianta incentivar a motivação nos outros se você, líder, não é um exemplo de motivação.

            Sabemos que os líderes de hoje lideram principalmente pelo seu exemplo e atitude perante os outros e as situações. Por isso, antes de querer motivar a sua equipe, verifique se você está comprometido com as suas aspirações pessoais e profissionais. Elas fazem sentido pra você? Sua equipe acredita que você trabalha com paixão e grandes objetivos?



            Reflita, reafirme-se no seu propósito e inspire a todos que estão ao seu redor! E se você não quer perder mais tempo e está disposto a avançar rápido, sugiro que converse de modo aberto e franco com seus liderados.




Autor: Mestrekamel

Nenhum comentário:

Postar um comentário