segunda-feira, 13 de março de 2017

A CURA DO CORPO, DA ALMA E DO ESPÍRITO.


A CURA DO CORPO, DA ALMA E DO ESPÍRITO.

Texto: 2 Rs 5.19

Introdução:

        Através do texto lido conhecemos a história de um homem muito conceituoso comandante do rei da Síria, herói de guerra, pois através dele, Deus havia dado livramento aos Sírios dos ataques de Israel. Aos olhos de quem não sabia do seu problema, que era a lepra, diria: Naamã tem tudo para ser um homem realizado,  feliz, honrado e valoroso, pois era muito respeitado por todos. Porém não era bem assim, Naamã tinha um grande problema, a lepra.

1. Naamã tinha uma doença na carne  (v. 1)

*  (a lepra) não era só uma doença biológica, era uma doença preconceituosa. Naquela época o sujeito com lepra, muitas vezes tinha de ficar em local isolado para que não houvesse contaminação com outras pessoas, A lepra  tem uma característica de perda da sensibilidade na pele, e podemos comparar com o pecado. O pecado torna as pessoas insensíveis. E com a insensibilidade ela não vê o pecado como pecado ela se torna orgulhosa e soberba e presunçosa, mas não é só essa doença que Naamã tinha.

2. Naamã tinha uma doença na alma (vs 11,12)

* (O orgulho e a soberba) primeiro por não ser recepcionado pelo profeta pessoalmente “, pensei que ele iria me encontrar, e colocar-se ia de pé e iria invocar o nome do Senhor e ficaria curado  ( v.11)”, segundo  em achar que na sua terra teria rios melhores que os de Israel( v12 ), talvez esse seja o nosso problema ,em alguma situação, achamos que somos importantes ,as vezes por termos um alto cargo , por acharmos que pertencermos a maior  e mais bonita igreja. Ai o seu líder te manda para um a igreja que só tem 10 pessoas lá no fim do mundo.  Então  você diz: não ! eu sou um bacharel em teologia,  como que o pastor presidente me manda para aquela igreja tão pequena tão simples, como vou mostrar quem eu sou? Orgulhoso e soberbo!

3. Naamã tinha uma doença no espírito

* (A idolatria v.17,18) talvez essa seria a pior doença de Naamã  adorar ao deus Rimon (deus do vento e da chuva em Damasco) e hoje vemos crentes caindo em escândalos por causa do deus chamado dinheiro, pessoas que não tem compromisso com a igreja e só pensam em ganhar, ganhar, e ganhar dinheiro, em serem reconhecidos, enfim. Afinal não é só imagem de escultura que é idolatria, mas tudo o que é colocado no lugar de Deus em nossa vida.


Três passos para alcançar a cura que precisamos, seja ela da carne da alma ou do espírito:

1 - A humilhação  
  

(2 Cr 7.14)” Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar...”
Naamã se humilhou deixando sua cidade para ir buscar cura a uma cidade inimiga.
 Humilhado por não ser recebido com honra pelo profeta Eliseu.
 Mergulhar sete vezes num rio que considerava pior que o da sua cidade.




2 - A  obediência e a perseverança


(1Samuel 15.22; Mt 15.21-28) “... Eis que é melhor obedecer do que sacrificar...”
Naamã obedeceu ao  profeta quando lhe  mandou dizer para  ir e mergulhar sete vezes. E ele o fez com perseverança.


3 - A fé


(Lc 7.2-10) O centurião disse: ”Dize, porém,  uma palavra, e meu criado será curado” e  seu criado foi curado pela fé.
Naamã  creu mergulhando sete vezes e ficou curado, do espírito, da alma e do corpo, quando se converteu.


       Seja quem você for ou qual seja a sua função,  sem a humilhação, obediência,  perseverança e a fé, não vamos conseguir nada do que precisamos, portanto, se precisar se humilhar,  se humilhe, se precisar pedir perdão, peça, se precisar pedir  desculpa, peça, e se Deus quiser agir em uma das áreas de sua vida, não questione, submeta-se, pois Ele sabe o melhor método de agir e nossa vida.



E ENTÃO VOCÊ VAI PERSISTIR OU DESISTIR?

Nenhum comentário:

Postar um comentário