quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

ORIGENS E CONSEQUÊNCIAS DA ILUSÃO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE



  POR: MESTREKAMEL

                Esse movimento foi fundado pelo Pastor Essek William Kenyon (1867-1948) que apesar de ter boas intenções e pastorear muitas igrejas, foi influenciado pelas seitas: ciência da mente, ciência cristã e metafísica, essas seitas negavam a existência da matéria, sofrimento humano e das enfermidades, utilizando a confissão positiva. Mais foi com Pastor Kenneth Hagin que a teologia da prosperidade ficou famosa, ele nasceu em 1917 com um problema no coração que o deixou inválido por 15 anos, em 1933 converteu-se e no ano seguinte foi curado, a partir de então, começou a pregar, até que em 1937 estudando os escritos de Kenyon, entendeu de forma equivocada o plano de Deus para o seu povo, se tornou o maior divulgador da famigerada teologia da prosperidade.


SUAS DOUTRINAS:  IGUALAM SUA AUTORIDADE COM A AUTORIDADE BÍBLICA (O FAMOSO DETERMINAR).
Resposta Bíblica- Devemos nos submeter à vontade do Senhor e não a nossa, a criatura não manda no Criador Soberano (Rm- 9:16, 20; Mt- 6:10 e 1Pe – 5:6).



 DESPREZO PELA COMUNHÃO (SÓ BUSCAM A DEUS POR INTERESSES).
 Resposta Bíblica- O Senhor não é um objeto, o maior mandamento é amá- lo sobre todas as coisas (Mt-22:36-38 e Mt-6:33).

 DESPREZO PELA SALVAÇÃO (AMAM MAIS AOS BENS TERRENOS DO QUE AS COISAS DO SENHOR).
Resposta Bíblica. Não podemos ser fanáticos; devemos estudar trabalhar se divertir etc., Mas não podemos esquecer que não somos deste mundo, portanto não devemos nos prender a ele (1Jo- 2:15-17 e Lc- 17:28-33).


 CAMPANHAS EGOÍSTAS (VENDEM AS BÊNÇÃOS E FAZEM COM QUE O POVO DE DEUS SE TORNE MATERIALISTA E EGOÍSTA).
Resposta Bíblica-Esse assunto é polêmica, mas não me acovardo, sei que a bíblia permite propósitos para alcançar alvos, mas não podemos fazer disso um vício, doutrina ou até mesmo como a maioria está fazendo, comércio da fé. Estamos na graça e, portanto a nossa doutrina é baseada no novo testamento, a nova aliança nos ensina a fazer propósitos de oração em favor do próximo e não só a favor de nós, o mais interessante é que; campanha de caridade, mudança de caráter, etc..., Os mercadores não querem fazer. Os pregadores da prosperidade, só ensinam o egoísmo, e isto (egoísmo) definitivamente não tem nada a ver com o evangelho de Cristo (At- 12: 5-12 ; at 1:14 e Fp- 2:4). Obs: o modelo do novo testamento é o propósito de oração.


O CRISTÃO NÃO PODE ADOECER (SUPER- CRENTE).
Resposta Bíblica- Deus é poderoso  para curar ou fazer qualquer coisa, mas não impede que o cristão tenha dificuldades ou fique doente, no novo testamento temos exemplos disso (1 Tm- 5:23 e Tg-5:14).


 NEGAM O SOFRIMENTO (PENSAMENTO POSITIVO).
Resposta Bíblica- O tempo de reinar no mundo físico é na volta de Cristo, enquanto isso temos de suportar as aflições do evangelho a Bíblia ensina que o sofrimento faz parte da caminhada cristã (Fp-1:29 ; 1Pe- 4:12-16 ; Mt- 16:24-25 e Jo- 16:33).



 BUSCA POR RIQUEZAS (AVAREZA GOSPEL).
 Resposta Bíblica. Os lobos da prosperidade ensinam que a riqueza é a maior demonstração da aprovação e do poder de Deus. Ora! se isto for verdade estamos perdidos, pois o número de ímpios ricos é muito superior ao de crentes abastados. Na verdade reconhecemos que o nosso Deus é poderoso e abençoador, porém Cristo nos ensina que as riquezas atrapalham a salvação. “E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas. Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Lucas – 19:24-25). Portanto devemos buscar primeiramente o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas, sabendo que o sinal da aprovação de Deus é a fiel obediência à palavra e a frutificação (2 Pe- 2:1-4 / 1 Tm- 6:10).



IDOLATRIA A LÍDERES E A OBJETOS.
 Resposta Bíblica.
Vivemos em mundo capitalista, onde a busca por bens materiais se tornou o alvo da sociedade, a teologia da prosperidade é capitalista, pois ensina justamente isto, e como no capitalismo selvagem as pessoas não tem tempo para nada, pois vivem na correria. Os adeptos da teologia da prosperidade na ambição de prosperar, se lançam na correria capitalista, ficando sem tempo para orar, cultuar a Deu se estudar as escrituras, Caindo no projeto do diabo que é fazer; “crentes distraídos e fadigados”, que além de perder a comunhão com Deus, ficam nas garras dos falsos líderes, estes por sua vez farão deles negócio e os prenderão a uma dependência espiritual enorme.  Eles (crentes) obedecem cegamente aos falsos líderes em tudo, tornando a palavra do homem e os objetos das campanhas mais importantes que a oração; Palavra de Deus e até mesmo que o próprio criador, o que se configura em idolatria (Mt-4:4, 10; Mt- 15:9; 2Pe-2:1-4).


                FINALIZAÇÃO:

Não sou adepto da teologia da miséria, creio no poder de Deus, no sobrenatural, nas bênçãos Divinas vindas pela graça, pelo estudo, como também pelo trabalho, e não em leilões gospel, creio na doutrina Bíblica e não nesta que é a maior apostasia de nossos dias (A teologia da prosperidade).  Observem que a maioria dos escândalos evangélicos tem origem financeira; seria isso coincidência? ou a maldição da teologia da prosperidade que tira a espiritualidade da igreja, prendendo a mesma na terra?(Lc- 17:1). 

JESUS ESTÁ VOLTANDO, PREPARA-TE! “FUJAM DOS MERCADORES DA FÉ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário