terça-feira, 5 de julho de 2016

PRIMÍCIAS A VERDADEIRA HONRA AO DEUS VIVO



“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. ” (Pv 3.9-10).

Salomão  fala sobre os nossos bens e também sobre as primícias da nossa renda para a honra do Senhor. As primícias dizem respeito aos primeiros frutos; primeiras produções; primeiros lucros; primeiros sentimentos, primeira parte do tempo.

Primícias não tem nada a ver com dízimo.

O dízimo é um mandamento, que obedecido traz proteção e move as mãos do Senhor para abrir as janelas dos céus, mas as ofertas e as primícias são honras diretas a Deus. 


As Escrituras nos mostram a importância que Deus dá ao nosso ato de entregarmos a Ele as nossas primícias, cuja definição é: “a primeira parte de algo. Deus quer e deve ser o Primeiro em nossas vidas. Mas a primícias tem que vir de um coração alegre e não avarento. Ela não pode ser dada com tristeza, mas com alegria.

Olha só a promessa de Deus para nós: e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. 

A QUEM DEVEMOS ENTREGAR AS PRIMÍCIAS E AONDE

Neemias 10:35)? Que também traríamos as PRIMÍCIAS da nossa terra, e as PRIMÍCIAS de todos os frutos de todas as árvores, de ano em ano, à CASA DO SENHOR. ?
De acordo com Neemias as PRIMÍCIAS deverão ser trazidas para CASA DO SENHOR.
Alerta: Olhe o que o Senhor está falando para nós através do profeta Malaquias:
6 O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome? 7 Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível. 8 Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 1:6-8

Será que temos dado o melhor para Deus; ou temos levado para o Senhor coisas desprezíveis? E isto inclui o nosso louvor e a nossa adoração. Será que o Senhor tem se agradado de nós?
 

"Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo. Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês", diz o Senhor dos Exércitos, "e não aceitarei as suas ofertas. (Malaquias 1.10) ...O Senhor fala que é melhor alguém fechar a porta do templo, do que darmos ofertas de primícias sem valor e que não honram a Deus.

"Mas vocês o profanam ao dizerem que a mesa do Senhor é imunda e que a sua comida é desprezível. E ainda dizem: ‘Que canseira! ’ e riem dela com desprezo", diz o Senhor dos Exércitos. "Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos? ", pergunta o Senhor.
Malaquias 1:12,13


A primícias de cereais não pode ser aquele feijão vencido, todo furado, com gorgulho e duro, aquele arroz que já está velho e perto de estragar, aquele fubá com saco furado e que está sujando sua despensa por isso você quer se livrar logo dele. Ei, o estragado se joga fora, não se leva à casa do Senhor para compor a cesta básica do seu próximo. Você come manteiga da boa, mas leva como primícias a margarina mais inferior e mais barata do mercado. Deus separou para você o melhor... dê o melhor. A primícias do agasalho, não é você levar aquela camisa que já caíram todos os botões, ou aquela calça que enguiçou o zíper. Essa atitude não honra o Senhor. Essa atitude é desprezível e não agrada a Deus. Que suas primícias sejam santas.

          Na carta aos romanos o apóstolo Paulo está nos ensinando que quando santificamos a primeira parte, o melhor ao Senhor, todo o restante fica santificado.  Se é santa uma parte da massa que é oferecida como as primícias dos frutos, a massa toda igualmente o é; se a raiz é santa, todos os ramos também o serão.  (Rm 11.16) ...isto não apenas explica o que são as primícias, mas também nos mostra o poder que elas têm de santificar o restante daquilo de onde foram tiradas.
 
Jesus está observando a igreja e a forma como o povo oferta:

 “Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento. ” (Lucas 21.1-4).
Vemos aqui, Jesus sentado em frente ao lugar onde eram colocadas as contribuições. O Senhor  observa o nosso interior. Como está o nosso coração quando tiramos algo para Deus? Será que nosso coração se alegra quando temos que tirar o melhor; ou ele fica triste e avarento?  O que o Senhor tem visto em nosso interior? Deus te observa em todos os lugares. Jesus estava observando aquele povo ofertar e olhe o que Ele viu? Ricos ofertando apenas o que sobrava e uma pobre viúva colocando no gazofilácio, apenas duas pequeninas moedas de cobre, de pouco valor. Não era o valor em si que importava para Jesus, mas a disposição do coração. Quem possui mais não é melhor do que aquele que tem menos condições, ainda que tenha a capacidade de ofertar mais. Jesus mostrou isso para os discípulos e disse que a oferta daquela viúva foi a maior de todas.

CONSEQUÊNCIAS ESPIRITUAIS DA NÃO OBSERVAÇÃO DA LEI DAS PRIMÍCIAS

“Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao Senhor; irão para o seu tesouro”. – Josué 6:18,19

Os israelitas estavam proibidos de apropriar-se de qualquer coisa em Jericó. Os tesouros deveriam ir para o templo e as demais coisas (chamadas de coisas condenadas) deveriam ser destruídas. Assim como o primogênito da jumenta que não podia ser sacrificado e tinha que ser resgatado ou desnucado, assim também Deus especificou o que queria que fosse dedicado a Ele e o que fosse destruído. O importante não era achar um uso para aquelas coisas, e sim não tocar nas primícias do Senhor. E o exército de Israel obedeceu à ordem que lhes fora dada: “Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do Senhor”. – Josué 6:24


Mas um soldado chamado Acã desobedeceu à ordem divina: “Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel”. – Josué 7:1

A consequência de se quebrar este princípio, foi que a bênção para as demais conquistas foi retirada de sobre Israel. Eles foram derrotados na próxima batalha que exigia muito pouco deles, pois a Lei das Primícias não foi obedecida. Quando se santifica ao Senhor as primícias de algo, santifica-se também o restante. Quando se rouba a Deus nos primeiros frutos, perde-se a sua bênção no restante.

Este princípio funciona em todas as áreas. Ao separarmos um tempo pela manhã para buscarmos a Deus, e oferecermos em nosso devocional as primícias do dia, estamos santificando o restante dele ao Senhor. Quando separamos o dízimo, e aplicamos a Lei das Primícias dando a Deus a PRIMEIRA décima parte da renda, estamos santificando as outras nove partes restantes que ficam em nosso poder.

Por outro lado, quando pensamos somente em nós mesmos, e não nos preocupamos com as coisas do Senhor, ferimos sua primazia e perdemos suas bênçãos. É o que ocorreu nos dias de Ageu, quando ele profetizou que o povo só se preocupava com suas casas enquanto a Casa do Senhor estava em ruínas. E justamente por colocarem-se a si mesmos em primeiro lugar e deixar Deus por último (ou de fora) é que perderam as bênçãos divinas.



Não se prenda a bens materiais. Tudo vem de Deus e tudo pertence a Ele.


“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. ” (Mt 6.33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário