quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Qual o motivo de Moisés não ter entrado na Terra Prometida?



A resposta a esta pergunta encontramos no livro dos Números no Antigo Testamento A narrativa Bíblica desse acontecimento se encontra em Números 20, 2-13, repetido do texto paralelo de Êxodo 17,1-17, que não fala do castigo de Moisés e Aarão, deixando um ar de mistério na compreensão da falta de Moisés de Aarão.

Examinemos os fatos como são descritos no livro dos Números:

O povo estava murmurando e pedindo água, pois não havia água potável na região do deserto em que eles estavam. Deus, então, diz a Moisés:

 “Números 20,8- Toma a vara e reúne a comunidade tu e teu irmão Aarão. E em seguida e sob os olhos deles, dize a este rochedo, que dê as suas águas. Farás, pois, jorrar água deste rochedo, e darás de beber a comunidade e aos seus animais” (Bíblia de Jerusalém)

No entanto Moisés desobedece à ordem de Deus e O desagrada vejamos o texto de: Números 20,10-11:

Moisés e Arão reuniram a assembleia diante do rochedo, e em seguida ele lhes disse: Ouvi, agora, rebeldes: faremos nós jorrar água, para vós deste rochedo? Moisés levantou a mão e com a vara feriu o rochedo duas vezes, a água jorrou abundantemente; e a comunidade e os seus animais puderam beber. ” (Bíblia de Jerusalém)

Interpretando o fato podemos dizer que Moisés teve três atitudes que desagradaram a Deus:

1- Falou de forma irada (v.10) – “Ouvi, agora, rebeldes”

2- Deixou os sentimentos errados tomarem conta do seu coração e usurpou o lugar de Deus (v.10) – “faremos nós jorrar água, para vós deste rochedo?

3- Agiu com violência e de forma contrária a ordem dada por Deus (v.11) – “? Moisés levantou a mão e com a vara feriu o rochedo duas vezes, ”

Por estas atitudes inusitadas de Moisés aconteceu a sentença de Deus, vejamos o texto de Números 20,12:

“Então Iahweh disse a Moisés e a Aarão: “Visto que não crestes em mim, de modo a me santificares aos olhos dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar esta assembleia na terra que lhe dei. ” (Bíblia de Jerusalém).


Quero finalizar este estudo fazendo uma reflexão que talvez poucos estudiosos da palavra tenham percebido:
                Notem que mesmo Moisés tendo desobedecido a Deus o milagre aconteceu não pela vontade de Moisés, mas, sim pela necessidade do povo. Hoje, podemos ver que em muitos ministérios onde seus líderes têm ou mantêm uma postura equivocada milagres tem acontecidos porque Deus zela por sua palavra e não resiste diante de um coração contrito.

Quanto a tais líderes a palavra de Deus adverte:


“Mt. 7: 21Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor! ’ Entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres? ’ 23Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais o mal. ” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário