segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PORTAS BERTAS


QUAIS SUAS SIMBOLOGIAS

Texto Bíblico: Apocalipse 3.7-13

Sexta carta, à igreja de Filadélfia 
7. Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 8 Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. 9. Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. 10. Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11. Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


                        Introdução: É notório que o texto é profético, porém, há algo de prático que não podemos deixar passar desapercebido que é o fato de que só Jesus tem poder para abrir e fechar portas.
                        Amados! Jesus nos conhece, assim como conhece nossas obras, virtudes, defeitos e fraquezas, sendo assim, jamais nos colocaria em uma obra a qual não pudéssemos corresponder à altura do que nos for designado.

Simbologia textual.


1.     CHAVE (3:7): É um instrumento de poder (unção, dons, etc).
Ao nos outorgar poder para abrir ou fechar portas espirituais ou não o Senhor Jesus através do Espírito Santo revesti-nos  com unção, dons e autoridade para o êxito destas tarefas.



2.     PORTA ABERTA (3:8): Ministérios (obra).


Devemos encarar nossos ministérios como portas abertas tanto no físico quanto no espiritual, uma vez que, O Senhor Jesus por sua graça e misericórdia nos convocou para sermos seus embaixadores em favor de seu Reino.


3.     COROA: (3:11): Existem dezenas de coroas, todas, entretanto, denotam a afirmação do estatuto de quem a usa. Na cultura judaico-cristã, há basicamente a coroa real, a coroa sacerdotal, ambas atribuídas por Deus, e a coroa atribuída como prêmio pelo rei a atletas vitoriosos, como um reconhecimento de seu esforço, sendo uma recompensa por uma façanha ou méritos excepcionais.



  • Recompensa esta é simbologia da COROA no sentido espiritual, porém, note que no vs. 11 há uma advertência quanto a posse desta benção, ou seja, devemos nesta jornada terrena construir uma carreira espiritual mediante as ações do nosso corpo fisico em consonância com nossa alma (psique “Alma” é a união do corpo com o fôlego de vida, ou seja, a pessoa como um todo. Uma pessoa viva. Veja Deuteronômio 10:22: “Com setenta almas [pessoas], teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão.”
  • A “alma” e o “espírito” são parecidos na maneira pela qual são usados na vida espiritual do crente. Eles são diferentes em sua identidade. A “alma” é a visão horizontal do homem com o mundo. O “espírito” é a visão vertical do homem com Deus. É importante compreender que ambos se referem à parte imaterial do homem, mas somente o “espírito” se refere à caminhada do homem com Deus. A “alma” se refere à caminhada do homem no mundo, tanto material quanto imaterial.




Conclusão: Precisamos nos convencer de que as portas abertas são bênçãos que Deus tem para nossas vidas.
Autor: Prof. Robison Castro
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário