terça-feira, 1 de setembro de 2015

O PERIGO DOS PECADOS E PENSAMENTO OCULTOS (Definição sobre pecado oculto e pecado por pensamento)


Um assunto de suma importância da qual quase ninguém fala sobre ele, é o que pode definir ou não as bênçãos e o futuro para a vida eterna. É a causa de muitas derrotas e fracassos, o que está escondido e camuflado traz a retenção das bênçãos e os pensamentos podem nos distanciar de Deus, a bíblia trata como uma ação feita, não existe distinção. O conhecimento desse assunto pode ser o ponto chave para mudar de vida, porque sem ambos, conseguimos espaço para Deus agir, escutarmos muito mais sua voz e pode definir também nosso caráter, entre outros muitos benefícios.

Temos muitos relatos no Velho Testamento sobre pecado oculto, suas consequências foram agravantes: “Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém. ” Deuteronômio 27:24. “Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe” Efésios 5:12, ou seja, é indecente, traidor, infame e nojento. Até quando fazemos acepção de pessoas isso é repudiado pelo Senhor: “Certamente vos repreenderá, se em oculto fizerdes acepção de pessoas. ” Jó 13:10.

Como não é um assunto mais falado ou explanado como antes, o acumulo prolongado daquilo da qual foi feito em oculto, pode acarretar em sérios danos ao tomar a Santa Ceia, o texto de 1Co 11:27 apresenta uma advertência muita seria, tornar culpado perante Deus é um grave pecado: “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. ” Lucas 12:2. A palavra sagrada fala mais: “Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. ” Lucas 12:3.

Em Levítico é dado uma lista de coisas que se fazia em oculto, o resultado era algo desastroso que atingia todo o povo, “Será, pois, que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou” Levítico 5:5. Em números 5:13 o Senhor é mais rígido sobre pecado oculto, principalmente quando se tratava de adultério.

O senhor também fala que aquilo que esta oculto será revelado fora o fato da qual todas as coisas são anotadas no Livro de Deus e no julgamento final virá à tona. “Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. ” Marcos 4:22. O apostolo Mateus também fala sobre isso: “Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.” Mateus 10:26.

O salmista também expressa sobre esse assunto: “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. ” Salmos 19:12-13, o salmista está pedindo perdão de seus pecados ocultos. Na luz da face do Senhor sabe o que está escondido. “Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto. ” Salmos 90:8.

Os pensamentos também é algo gravíssimo, para Deus não existe diferença entre o pensamento e o ato feito, já vi pessoas ensinando que pode pensar o que quiser que não é errado, nem pecado porque não aconteceu aquilo da qual pensou, mas Deus nos ensina totalmente ao contrário: “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Atos 8:22″.

“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:3″. Mesmo no Velho Testamento o Senhor faz um grande alerta: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. ” Gênesis 6:5.

O Senhor faz uma distinção entre o ímpio e aquele que o serve, deixe o ímpio com seus maus pensamentos, isso não deve ocorrer com seus escolhidos: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. ” Isaías 55:7, o profeta Isaias explana bem isso, aquilo o que Deus pediu par escrever sobre esse assunto ele o fez: “Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. ” Isaías 59:7.



“Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos; ” Isaías 65:2 e “Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha Glória” Isaías 66:18.
Deus fala a Jó que conhece seus pensamentos e o intento do mesmo: “Eis que conheço bem os vossos pensamentos; e os maus intentos com que injustamente me fazeis violência. ” Jó 21:27.
Jeremias faz um alerta ao povo de Deus sobre esse pecado que estava afastando eles de Deus: “Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniquidade? ” Jeremias 4:14. Todo e qualquer ato acontece primeiramente na mente (pensamento) para depois se concluir o ato: “Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações? ” Lucas 5:22. Arrazoar significa raciocinar e praticar.
Jesus fala muito sobre isso e nos evangelhos encontraram seus ensinamentos sobre esse pecado: “E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? “Lucas 24:38, Marcos fala: ” Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, ” Marcos 7:21-23.

A muitos séculos atrás Deus vem mostrando as consequências desse pecado e nos ensinando para que possamos voltar nossos pensamentos Alceu é certo e bom, porque ao contrário disso, o mal irá se enraizar: “O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, ” Provérbios 6:18, ele ainda continua: “Abomináveis são para o SENHOR os pensamentos do mal, mas as palavras dos puros são aprazíveis. ” Provérbios 15:26.

Deus mostra que pensamentos impuros e maus terão consequências trazidas pela pessoa: “Andam inquirindo malícias, inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um deles, e o coração, são profundos. Mas Deus atirará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos. ” Salmos 64:6-7. “Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? ” Tiago 2:4.

A bíblia nos fala que tudo aquilo que contamina ou a mentira não poderá entrar no céu, aquilo daquele fazemos e ocultamos ou pensamos está escrito livro de Deus, e esse mesmo livro será aberto e tudo será revelado: “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. ” Apocalipse 21:27.

A leitura da palavra sagrada, orar sem cessar, jejuar e seguir os princípios deixados pelo Senhor nos distanciam dos pecados ocultos ou de pensamentos impróprios. A recompensa vai muito além de nossa compreensão, tudo o que existe em nós possa ofertar ao Senhor, seremos chamados de amigos e nosso pai celestial irá nos coroar. “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.”Mateus 16:25. 

Espero que este estudo possa de alguma forma ajuda-los na compreensão destes tipos de pecados que estão passando despercebidos pela maioria da membresia e líderes da igreja do Senhor Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário