sábado, 14 de março de 2015


FUGINDO DA IRA FUTURA DE DEUS





Nós sabemos que Deus é um Deus da Aliança primeiro com Israel e depois com toda a humanidade. Aliança significa sempre duas partes. A “ira de Deus” é, primeiro de tudo, um modo antropomórfico (de forma semelhante ao homem) para descrever o que acontece quando Israel, e a humanidade em geral, não cumpre o seu compromisso e abandona  a Deus,  A “ira” de Deus se faz presente, condena a atitude humana. De fato o termo tem muito a ver com juízo e este com a escatologia (estudo sobre o fim dos tempos), com o juízo final. Os autores sagrados encontraram esse modo humano para descrever o comportamento divino diante das pessoas que não seguem a Lei, que não obedecem aos preceitos. A ira de Deus se manifestará sobretudo nos últimos tempos e talvez, nesse sentido, é ira futura. Trata-se da “ira” de um juiz que administra a justiça.

            A palavra “ira”, em hebraico é o mesmo termo usado para “face”, “nariz”. Portanto “ira” tem a ver com “presença de Deus”, com “estar face-a-face” com Deus. Deus, de fato, julga as nossas ações. Contudo, prestemos atenção: Deus não é um ser humano e não potemos atribuir a ele as fraquezas humanas. Por isso, a “ira de Deus”, conforme descreve a Bíblia, não é uma coisa arrogante, moralmente ignóbil, desenfreada, irritável, como acontece com a ira humana. A ira divina se manifesta somente quando se trata de uma reação justa em relação ao comportamento humano errôneo.

Texto: Apocalipse 5:9 "e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação" Apocalipse 6:1 "Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!"

A humanidade sempre se manteve num estado de rebeldia contra Deus. O estudo do Apocalipse nos revela que chegou a hora de uma intervenção de Deus na História da humanidade. O Senhor vai estabelecer o Seu Reino. Olha o que Deus está dizendo à Igreja: Apocalipse 3:10 "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra."

Hoje, vamos começar a estudar a respeito da hora da provação, que já está sobre o mundo inteiro. A partir do capítulo 6 até o 19, o Senhor revela que haverá um período de provação, chamado Dia de Jeová, quando o Seu Juízo e os Seus Planos se consumarão. Mas, graças a Deus, a Igreja será guardada das calamidades que sobrevirão ao mundo inteiro.

Este evento, do qual Deus disse que guardará a Igreja, tem a ver com a segunda vinda de Cristo e com aquelas setenta semanas do Livro de Daniel. Vamos recordar Daniel 9:24 "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos."

Vê que Israel, o povo judeu, estará fazendo parte desse sofrimento e dessa luta titânica. O Senhor diz em Jeremias 30:7 "Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela." Ele está falando do Dia de Jeová, O DIA DO SENHOR. Deus vai permitir, num certo momento, que o mundo inteiro se volte contra Israel, quando então o Senhor a salvará.

As nações gentias também sofrerão o derramamento da ira de Deus, por causa da sua rebeldia contra o Criador. (Zacarias 14:3). Esse tempo será chamado também de grande tribulação, que vamos estudar mais tarde.
Quando se lê sobre as guerras, as devastações, as situações de calamidade, pergunta-se: ‘E a Igreja de Jesus?’ Segundo a Bíblia Sagrada, nós cremos, e gostaríamos que todos cressem também, que a Igreja de Jesus estará livre da ira vindoura, mediante a ressurreição, a transformação e o arrebatamento da Igreja por Jesus.

João 14:1-3 "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." Portanto, não estaremos debaixo do Juízo da ira de Deus, e sim na morada que o Senhor preparou para a Sua Igreja. Glória a Deus por isto! (Romanos 5:9, 1 Tessal. 1:10, 4:16-18, 5:9).





Apocalipse 6:1 "Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!" João diz que viu o Cordeiro. Quem era a figura do Cordeiro? A figura de Cristo Glorificado. João estava vendo algo impressionante, que mostrava firmeza e autoridade. O que Deus queria que a terra ouvisse, saia de uma voz firme, de autoridade: “Vem!” A voz dos anjos e a voz de Deus sempre são comparadas ao trovão.

Apocalipse 6:2 "Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer." Quem é o Cavaleiro que está neste Cavalo Branco, e que sai vencendo para vencer? O cavaleiro é o TODO-PODEROSO, JESUS CRISTO!

São quatro os cavalos descritos por João – o branco, o amarelo, o vermelho e o preto. Cada um dos respectivos Cavaleiros tem uma missão. O Primeiro é o mais importante, o Cavaleiro do Cavalo Branco, Jesus! Este cavalo branco é um símbolo, pois os heróis romanos, nos cortejos triunfais, para mostrar o seu êxito, sua vitória, montavam num cavalo branco e desfilavam na frente do exército. O cavalo branco simboliza a vitória!

Deus está mostrando à Sua Igreja que não pode haver triunfo nem vitória fora de Cristo. O Cavaleiro do cavalo branco é Jesus, mostrando a sua vitória sobre a guerra. Mas, que guerra, Pastor? A guerra sobre o pecado, sobre o diabo, sobre a morte. EM CRISTO A VITÓRIA É PROCLAMADA! ,

Apocalipse 6:2 "... e o seu cavaleiro com um arco...” João viu que Ele tinha um arco. Ora, para que serve o arco?’ Para atirar flechas. Quais são as setas deste arco? É A PALAVRA DE DEUS! (Salmos 45:4-5).

Apocalipse 6:2 "... e foi-lhe dada uma coroa...” O que esta coroa simboliza? REINADO, MAJESTADE. CRISTO É O REI DO REIS!

Apocalipse 6:2 "... e ele saiu vencendo e para vencer." O SENHOR VENCEU A MORTE, VENCEU O PECADO, VENCEU SATANÁS. (Lê 1 Coríntios 15:25). O inimigo, a doença, a crise financeira, a crise familiar, a depressão, a angústia, o medo, as prisões emocionais têm que estar anulados, debaixo do teu pé. É assim que convém que seja, porque a vitória é perfeita e absoluta! JESUS VEIO PARA VENCER! ,

Amado, não faças da igreja e da obra de Deus um complemento da tua vida, com desculpas como: ‘Ah, eu trabalho, eu sou pai, eu sou mãe... Cristo não é o complemento – CRISTO É A RAZÃO DA NOSSA VIDA! CRISTO É O SER PERFEITO EM NÓS! (João 14:12-15, João 15:16 João, 16:23).
1 Coríntios 3:21-23 "Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.".



Se o presente é teu e o futuro também, podes mudar o teu presente para que o teu futuro seja grande... seja gracioso, seja radiante. Tudo é vosso, seja presente, seja futuro, seja vida, seja morte. O que o Senhor diz é absoluto, definitivo e eterno. NO NOME DE JESUS, CRÊ, TUDO É TEU!

Olha o que diz Hebreus 7:25 "Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Esta salvação total não se refere apenas a ser salvo do inferno, salvo da ira. Não. Esta salvação total é também o salvar tirando as necessidades, tirando as prisões, tirando os medos, as depressões, as faltas... DEUS PODE SALVAR-TE TOTALMENTE!

Olha o que diz Jeremias em Lamentações 3:21 "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." O que o mundo espera? NADA! Mas esta Palavra traz à memória o que pode te dar esperança. Tu não sabias que podias mudar o teu presente e teu futuro para melhor! A Bíblia diz: ‘... o presente é teu, o futuro também é.... A VIDA É TUA! EU CREIO NESTE CAVALEIRO DO CAVALO BRANCO, EM MEU FAVOR, EM TEU FAVOR! EM FAVOR DA IGREJA DE JESUS!

Eu queria falar-te ainda um pouco das Lamentações de Jeremias, porque ele diz: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." O que é que pode me dar esperanças? JESUS E SUAS PROMESSAS! Sim, porque, será que o INSS pode me dar esperança de alguma coisa? Não. O sistema econômico vigente em nosso país pode nos trazer esperança? Não. O sistema político pode nos trazer esperanças? Não!

Jeremias, lamentando e chorando, diz alguma coisa importante em Lamentações 3:52-58 "Caçaram-me, como se eu fosse ave, os que sem motivo são meus inimigos. Para me destruírem, lançaram-me na cova e atiraram pedras sobre mim. Águas correram sobre a minha cabeça; então, disse: estou perdido! Eu sei, eu sei que águas está correndo sobre a cabeça de alguém agora... Águas correndo sobre a cabeça significa que a qualquer momento a pessoa pode afogar-se. E há muita gente que disse: ‘Eu estou perdido...’ MAS NÓS TEMOS UM NOME PRECIOSO! Vs. 55-58 “Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome. Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor. De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas. Pleiteaste, Senhor, a causa da minha alma, remiste a minha vida."

Se tu estás estabelecendo uma vida sólida na Igreja, se não está aqui só de brincadeira, mas faz disto a razão da tua vida, e se eventualmente estás passando por um momento desse, no profundo da cova, com água em cima da cabeça, com pedras contra ti, dizendo: ‘Estou perdido!’... então, lembra-te que Jeremias disse: ‘EU INVOQUEI O TEU NOME, TU ME OUVISTE, TU DISSESTE NÃO TEMAS, TU PLEITEASTE A CAUSA DA MINHA ALMA, TU REMISTE MINHA VIDA, TU ME SALVASTE!

O Senhor diz: ‘Não temas! Não temas.’ E quando Ele diz não temas, é porque a resposta já chegou. ELE SAIU VENCENDO E PARA VENCER




Autor: Prof. Robison Castro (Mestrekamel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário