quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015



A inveja e suas consequências




Texto base: Gêneses 4: 1 a 14


Introdução: Caim ao matar Abel permitiu que o inimigo dominasse sobre sua vida através da inveja após ter sua oferta rejeitada, este motivo fútil o levou a cometer o primeiro o homicídio na história da humanidade. Vejamos as consequências do ato de Caim dominado pela inveja.  
·         A covardia Gn 4:8 (covardemente arquitetou e executou o plano para matar seu irmão) obs: podemos matar uma pessoa somente com nossas atitudes entre elas as que possam estar relacionadas á inveja. (cuidado, pois um irmão ferido é pior do que uma cidade com portões de ferro e ferrolhos de bronze Pv 18:19).

·         A mentira Gn 4: 9 (a inveja leva à mentira e consequentemente     a perda da harmonia da intimidade com Deus).  E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?  cheio de inveja, matou o próprio irmão, Abel, e continuou a vida como se nada de mais tivesse acontecido. Quando o Senhor lhe pediu contas, ele retrucou, com muito cinismo: “Sou eu, porventura, guardador do meu irmão?” (Gênesis 4:9).Quando uma família se transforma em vários egocêntricos vivendo juntos, o inferno se instala. Instala-se o inferno de ciúmes, da inveja, do ódio, da agressão, do fratricídio. Pior do que matar o corpo é aleijar a alma. É destruir a auto-estima. É ridicularizar o autorrespeito. É estimular a depressão. É contribuir para a autodestruição. Pior do que inferno são famílias formadas de inimigos. Ao dizer que devemos “levar as cargas uns dos outros”, o Senhor afirma que somos guardadores dos nossos familiares. Ao recomendar que, na “hora, devemos dar preferência aos outros, a Bíblia determina o ambiente de cooperação e responsabilidade que deve prevalecer em nossa família. E na família da igreja. A pergunta de Jeová deve permanecer em nossa consciência insistentemente. O guardador preocupa-se com o bem-estar do guardado. Providencia-lhe o necessário. E, o que é mais importante, o guardador cristão intercede pelo irmão, como se estivesse orando por si mesmo. “onde está teu irmão?”é importante não fugir desta pergunta.

·        A maldição  Gn 4: 10 a 12, a palavra de Deus adverte que a inveja traz consigo maldições; Improdutividade: materiais e espirituais Gn- 4:12.




Autor: Professor Robison Castro Barros                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário