NOIVA DE CRISTO OU
MERETRIZ
A
figura do casamento é usada frequentemente nas Escrituras para representar a
relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de
Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao
compreender a riqueza desse símbolo, daremos mais importância à obediência no
dia-a-dia.
Você é Noiva ou meretriz?
Ap
22:17a: “E o Espírito e a noiva dizem: Vem”. – Vemos na Bíblia que a Igreja é
comparada a uma Noiva, sendo Jesus o Noivo e que acontecerá como que um
casamento: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas
são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19:7).
Infelizmente
nem todos que estão dentro da Igreja, ou se dizem cristãos, estão no grupo da
“noiva” de Cristo. Jesus disse isso em Mateus 7:21: “Nem todo o que me diz:
Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu
Pai, que está nos céus”. Com base nisso me veio essa reflexão e eu pergunto:
Vejamos algumas diferenças entre noiva e meretriz:
1) Noiva ama. Mt 22:37: “E Jesus
disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua
alma, e de todo o teu pensamento”. Além de amar, a noiva se entrega. Amar nem
sempre será apenas sentimento, pois muitas vezes temos que “decidir” amar, e
outras vezes temos que “escolher” amar, isso porque os nossos sentimentos
oscilam demais e não são confiáveis.
2)
Meretriz é interesseira. Tg 4:3:” Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em
vossos deleites”. Ai está uma grande e triste realidade, que podemos comparar a
uma meretriz buscar a Deus somente por interesses pessoais e egoístas, não são
as formas corretas de se relacionar com Ele. Pode até ser que alguém se achegue
a Deus para Ele resolver seus problemas, mas essa motivação não pode ser para a
vida toda, pois à medida em que o relacionamento se firma, o interesse tem que
se transformar em amor. A oração é uma das formas de mantermos comunhão com
Deus, mas se fizermos isso com intenção e de forma errada, será de pouco
proveito, pois muitas vezes a pessoa se engana, dizendo que é para Deus ou para
as pessoas, enquanto na verdade não passa de um sentimento egoísta e de
interesse pessoal.
Então se você vai
ao culto, lê a Bíblia, ora, jejua, faz as coisas para Deus motivado pelo amor a
Ele, você saberá que é “noiva”; mas se faz essas coisas somente com interesses
egoístas e pessoais, você sabe que é “meretriz”.
3) Noiva assume e mantém o compromisso. Ap
2:10b: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Compromisso vai além
de responsabilidade.
O
compromisso é uma consequência do amor. Assumir compromisso com Deus é se
comprometer com Ele ao ponto de fazer aquilo que Ele deseja com alegria, com
liberdade e com entusiasmo. E quando assumir esse compromisso, decide ser fiel
a Ele sem ter “caso” com o diabo, o mundo e o pecado. É Por isso que crente
fiel não faz, não vai e não vive igual ao mundo. Por assumir compromisso com
Deus, a noiva é e faz o que é preciso e exigido desse compromisso, como por
exemplo: ir aos cultos regularmente e com alegria; orar, jejuar e ler a Bíblia
não será um peso, mas uma alegria e prazer constante.
4)
Meretriz tem caso e aventura. Pelo fato de
a amante ter casos isolados, ela vai ao culto de vez em quando, ou só quando a
coisa “aperta”. Orar, jejuar e ler a Bíblia é raro, ou só quando precisa de
alguma “benção”, e isso é ter “casos” isolados e sem de fato assumir
compromisso com Deus. . A meretriz não tem compromisso, somente caso e
aventura. E quando ela tem essa atitude, está destruindo ou abalando um
relacionamento sério e de comprometimento. Posso dizer que ela não assume
compromisso, pois sabe que o mesmo que ela faz, pode acontecer com ela, na
relação causa-efeito.
5) Noiva
cuida. Por ser motivada pelo amor, a noiva tem prazer em cuidar de tudo o que
se refere ao seu noivo. Em Jeremias 48:10a diz: “Maldito o que fizer a obra do
Senhor relaxadamente”. A noiva não só cuida para manter o seu relacionamento
saudável, mas faz as coisas com zelo e leva tudo muito a sério. A amante não
tem essa preocupação. Pelo fato de ser interesseira, ela só se preocupa em
tirar proveito em tudo que puder. Não se importa, não se esforça, não coopera,
não ajuda e só quer se aproveitar.
6) Meretriz tira proveito. Se você tem o
cuidado de manter esse relacionamento com Deus a sério e cuida daquilo que é de
Deus e para Ele, então você sabe que é noiva. Mas se faz de Deus um “gênio da
lâmpada” pensando que Ele é obrigado a fazer o que você quer, da forma e na hora
que você quer, não se preocupando em ter um relacionamento sério com Ele, então
você tem o comportamento de uma amante e não de uma noiva.
7) Noiva enfrenta tudo e todos. Existe um
grande mistério, permitido por Deus, ensinado por Jesus e pouco aceito pelos
cristãos: é a chamada Teologia do Sofrimento, ou seja, se necessário for,
sofrer por amor a Cristo. Quando digo que noiva enfrenta tudo e todos, quero
dizer que a noiva está disposta a sofrer qualquer tipo de situação e resiste a
qualquer pessoa para não perder seu relacionamento com Deus.
8) Meretriz abandona nas
horas difíceis. Veja o que Jesus disse em Mateus 5:10-12:
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é
o reinodos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem,
e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e
alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós”.
Mesmo
depois de ter andado com Jesus, ter tido a oportunidade de aprender com Ele e
ter visto Seu poder sendo manifesto, Pedro ainda tinha procedimento de
“amante”, pois quando Jesus foi preso ele O negou três vezes, abandonando sua
fé n´Ele quando o apertaram e perguntaram se ele era um dos que andavam com Ele
e assim por diante. Com isso aprendemos que tem muita “amante” se achando
“noiva” de Cristo.
Com
base nisso vemos que a noiva faz o que for preciso, sem ter medo de se
entregar, pois está tão íntima do seu cônjuge que confia n´Ele plenamente. A
amante, por só ter interesse e não ter compromisso, abandona quando é exigido
mostrar as coisas importantes e necessárias.
9) Noiva espera. Sl 40:1: “Esperei com
paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. Quando
se conhece Deus e Suas formas de agir, vamos entender o que diz em Eclesiastes
3:1–8, quando explica que tudo tem o seu
tempo certo e determinado. Esse “esperar” vem da relação de intimidade
com Deus, pois o fato de conhecê-lo leva a “noiva” a confiar e esperar o Seu
tempo.
110) Meretriz força.
Por não ter amor, nem compromisso e não se importar, a amante não espera e
passa a forçar sobre o que não tem sequer direito. E então começa a exigir,
usando até de força ou outras formas reprováveis para alcançar seus objetivos
egoístas. Sabe-se que se é noiva quando se espera o tempo de Deus, e esse
esperar não é de qualquer jeito, é orando, adorando, confiando n´Ele. Pois
quando chegar o tempo d´Ele tudo será perfeito. Querer forçar e exigir é uma
atitude errada, assim como o Filho Pródigo fez. E esse é o procedimento de
amante e não de noiva.
111) Noiva é espiritual. Como diz em Apocalipse
22:17a: “E o Espírito e a noiva dizem: Vem”. Isso
mostra que o Espírito e a noiva estão ligados na mesma “sintonia”. O que o
Espírito quer a noiva também quer, porque estão
juntos e ligados, então posso dizer que estão no mesmo espírito. Posso
dizer que, para ser espiritual, precisamos ter o Espírito Santo em nós. E a
partir daí desejaremos o que o Espírito deseja. É por isso que Jesus disse em
João 4:23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores
adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim
o adorem”. Em 1 Coríntios, capítulo 2, Paulo nos mostra a diferença entre o ser
carnal e o ser espiritual.
112) Meretriz é carnal. A amante se preocupa mais em seu prazer
do que agradar a Deus. Pelo fato de não ser espiritual, busca satisfazer o que
a carne pede. Em Gálatas 5:16-26 Paulo descreve sobre o fruto do Espírito e as
obras da carne. Quem faz o que a carne pede, ou seja, o desejo e prazer pelo
pecado, é carnal. E bem sabemos que não tem como ser carnal e espiritual ao
mesmo tempo.
Se
você é espiritual, os seus desejos e projetos estão centrados em agradar o
Espírito e honrar a Palavra de Deus, então você sabe que é noiva. Mas se você é
carnal, tendo prazer apenas naquilo que a carne pede e no que é condenável pelo
Espírito, então sabe que é meretriz.
Como
vimos, não vale a pena ser meretriz, e se você percebeu que é isso o que você
tem sido, se arrependa e peça ajuda do Espírito Santo para se tornar a “Noiva”
de Cristo. Pois Ele vem buscar a Sua noiva e não Sua amante. E só para deixar
claro, Jesus não tem amante, mas usei essa figura para explicar sobre os
relacionamentos que podemos ter com Ele.
Por
ser Sua noiva, devemos nos preparar para nos encontrar com Ele. Em Ap 19:7 diz:
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas
do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. Somente a noiva irá para o Céu
viver a eternidade com Jesus. Que a sua decisão e escolha seja de ser noiva e
não meretriz.
A linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com
Deus:
Passando
eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi
sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em
aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com
água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de
roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho
fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes
nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz,
arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e
prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de
flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser
rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era
perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus.
(Ezequiel 16:8-14)
O
mesmo simbolismo aparece em várias passagens no Novo Testamento, incluindo na
carta de Paulo aos efésios:
Maridos
amem vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou
por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água
pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem
ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito... Grande é este
mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. (Efésios 5:25-27,32)
Costumes de Casamento na Época da Bíblia
Antes
de examinar alguns outros trechos bíblicos, observemos algumas informações
históricas sobre costumes de casamento nos tempos bíblicos. O processo do
casamento envolvia várias etapas, incluindo:
O
Desposório. O primeiro passo oficial ao casamento foi um compromisso assumido
pelo casal (muitas vezes arranjado pelos pais) em que se prometeram um ao
outro. Assim Maria foi desposada com José (Mateus 1:18).
Presentes
foram dados à noiva e à sua família pelo noivo ou sua família (veja Gênesis
24:52-53). Esta prática é semelhante ao pagamento do dote em alguns países até
os dias de hoje. Jacó serviu seu sogro durante sete anos para poder casar-se
com Raquel (Gênesis 29:18-20).
Um
Intervalo de Espera antecedeu o casamento. Durante este tempo, era
importantíssimo manter a pureza e que a noiva se preparasse para o seu noivo.
Caso contrário, poderiam romper o relacionamento sem completar o processo do
casamento (veja Mateus 1:18-19).
As
Bodas ou Banquete Nupcial começavam quando o noivo chegou à casa da noiva para
levá-la para sua casa. A noiva esperava a chegada dele, usando roupas e joias
especiais, e era acompanhada pelas donzelas e por outros convidados. A festa
das bodas tipicamente durava uma semana (veja Gênesis 29:21-23,27; Juízes
14:17; Mateus 25:1-13). A partir das bodas, os dois, agora uma só carne,
morariam juntos.
Consideremos essas etapas em relação ao simbolismo bíblico.
O Casamento de Cristo e a Igreja
Podemos
relacionar a linguagem bíblica com as fases do casamento citadas acima. Jesus
veio ao mundo e fez grandes promessas ao povo. Nós, também, prometemos ser
fiéis a ele quando nos convertemos ao Senhor. Dessa forma, tanto Cristo como o
povo dele assumem o compromisso do desposório.
Da
mesma forma que o noivo dava coisas de valor à noiva e à família dela, Jesus
pagou um valor altíssimo para casar-se com a igreja. Ele comprou a igreja com o
seu próprio sangue (Atos 20:28). “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou
por ela” (Efésios 5:25).
A
nossa situação atual bem se descreve como um intervalo de espera. Mesmo se já
tenhamos entrado em comunhão com o Senhor, ainda não fomos levados à habitação
eterna na presença dele. Por esse motivo, diversos trechos no Novo Testamento
enfatizam a necessidade de nos preparar para a vinda do noivo. Jesus quer
voltar e encontrar a sua noiva “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:27). Ele se sacrificou para
santificar e purificar a igreja (Efésios 5:26), e quer que os seus discípulos
se mantenham santificados (João 17:17, 19). Se ele nos achar infiéis, não nos
levará às bodas, nem ao lar eterno com ele.
‘Ainda
esperamos a chegada do noivo para nos levar ao banquete nupcial. João, um dos
apóstolos de Jesus, confortou os cristãos primitivos em um período de
perseguição com a esperança de participarem do casamento do Cordeiro:
Alegremo-nos,
exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas às bodas do Cordeiro, cuja
esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho
finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de
justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles
que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. (Apocalipse 19:7-9)
A Noiva Adornada para o Seu Esposo
Todo
o simbolismo do casamento do Cordeiro com a igreja apresenta um belo conto
romântico, mas há muito mais nessa história. As Escrituras servem para nos
habilitar “para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). Toda essa história de uma
noiva esperando a chegada do noivo serve, também, para nos instruir. A ênfase
de textos como Ezequiel 16 e Efésios 5 está no adorno da noiva. Consideremos
algumas mensagens importantes:
A
beleza da noiva vem do noivo! Não é assim nos casamentos humanos que nós
conhecemos. A noiva escolhe o vestido, arruma os cabelos e faz tudo para chegar
à cerimônia adornada para agradar o noivo. Mas toda a beleza da noiva de Ezequiel
16:1-14 veio do marido. Deus encontrou Israel como uma menina recém-nascida
abandonada pelos próprios pais. Ele cuidou dessa menina durante anos e, quando
ela cresceu, casou-se com ela. Ele a lavou, e a vestiu com as melhores roupas.
Colocou nela enfeites e joias finas. Deu-lhe os melhores alimentos, e ela se
tornou absolutamente linda. Deus disse “... pois era perfeita, por causa da
minha glória que eu pusera em ti” (Ezequiel 16:14). Esse fato é fundamental na
doutrina bíblica da salvação pela graça. A beleza da noiva depende do noivo.
Leia, de novo, Efésios 5:25-27. A beleza da igreja vem de Cristo. Ele se
entregou para santificar e lavar a igreja, “para apresentá-la a si mesmo igreja
gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem
defeito” (Efésios 5:27).
Jesus
quer uma igreja composta de pessoas santas. Numa cerimônia de casamento, o
momento mais especial é à entrada da noiva. O noivo espera ver a sua noiva
resplandecente entrar para fazer um pacto solene com ele. Imagine a noiva
entrando usando um vestido sujo e rasgado, com seus cabelos totalmente
desarrumados, e com lama no rosto. O noivo, provavelmente, sairia correndo! E
se Jesus voltar e encontrar a sua noiva suja e usando roupas rasgadas e
manchadas? Ele quer um povo santo (1 Pedro 1:13-16) que demonstra a sua
santidade no seu proceder no dia-a-dia (1 Pedro 2:11-23).
Nem
todas as igrejas agem como uma noiva pura. Considere as igrejas da Ásia. A
congregação em Éfeso não aceitava homens maus e mentirosos, mas abandonou o seu
primeiro amor e caiu (Apocalipse 2:2-5). Em Pérgamo, a igreja conservava o nome
do Senhor e não negou a fé, mas tolerava os que ensinavam falsas doutrinas
(Apocalipse 2:13-15). A igreja de Tiatira era dedicada e ativa em obras, mas
tolerava a falsa profetisa, Jezabel (Apocalipse 2:19-20). Em Sardes, a igreja
tinha uma reputação de ser viva, mas estava morta (Apocalipse 3:1-4). A
congregação de Laodicéia tornou-se morna (Apocalipse 3:15-19). O livro de
Apocalipse contém cartas aos anjos de sete igrejas. E se tivesse mais uma: “Ao
anjo da igreja em _______” [coloque aqui o lugar onde você congrega], o que
diria esta carta? Jesus elogiaria a fidelidade e dedicação da igreja, ou teria
uma lista de queixas? Coletivamente, a congregação prega e pratica a verdade?
Louva a Deus conforme a palavra dele? Rejeita doutrinas falsas? É uma igreja
“sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”? Antes
de dar uma resposta definitiva, lembre-se de que a igreja é composta de
pessoas. Individualmente, falamos e vivemos conforme a verdade? Somos
seguidores de Cristo ou seguidores do mundo? Buscamos a prosperidade espiritual
ou material? Usamos a palavra de Deus como espelho para corrigir as nossas
vidas, ou imitamos o mundo? Somos santos, como Deus é santo?
“Bem-aventurados aqueles que são
chamados à ceia das bodas do Cordeiro... São estas as verdadeiras palavras de
Deus” (Apocalipse 19:9).
Que Deus te abençoe e
te ajude no que for preciso.
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