sexta-feira, 28 de outubro de 2016

REVERÊNCIA NA CASA DE DEUS


Eclesiates 5:1)

“Precisa-se de:” ou “Vagas Abertas Para:” diz um anúncio para emprego. Você apressadamente procura saber mais detalhes sobre a oportunidade oferecida e resolve se candidatar. No dia e horário marcado pela empresa ou entrevistador, lá está você, de banho tomado, dentes escovados, um perfuminho e certamente com a melhor roupa para a ocasião. Agora pare para pensar: QUANTAS COISAS VOCÊ TEVE QUE FAZER E PRIORIZAR PARA SE CANDIDATAR A OFERTA DE EMPREGO? 

         Hoje, lamentavelmente temos assistido de forma passiva a falta de reverência na CASA DE DEUS; muitos líderes tem contribuído para esse caos comportamental nos cultos e reuniões solenes, quer seja por omissão ou por interesses escusos (financeiros)...


Ao entrarmos na CASA DE DEUS. Devemos vigiar e estarmos atentos em todo momento pela forma a qual temos nos apresentado perante o Senhor. Em I Coríntios 13:11, Paulo diz: Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.



Se contextualizarmos, o que Paulo diz acima para nossa realidade atual o que pensaríamos? Talvez você diga: Mas eu não sou menino! Está palavra não tem nada a ver comigo! A palavra “menino” nos traz a imagem e a postura de uma criança pequena que corre e brinca de um lado a outro e que ao redor existem pessoas que estão atentas a cada passo dela.

Porém, nesta passagem bíblica, Paulo também nos chama atenção às coisas de meninos com relação a nossa POSTURA.

“GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”. (Eclesiastes 5:1):

O GUARDAR o nosso pé ao entrar na casa de Deus diz respeito à POSTURA; RESPEITO; REVERÊNCIA; A FORMA COMO NOS APRESENTAMOS DIANTE DE DEUS; É ESTAR ATENTO A FORMA COMO SEU FILHO OU FILHA ESTÁ SE COMPORTANDO DENTRO DA IGREJA, ETC. ETC.

Talvez você pense que não tem problema algum deixar papéis sobre os bancos, pregar chicletes pelas paredes e cadeiras, usar os instrumentos da igreja descuidadamente, etc. Por outro lado pergunta-se: Você seria capaz de agir da mesma forma em sua casa? No seu local de trabalho? Na casa de um parente? 



No dicionário Aurélio a palavra REVERÊNCIA é assim descrita: “1 - Respeito, marcado pelo temor, às coisas sagradas; 2 – Respeito, acatamento".


E você tem tido REVERÊNCIA ao ENTRAR NA CASA DE DEUS?

Forte abraço,




terça-feira, 25 de outubro de 2016

O PERIGO DA AUTOIMAGEM NEGATIVA E AUTOPIEDADE





AUTOIMAGEM NEGATIVA


Uma autoimagem negativa de si mesmo é extremamente venenosa, e nos impede de vermos com nitidez a Deus, e como é terrível nossa miopia espiritual, e como isto nos impede de sermos abençoados por Ele.

Qual foi a atitude de Mefibosete quando o Rei Davi o procurou para fazer-lhe bem? Mefibosete disse ao rei: “na verdade não passo de um cão morto; não mereço receber nada de Deus.” Um homem com autoimagem negativa, com baixa estima de si mesmo, não percebe que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo conquistou uma herança incorruptível e gloriosa na Cruz, e que agora somos co-herdeiros de Deus com Cristo Jesus.

- SATANÁS NOS LEVA À SENTIMENTOS DE AUTOPIEDADE
Satanás é que nos leva ao sentimento de autopiedade, e nos justificamos " O meu comportamento pode até estar errado, mas não sou o culpado por isto!"  Ter piedade de nós mesmos é idolatria. E isto é condenável diante de Deus. Porque a auto piedade é sentimento egoísta, que vem pela soberba, é pensarmos em nós mesmos, como se fossemos superiores as outras pessoas, é concentrarmos em nós mesmos e no nosso sentimento. Estamos pervertendo um dom preciosíssimo que vem de Deus: a Compaixão. E então somos culpados sim, pelo nosso comportamento.

Mebifosete tinha sua autoimagem negativa, só via a si mesmo, e não para o que Deus poderia fazer por ele. Forçado pelas circunstâncias em que ele vivia. Embora não tenhamos méritos nenhum diante de Deus. É como se ele dissesse: - já tentei mudar o meu andar de todas as formas, já tentei sair desta vida de sequidão de todo jeito, mas não consigo. Eu só posso concluir que eu não presto para coisa alguma.


Não sou nada mesmo. Não tenho nenhum valor. Não passo de um cachorro morto. Embora devamos entender que o homem pecador é vil, desprezível, sem nenhum valor, mas Em Cristo somos novas criaturas, e temos valor para nosso Deus Pai. É nesse momento que precisamos lembrar que ninguém pode esticar os próprios pés aleijados. Nós precisamos de um santo ortopedista, do Médico Jesus Cristo de Nazaré.



Ficar se autodepreciando, numa atitude de auto piedade, não honra a Deus, mas esconde nosso orgulho, mascaramos uma falsa humildade. Precisamos crer e nos abrir para receber a graça do Senhor. Não há nada imutável a não ser o próprio Eterno Deus que é o mesmo ontem, hoje e será eternamente o mesmo; mas até o pau que nasce torno, como diz o provérbio popular, O Carpinteiro de Nazaré poder endireitar. Quer mudar a sua imagem? Ande com Jesus Cristo!


QUE DEUS O ABENÇOE!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A RESPONSABILIDADE DA IGREJA


É dever da igreja do Senhor cuidar dos enfermos como um todo, ou seja, males físicos ou espirituais. Todavia, a Noiva de Cristo está em pleno movimento, porém, não pode deixar para trás as vidas que estiverem doentes ou fracas, em seu ide disse Jesus aos seus discípulos que eles deveriam anunciar o evangelho a todos batizando em nome do Pai, Filho e Espírito Santo deu-lhes poder para expelir demônios e curar os enfermos.

Infelizmente a realidade das igrejas no que diz respeito aos enfermos e fracos está longe da vontade de DEUS “OSÉIAS 6:6 Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” , uma vez que os lideres tem como preocupação encher seus templos descuidando-se dos que não podem caminhar no mesmo ritmo que a maioria, em Números capitulo 12 temos um forte motivo que norteia a razão deste texto: 13 Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. 14 Respondeu o Senhor a Moisés: Se seu pai lhe tivesse cuspido; na cara não seria envergonhada por sete dias? Esteja fechada por sete dias fora do arraial, e depois se recolherá outra vez. 15 Assim Miriã esteve fechada fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu, enquanto Miriã não se recolheu de novo.

A responsabilidade da igreja está atrelada a comunhão de seus membros; isto fica claro quando nos deparamos com textos como o que encontramos em Atos capitulo 2: 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.

Sendo assim, porque há tantas vidas dispersas nas igrejas? O que estamos fazendo para ajudar essas vidas? Onde está nossa responsabilidade para com nossos irmãos doentes ou fracos na fé?



terça-feira, 18 de outubro de 2016

NA MESA DO SENHOR NÃO HÁ LUGAR PARA CRÍTICAS



É lamentável  termos que assistir até mesmo  dentro das igrejas as pessoas se acharem donas da verdade e sem nenhum temor julgarem seu próximo, atitudes como estas tem lançado fora muitos membros que uma vez em LO-DEBAR não encontram forças para sairem de lá, e ali onde tudo vergonha,dor e esquecimento ficam sepultados por falta de amor e compaixão dos que se dizem "SERVOS DE DEUS"...

O Rei Davi não chamou Mefibosete para dar-lhe uma ordem que ele não fosse plenamente capaz de cumprir

Ele também não chamou Mefibosete para criticar sua deficiência física, seu caminhar torto. Não o humilhou nem o rejeitou, mas se ofereceu para usar de bondade para com ele.

O Rei não faz acepções de pessoas todas e quaisquer pessoas que recebem a Jesus como Senhor e Salvador são aceitos de maneiras iguais na Mesa do Senhor. Ali o pecador por mais vil que seja pode desfrutar da comunhão com Rei Jesus e também com os demais irmãos.

NÃO SOMOS MELHORES QUE NINGUÉM...PENSE E REFLITA ANTES DE JULGAR ALGUÉM...JUIZ SOMENTE JESUS...

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

COMO ESTAMOS CAMINHANDO NA PRESENÇA DE DEUS?

O QUE SIGNIFICA TER OS PÉS ALEIJADOS?



A principal característica de Mefibosete eram os seus pés aleijados. O significado de pés na Bíblia, apontam para o nosso caminhar. O Fato de Mefibosete ter os pés aleijados, significa que seu caminhar diante dos homens era torto, deficiente, e diante de Deus, era espiritualmente defeituoso; definitivamente havia pecados na vida deste homem e ao estudar a sua história podemos concluir isto.

Destacamos aqui o grande Amor que o Senhor demonstrou: Ele resolveu usar de bondade para conosco quando ainda tínhamos nossos pés aleijados, joelhos trôpegos e mãos decaídas, quando andávamos por caminhos tortuosos, andávamos desgarrados, andávamos no pecado Se o pecado persistir em nossas vidas teremos as mesmas características de alguém com os pés aleijados.

1. Um aleijado não anda normalmente, anda cambaleante, ele não anda ereto. Quando há pecado em nossas vidas, andamos cabisbaixos, alienados de Deus, incapazes de olhar para o céu em gratidão a Deus, por causa da terrível vergonha que o pecado nos causa;


2. Alguém que possui um andar defeituoso não consegue andar tanto quanto os outros, este indivíduo é lento, cansando-se rapidamente porque precisa gastar muita energia; É perceptível como o pecado na nossa vida drena nossas forças e nos faz incapazes de avançar normalmente na Vida Cristã como os demais irmãos, então passamos a ser fardos pesados, pedras de tropeços, e impedimos a Igreja de avançar, pois somos carregados pelos outros;


3. Por ser uma pessoa com os pés aleijados, além de atrasar o avanço dos outros, não conseguimos chegar até onde os outros normalmente vão, aleijados, ou deficientes físicos possuem enormes dificuldades e muitos obstáculos são colocados para eles caminharem. E atentem bem, não estou aqui me referindo às deficiências físicas, estou falando de deficiências espirituais.

Lembra-se do pecado de Miriam, irmã de Moisés? Ela teve de ser colocada fora do arraial, e enquanto ela estava fora do arraial para ser restaurada da sua lepra, Moisés e o povo de Israel ficaram impedidos de prosseguir a sua jornada. Ela atrasou o avanço do arraial para chegaram em Canaã.
Veja sinceramente, o quanto eu e você muitas vezes temos impedido que o arraial do Senhor avance para o alvo que o Senhor propôs.

Se você tem percebido que não consegue caminhar normalmente junto com os demais irmãos, não tem sentido prazer na comunhão dos santos, e que está havendo um cansaço de alma constante fazendo-o desistir, deixando os sonhos morrerem à beira do caminho, enquanto todos caminham avante, pare e observe se porventura, há pecados em sua vida.

Por outro lado, pode ser que você esteja consciente do seu pecado e, por isso mesmo, tem entrado num estado de prostração e desespero angustioso de tentar esticar os pés tortos. As pessoas dizem que é só uma questão de decisão, de perseverança ou disciplina, mas nada parece fazer efeito sobre os seus pés. Tantos caminham normalmente eretos ao seu lado e você não entende por que eles têm tido sucessos, parecem tão ágeis, rápidos, espertos, com um caminhar tão correto diante de Deus e você vive capengando num caminhar desajeitado de altos e baixos, tropeçando aqui, caindo acolá. Você sente-se diferente, mais pecador e pior que os outros.

É impossível ao homem esticar os próprios pés aleijados. É terrível quando somos cobrados por coisas que não conseguimos mudar em nós. O nosso estado psicológico fica destroçado. Foi exatamente isso que aconteceu com este homem, Mefibosete, e por isso que ele foi morar muito longe das terras reais dos seus pais, foi morar em LO-DEBAR.


LO-DEBAR É DESERTO, É LUGAR DE FUGA!

Lo-Debar é um lugar seco e árido, inóspito, onde nada se planta e nada se colhe. Em deserto, lugar de areia e sol escaldante não adianta plantar nada mesmo. É um lugar de desolação, tédio, solidão, depressão, tristeza, é de fato um lugar de fuga. A situação fica pior quando lembramos que Mefibosete fora criado para ser um príncipe, pois era da linhagem Real de Jônatas, filho do rei Saul, criado para morar num palácio e desfrutar do melhor da vida. Não fomos criados para nos contentar com uma vida árida, pois fomos criados para abundância e para dignidade.

Não somos donos do mundo, mas somos filhos do dono! Diz um provérbio popular. Mas, quando cedemos espaço em nossas vidas para aquilo que está fora da vontade de Deus; quando o nosso caminhar está fora do padrão do Senhor, invariavelmente, vamos morar fugindo isolado em Lo-Debar, no deserto, quando deveríamos morar em Canaã, o lugar de delícias. Por detrás de um deserto sempre existem pés aleijados.
É por isso que o casamento de muitos é Lo-Debar, o trabalho, a vida emocional, a vida financeira e a vida espiritual de tantas pessoas é Lo-Debar. Este é o lugar daqueles feridos, machucados, daqueles que vivem no anonimato por causa do nosso pecado. Este é um lugar onde mora alguém que já perdeu todas as esperanças!

Mas hoje tenho uma boa notícia para todos nós. O Rei Davi, veio buscar Mefibosete em Lo-Debar, para morar em Jerusalém a cidade do Grande Rei (v.5) além disso, Davi restituiu tudo àquilo que, por direito de herança era de Mefibosete. (v.7)


O Rei dos Reis, Jesus Cristo, veio hoje ao nosso encontro em Lo-Debar, para nos levar para Jerusalém, a cidade do Grande do Rei, e também veio nos restituir tudo aquilo que perdemos ou que o inimigo nos tenha roubado. Ele quer usar de bondade para conosco e nos levar para Jerusalém, onde está o melhor de Deus – uma vida de abundância e prosperidade. Não merecemos nada, mas Deus que é o dono de todo ouro e toda prata, de todas as riquezas, quer nos dar tudo. Somos Co-Herdeiros com Jesus Cristo, pela Sua divina e abundante Graça.