“PORQUE DEUS QUERIA
MATAR MOISÉS?”
No meio do caminho de Midiã para o
Egito, Deus busca e encontra Moisés, e quis matá-lo. O que o Senhor queria
ensinar a este futuro grande líder de Israel? Chamou Moisés para uma grande obra, mas o Senhor
queria mais do que ensinar, queria deixar marcado na alma de Moisés, o
entendimento de que por maior que fosse o seu chamado, nada justificaria o descuido para com sua
família.
Deixando de proceder com a
circuncisão de seu filho, para se lançar em uma viagem, mesmo que esta viagem
fosse por ordem divina, se constituía em negligência para com os seus. Moisés não
poderia se dedicar a “salvar os outros” e não se importar com a salvação de sua
própria família. Ele não poderia negligenciar a atenção que deveria ter dado ao
seu filho, e tentar justificar que era por causa de uma grande viagem, uma
grande missão de salvação a serviço de Deus.
Digo salvação, pois naquele tempo, no
tempo dos patriarcas, da Lei e do surgimento de Israel como nação, a
circuncisão era exigida por Deus como a marca da aliança com Ele.
“Com efeito será circuncidado o
nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na
vossa carne por aliança perpétua.
E o homem incircunciso, cuja carne do
prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo;
quebrou a minha aliança.” Gênesis 17:13-14
Um bom pai deveria zelar por seus
filhos, e atentar para fazer cumprir os mandamentos de Deus na vida de sua
família.
Para Deus, a seriedade do cuidado com a família é tão
importante que pode nos ferir de morte se a negligenciarmos. Aquele que não
cuida dos seus negou a fé e se torna pior que o infiel (morte espiritual). “Mas, se alguém não tem cuidado dos
seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o
infiel.” 1 Timóteo 5:8. E o Senhor pode
buscar, encontrar e requerer dos responsáveis, o cuidado e a atenção que
deveria ser dado à família, pois como está escrito:“E aconteceu no caminho, numa
estalagem, que o Senhor o encontrou [ וַיְבַקֵּשׁ vayevakesh ], e o quis matar.” Êxodo
4:24. A palavra [ וַיְבַקֵּשׁ vayevakesh ] vem da raiz [ בקשׁ bikesh ], que significa
"requerer, encontrar, buscar". Esta palavra também aparece em 1
Samuel 13:14, quando o rei Saúl, no campo de batalha contra os filisteus, não
esperou o profeta Samuel, e ofereceu um holocausto, coisa que não lhe era
permitido fazer; Como consequência, o reino dele foi rasgado de suas mãos. Deus
requereu isto de Saul e buscou [ בקשׁ bikesh ] um novo rei para Israel,
que foi Davi. “E sucedeu que, acabando ele de oferecer
o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o
saudar.” 1 Samuel 13:10. “Então disse Samuel: Que
fizeste?” 1 Samuel 13:11; “Então disse Samuel a Saul:
Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te
ordenou... Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado [ בקשׁ bikesh ] o Senhor para si um homem
segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o
seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” 1 Samuel 13:13-14.
E Deus requereu de Moisés a falta de
cuidado espiritual que teve para com seu filho.
De forma semelhante, nós recebemos
uma grande missão, o IDE de Jesus para levar o evangelho da SALVAÇÃO a toda
criatura. E isso é algo que demanda tempo, dedicação, estudo e oração. Todas
essas coisas são muito boas, mas Deus quer que saibamos fazer essas coisas sem
deixar de buscar a salvação de nossa família, primeiro. Temos que ter o tempo
de pregar o Evangelho, sim, mas temos que ter o tempo de dar atenção aos nossos
filhos e ensiná-los com carinho e amor, a conhecer o Deus da salvação. “Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu
coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua
casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.” Deuteronômio 6:6-7.
E mais tarde, o livro de Provérbios
completaria: “Instrui o menino no caminho em que deve
andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6.
Não menos intrigante nesta passagem,
são as palavras de Zípora, a esposa Moisés, ao seu marido. Ela toma a inciativa
e circunda seu filho (que deveria ter sido feito por Moisés), o que faz com que
o Senhor poupe o seu marido. E ela tem as seguintes palavras: “Então
Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o
a seus pés, e disse: Certamente me és um [ דָּמִים חֲתַן chatan damim ] esposo sanguinário.”
Êxodo 4:25
A língua original da bíblia, o
hebraico, é muito antiga e difícil de entender e traduzir em alguns trechos. E
este é um deles. A fala de Zípora para seu marido, Moisés, apesar de ser uma
curta afirmação, é composta de figuras de linguagens próprias de povos baseados
em divisões e costumes tribais.
Assim, o trecho em que ela descreve
Moisés com sendo “um esposo sanguinário”, foi registrado do hebraico com os
termos “chatan damim”. E o que é um – חֲתַן - “chatan”? Muito embora possa ser
traduzido como “noivo”, o seu correto significado é “genro”.
Um “genro” “chatan” é aquele que
adota uma nova família, e deve respeito a um novo “pai”. E no caso de Moisés,
fugindo do Egito, foi adotado pela família de Zípora, e Jetro, seu
“sogro-novo-pai”.
“Damin” - דָּמִים - significa “sangue”. Com a junção
dessas duas palavras - דָּמִים חֲתַן “chatan damin” – fica clara o entendimento da existência de
dois tipos de parentesco para os povos daquela região, naquela época. Havia os
parentes de sangue, e o parentesco adquirido por meio do casamento, que unia
duas famílias. Porém, segundo o costume tribal da época, quando um homem vinha
como fugitivo de uma tribo (Moisés fugindo do Egito), e se fosse recebido em
uma nova tribo (a família de Zípora), era aceito nessa nova tribo como se dela
tivesse parentesco de sangue, fazendo parte inclusive da descendência do
patriarca da tribo, tendo seu nome inscrito na sua genealogia.
Logicamente, a disposição de se
sacrificar por um parente de sangue é muito maior do que se fosse por uma
pessoa de quem se tem apenas um parentesco por um casamento na família. E é isto que Zípora está dizendo a Moisés,
"Certamente me és um [ דָּמִים חֲתַן chatan damim ]esposo sanguinário." O que ela que dizer
é que ele foi recebido na tribo de Jetro, como um filho de sangue, e que o grau
de parentesco dele com ela é também segundo o sangue, o mesmo sangue a mesma
carne. É como se Zípora estivesse dizendo a Moisés, “você não é um filho
adotado, mas agora um filho de sangue, um parente de sangue. Eu sei que você
tem uma grande missão de salvação a cumprir, a redenção dos filhos de Israel,
mas você foi recebido por mim e por meu pai, nós agora somos seus parentes de
sangue, somos a mesma carne, e você deve em primeiro lugar cuidar de nós.”
É isso, um mistério que Deus revelava
desde o princípio: Marido e mulher e filhos são o mesmo sangue e a mesma carne,
uma unidade indivisível, criada por Deus para estabelecer a sua vontade na
terra.
Sim, Deus requere o cuidado com a
família. Isso é algo muito sério, que vem sendo muitas vezes negligenciado nos
nossos dias. “Por isso deixará o homem a seu pai e a
sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não
serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o
homem.” Marcos 10:7-9.
DEVEMOS TER SEMPRE EM MENTE QUE SOMOS SACERDOTES E QUE LEVAR NOSSA FAMÍLIA A PRESENÇA DE DEUS É NOSSA MISSÃO PRINCIPAL...
Nenhum comentário:
Postar um comentário