terça-feira, 7 de julho de 2015

Obediência e santidade – Jo 14:21

Obediência e santidade – Jo 14:21


Há um grave equívoco no meio cristão não sei se por falta de conhecimento da palavra, ou se por ensinamentos sem contextos teológicos; fato é que a maioria diz andar em santidade, porém, sem qualquer sinal de obediência. Logo, nos vem a preocupação, pois, a palavra de Deus (Bíblia) é clara quanto a este assunto, ou seja, não há relato de que alguém tenha andado em santidade sem que antes fosse obediente a Deus. Para fundamentar meu pensamento convido aos amados leitores a fazerem uma reflexão mediante aos textos abaixo:
·        Gn.14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.
·         22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.
·        Gn.12:1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
·        Gn.12:4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
·         ·I SAMUEL  (cap. 15)·
·         22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros
 Tenho insistido que em nossos dias, em especial em nosso país corrupto, o que o crente realmente necessita é de discipulado, é de ensinamento sobre santidade, sobre obediência, a fim de andar de modo digno da vocação a que foi chamado, nos retos caminhos do Senhor e não se desviar deles nem para a direita nem para esquerda.
Em nosso ministério, nós temos ensinado insistentemente que a nova vida que recebemos de Deus, em Cristo Jesus, é caracterizada por uma vida de obediência, de santidade. Este versículo que lemos para a mensagem de hoje nos ensina que guardar os mandamentos de Cristo é uma prova do nosso amor por ele, amor que é fruto do seu amor por nós, porque ele nos amou primeiro (1Jo 4:19).
Ao ouvir a mensagem do Senhor, cada irmão que está aqui, de acordo com o seu conhecimento bíblico, de acordo com a revelação de Deus que lhe foi dada, terá condições de fazer uma autoanálise sobre o seu amor por Cristo, em função de como anda a sua obediência aos mandamentos do Senhor. Esta é a medida do seu amor por Cristo. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama”.

Por que eu digo que isso só pode ser feito de acordo com a revelação que recebemos? Precisamos ter consciência, irmãos, de que, para obedecer ao Senhor com prazer, com alegria, de todo o coração, nós precisamos conhecê-lo, nós precisamos compreender a extensão do seu amor por nós, até o limite da nossa capacidade de compreensão das coisas divinas, conforme na são revelada na Bíblia.
E conhecer a Bíblia, queridos, não é a mesma coisa que memorizar alguns versículos e até citá-los como se houvesse poder neles. É comum ouvir irmãos citando frases esdrúxulas do evangeliquês, tipo “o sangue de Cristo tem poder”, ou mesmo algum versículo bíblico, como se essas coisas tivessem poder em si mesmas.
Mas pastor, o salmista diz no Salmo 119:11 – “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Sim, mas quais são as palavras que guardamos no coração? Estas deste versículo, e até de outros, sozinhas ou isoladas, não produzem nenhum efeito. Precisamos, efetivamente, conhecer a Palavra do Senhor, os Preceitos do Senhor, os Mandamentos do Senhor, tê-los realmente na memória para não pecar contra ele, e isso implica praticá-los, porque só conhecê-los e ter boas intenções não resolve nada. Como diz o ditado popular “de boas intenções o inferno está cheio”.

Boas intenções, citações de versículos isolados, desacompanhados de ações que comprovem a nossa obediência ao Senhor, são inúteis. Prestem atenção! Não estamos ensinando aqui que a obediência ao Senhor, e que as boas ações decorrentes dessa obediência salvam alguém. Não é assim que a Bíblia nos revela. Na verdade, segundo a revelação de Deus na sua Palavra em Efésios 2:10, a obediência e as boas obras, as obras de justiça são evidência da redenção, da salvação que já recebemos; são evidência de uma vida de obediência, de santidade, pela qual devemos lutar como prova de que realmente amamos a Cristo. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama”.
Nós não dizemos que somos salvos em Cristo? Nós não professamos amar a Cristo? Então, o que se espera de nós, é que demonstremos isso guardando os seus mandamentos.
Observem a sequência do versículo, e vejam que coisa linda. Aqui nós temos uma afirmação e duas promessas vinculadas: (ler 21a; 21b; 21c). Ou seja, todo aquele que estiver enquadrado na afirmação é alvo das duas promessas. O amor a Cristo, evidenciado pela obediência aos seus mandamentos, traz, como consequência, o amor do Pai e do Filho, e a promessa da manifestação de Cristo a nós.
É isso que é vida em abundância prometida por Cristo, é vida que se auto alimenta até a eternidade com Cristo. Quanto mais entendemos o amor de Deus que nos é revelado em sua Palavra, mais o obedecemos; e quanto mais o obedecemos, mais somos amados pelo Pai e pelo Filho, e o Filho se manifesta a nós, em nós, e através de nós, a fim de que outras pessoas sejam alcançadas pelo evangelho que respiramos e transpiramos.
O versículo 23, adiante, nos dá a revelação do que vem a ser a promessa do Filho se manifestar a nós “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada”. Por isso eu disse que nós respiramos a transpiramos o evangelho, para a salvação dos perdidos. O evangelho, a boa nova é Cristo, e ele fez morada em nós. É isso que Paulo que dizer quando diz em 2Co 2:14-15 – “que Deus, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo”.

Certamente esses versículos explicam um pouco do que seja essa manifestação de Cristo a nós. Quanto mais cheios do conhecimento de Deus, mais nós manifestamos a sua presença em nós, assim como foi com Abraão, com Moisés, com Elias, com Davi, com Paulo.

Precisamos lembrar como estes homens obedeciam a Deus, como eles tinham intimidade com Deus. Quanto mais conhecimento, mais intimidade; quanto mais intimidade, mais obediência; quanto mais obediência, mais amor. É como diz o salmista no Sl 25:14 – “ A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. E os que temem ao Senhor são exatamente aqueles que o conhecem, aqueles que guardam os seus mandamentos, aqueles que amam a Cristo, e que são amados do Pai, e por isso Cristo se manifesta a eles e eles manifestam o amor e a glória de Cristo em suas vidas. É simples assim.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.

Que Deus nos abençoe e nos conceda cada vez mais vontade de conhecê-lo, a fim de que vivamos de acordo com a vocação para qual fomos chamados, para que Deus manifeste a sua glória a nós, em nós, e através de nós. Amém.


3 comentários:

  1. Gostei muito do que li!! Que Deus sempre lhe use irmao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus amado irmão obrigado pela leitura e comentário....Um forte abraço!

      Excluir
  2. Essa visão é exatamente a que tenho em relação a santificação,Não se pode ser santo sem antes ser obediente.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir