terça-feira, 14 de junho de 2016

VIVER ENTRE DOIS MUNDOS




Não podemos servir a dois senhores!

Mateus 6:24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Se você, como eu, trabalha com diversos diretores, deve sentir-se intimidade na execução dos seus trabalhos. Já tive experiência de fazer um trabalho agradando um diretor, e ter que refazer todinho a pedido de outro, e vice-versa. Não é boa essa experiência, tenha certeza.

Às vezes, podemos ficar divididos em nossa adoração a Deus. A Bíblia afirma que há um só Deus (Dt 6.4), e que este Senhor não divide sua glória com ninguém (Is 42.8). É por isso que nós, cristãos, não temos imagens em nossos lares e não reverenciamos nenhum outro além do Senhor, mesmo entre os apóstolos e os heróis e heroínas da fé. Eles aguardam a ressurreição e nada podem fazer por nós.

Jesus ensinou que não podemos servir dois senhores. Quem pode ser senhor em nossa vida? No contexto imediato do versículo, o dinheiro é considerado o outro senhor. Mas, na vida prática, muitas coisas podem querer ocupar nosso coração: nossos sonhos pessoais, nossa vaidade, as coisas do mundo, uma pessoa a quem devotamos respeito, e muitos outros ‘senhores’ que procuram roubar nossa visão espiritual.



“Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se” Gênesis 14:12.  “E ele estava habitando em Sodoma”, mostra na verdade uma importantíssima transformação na vida de Ló. Neste ponto da história, Ló não está mais vivendo próximo às fronteiras da cidade, mas dentro de Sodoma.

Anteriormente, ele estava duvidoso, ambivalente em relação a cidade, mas agora Ló já aparece confortavelmente com cidadania completa, dentro da cidade de Sodoma.

                E finalmente, nós encontramos Ló novamente cinco capítulos depois, na ocasião em que dois anjos o visitam em Sodoma. E a Torá introduz o texto com a seguinte afirmação:

E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra” Gênesis 19:1.
Isto é algo que pode passar facilmente despercebido, mas o Gênesis está transmitindo uma mensagem muito significante com as palavras “nos portões de Sodoma”.

Apenas pessoas específicas tinham o privilégio de se assentar à porta das cidades nos tempos bíblicos: Os anciões e os representantes oficiais da população.

Agora, a transformação de Ló está completa. Ele se mudou das laterais da cidade para o seu centro. Ló é um respeitado Ancião da grandemente pecadora cidade de Sodoma. O homem que achou que podia resistir à maldade da cidade, agora está intimamente ligado a ela.

Com este padrão de transformação, como pano de fundo, podemos agora começar a entender o inexplicável comportamento de Ló quando foi confrontado com a ameaça da multidão que cercava a sua casa.

Ló não era um homem mau, mas era um homem fraco. E sua maior imperfeição foi não reconhecer a sua própria vulnerabilidade. Ele acreditava que poderia lidar com as tentações de Sodoma. Mas sem perceber, ele já tinha sido fatalmente transformado pelo ambiente pecaminoso da cidade em volta de si.

Isto é um testemunho bíblico de que não se pode viver em torno de Sodoma, sem ser por ela afetado.

No momento mais crítico de sua vida, Ló apresenta um comportamento bizarro, um homem tentando reconciliar o irreconciliável. Por outro lado, ele está tentando manter as tradições de hospitalidade que aprendeu com seu tio Abraão.



Ele recebe bem seus hóspedes, está disposto a fazer qualquer coisa para protegê-los. Mas ao mesmo tempo, ele reproduz para si mesmo a forma de pensar e agir do horrível mundo de Sodoma, oferecendo suas próprias filhas para serem abusadas pela multidão de homens malvados da cidade.

E veja que a reprodução do comportamento dos habitantes de Sodoma não fica restrita somente a Ló, mas é algo que influência toda a sua família. Sua esposa (que foi transformada em uma estátua de sal) demonstrou o quanto estava ligada à cidade, olhando para trás, mesmo sabendo que desobedeceria uma ordem direta de Deus.

Suas filhas seguindo o “modus operandi” sodomita, embebedaram seu pai para terem relações incestuosas, proibidas com seu progenitor, em uma das passagens mais bizarras da bíblia.

E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal” Gênesis 19:26.

E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou” Gênesis 19:33.

Ló falhou porque pensou que poderia viver em dois mundos ao mesmo tempo, dois mundos que não podem sequer coexistir. Esse é o ensinamento que as escrituras nos trazem por meio da história da transformação de Ló. Nós devemos ter consciência da influência que o mundo ao nosso redor pode ter em nós mesmos.

E devemos rejeitar todos os elementos desse mundo que são incompatíveis com os padrões que as sagradas escrituras estabeleceram para os filhos de Deus.

É somente através da vigilância é que poderemos escapar do triste destino de Ló.
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; Na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41




                Queridos, estejamos com o coração consagrado unicamente a Deus. Confiemos unicamente na graça de Cristo Jesus. Dependamos unicamente da unção do Espírito Santo. Façamos de Deus o centro de nossas vidas, e jamais ficaremos desolados! Chega de ter vários chefes! Basta a sua vida a benção do Senhor!

Deus te abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário