terça-feira, 4 de novembro de 2014

                        A tricotomia Humana      

Ao longo do tempo em que tenho ministrado aulas de escola bíblica e estudos em vários temas para as igrejas de Deus, ainda estou pra ver um assunto que cause mais dúvida do que este: Antropologia Teológica, e mais especificamente o estudo do homem na sua composição tríplice, corpo alma e espírito. Portanto para tentar amenizar esta dúvida resolvi escrever este artigo e publicá-lo aqui.

O homem, a imagem de Deus

         E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1: 26)  E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. (Gênesis 5: 3) A semelhança é o caráter moral diferente e separável da substância, e foi perdida na queda.A imagem, porém é a substância espiritual da alma e não pode ser perdida. Em outras palavras mesmo a alma tendo pecado permanece com sua forma (imagem) original. Tal qual o corpo que depois da queda permaneceu com a mesma forma, sofrendo somente a perda do privilégio de uma vida sem fim com Deus no corpo. Visto que antes do pecado não havia morte. Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Rom 5: 12) Intelectualmente o homem se parece com Deus, porque se não houvesse semelhança na intelectualidade o contato com Deus seria impossível e a comunicação jamais seria estabelecida. O homem se assemelha a Deus pelo fato de ter natureza racional e religiosa ao mesmo tempo. 

A tríplice composição humana.

O corpo humano.

      Segundo o texto de Romanos 6,6 o corpo é considerado como principal veículo do pecado, pecado este que é consumado por meio do corpo com a direção e supervisão da alma. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.  Porém a expressão aqui “corpo do pecado” não quer dizer que o corpo seja sede do pecado, ou que tenha sido feito com este propósito. O corpo do cristão, porém deve ser consagrado ao Senhor e não ao pecado. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. I Cor. 6,13. O corpo do crente é templo do Espírito Santo.O idioma hebraico trás várias palavras para definir CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão como na referência que se segue: E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o NOSSO CORPO e a nossa terra. Gen 47,18. Em deuteronômio 28,4 aparece a palavra BETEN traduzida por corpo. O corpo tem funções específicas e é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta sua principal função. O novo testamento faz uso da palavra grega SOMMA que se traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por Deus como elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim sendo o corpo é elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer e sem ele homem não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se, trabalhar etc. E é mediante o corpo que o homem é um ser social e religioso e por meio do corpo será um dia julgado por seu criador.  Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Cor. 5,10.
O novo testamento no seu ensino Sobre a constituição humana apresenta uma distinção muito clara entre CORPO ALMA e ESPIRITO, como comprovam as referências que se seguem: E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mat.10,28, E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. I Tess. 5,23, Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb. 4,12, Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tg. 2,26.  Sobre o conjunto completo do que denominamos ser o “homem” podemos dizer que: sendo o homem ESPÍRITO é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com ELE; sendo ALMA tem conhecimento de SI MESMO; sendo CORPO, tem conhecimento do mundo em que vive através dos sentidos. Portanto é através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo como já disse e também com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus, como está escrito em Romanos 8,16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Então podemos para definir este assunto de modo rápido e eficiente dizer que: O corpo é aquela parte do homem que lhe dá consciência do mundo enquanto a alma que inclui o intelecto, emoções, sentidos é a sede da personalidade e é denominada a parte da AUTOCONSCIÊNCIA. O espírito é aquela parte pela qual temos comunhão com Deus e somente pela qual podemos adorá-lo.

A Alma Humana.

       Em qualquer estudo objetivo e honesto que se faça dos fenômenos psicológicos do homem o resultado honesto a que se chegará é o de que o homem de fato possui uma ALMA. Muitos filósofos já afirmaram ao longo do tempo que é impossível negar a existência da alma humana sem tornar no mesmo momento ininteligíveis todos os fatos que eles estudaram.A alma é uma substância simples e espiritual. Em palavras simples ela é composta de uma única matéria, é isso o que quer dizer “simples”. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. (I Coríntios 15: 40)  A palavra alma se traduz da palavra hebraica “nephesh” e do grego “Psychê, originalmente significa: “ hálito de vida.NEPHESH em alguns casos na Bíblia se refere à pessoa como um todo, ou seja, como um ser que vive. Enquanto que no grego a palavra Psychê se refere à parte interior, invisível e imortal do homem, ou seja, sua ALMA. Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito. Ex. 1,5Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. Ex. 12,4 Estes contextos bíblicos nos mostram alma sendo traduzida do hebraico NEPHESH indicando um SER que VIVE. Nesse sentido NEPHESH se aplica tanto a animais quanto a seres humanos.No antigo testamento os vocábulos NEPHESH hebraico e PSYCHÊ grego aparecem 755 vezes e esta parte do homem (a alma) era considerada pelos Judeus como a sede das percepções, do desejo do prazer.Entre todos os seres da criação foi no homem que Deus implantou a alma mais poderosa, e Deus rege no homem através da alma (Psychê).Resumindo e facilitando o entendimento NEPHESH é a vida limitada, a vida biológica, aquela presente nos animais e nos seres humanos que se encerra com a morte, enquanto PSYCHÊ é vida ilimitada, imortal, a ALMA em SI, aquela vida que se criou pela junção do espírito humano com o corpo humano no ato criativo de Deus em Genesis 2,7. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra (corpo), e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (alma). A Bíblia praticamente nos obriga a admitir que a ALMA seja uma substância, quer dizer, uma realidade. A alma humana é fonte e suporte da vida, vegetativa, sensitiva e racional. Quanto à sua origem a alma indiscutivelmente tem origem em Deus no momento da formação do corpo. E esta afirmação se baseia nas seguintes passagens bíblicas: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gen. 2,7. O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. Jó 33,4. PESO da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. Zac. 12,1. Entre outros textos.Finalizando nosso pensamento sobre a alma humana, ela no contexto bíblico é uma substância espiritual que está ligada ao espírito humano e se combinam entre si em cada detalhe. A alma estabelece contato com o mundo através do corpo seu tabernáculo. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. (II Coríntios 5: 4) Neste texto NÓS equivale ao homem interior (alma e espírito) e TABERNÁCULO equivale ao (corpo).

O Espírito Humano.

O espírito como já tivemos ocasião de dizer nas linhas acima é aquela parte pela qual temos comunhão com Deus e somente pela qual podemos adorá-lo. Como é o espírito humano o responsável pela comunicação com Deus ele pode ser denominado de o ELEMENTO DA CONSCIÊNCIA DE DEUS. Como definição geral do termo a palavra espírito vem do hebraico “RUASH” da qual se deriva o vocábulo Grego “PNEUMA” que se traduz por espírito, literalmente significa o movimento dinâmico do AR. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e SOPROU em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2: 7) O espírito humano é a sede legal da VIDA em todos os sentidos. A palavra espírito ocorre cerca de 400 vezes no antigo testamento e 385 vezes no Novo. Referindo-se àquela parte do homem que tem conhecimento, E que habita dentro do Homem (corpo). Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. I Cor. 2,11. O espírito representa a natureza maior do homem e rege de modo elevado o caráter do homem, o espírito procura reger o homem segundo o conceito de Deus, tentando transformá-lo cada dia na verdadeira imagem e semelhança do Pai, a fim de cumprir sua missão.Eu me atrevo a definir a missão do espírito humano ajudado por Deus com as palavras de I Tess. 5,23: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Jesus disse certa vez: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26: 41)  O Espírito na verdade pode ser considerado como aquela parte do homem que é consciente e preparada, cuja missão primária é levar o homem a Deus.

     Três poderes específicos regem no espírito do homem, O INTELÉCTO A FEIÇÃO E A VONTADE. 

        O intelecto é a parte que lhe capacita a faculdade de julgar, recordar, imaginar e raciocinar.

        A feição lhe capacita a sensibilidade de sentir dor, prazer, ódio, amor e outros sentimentos.

        A vontade capacita o ser humano para o dever de escolher; de rejeitar o mal e aceitar o bem conforme seu livre arbítrio.

No tocante à vida o Espírito Humano é responsável pela vida consciente do homem desde sua formação e nascimento até a morte. Se a alma como já dissemos é de uma substância imaterial, é de se deduzir por certo que o espírito também o seja. Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Luc. 24,39. O homem é possuidor de um corpo, uma alma e um espírito (Somma, Psychê e Pneuma) que juntos formam o SER HUMANO. O homem não subsiste fora desse contexto, corpo alma e espírito. Só se separam estas partes para efeito de estudo, mas o homem será condenado em sua constituição tríplice ou será salvo de igual modo. Jamais será admitida a idéia de o corpo e alma serem lançados na condenação do inferno enquanto o espírito volta a Deus que o deu. Ademais é sabido como comprova o texto abaixo que o espírito humano também peca ainda que sua missão seja a de levar o homem a Deus. ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. (II Coríntios 7: 1) Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. (Tiago 3: 16)

       Fixando então cada uma das nossas partes tem e executam funções específicas. Através do corpo físico o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus pelo Espírito  Santo.


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