A
tricotomia Humana
Ao longo do tempo em que tenho ministrado aulas de
escola bíblica e estudos em vários temas para as igrejas de Deus, ainda estou
pra ver um assunto que cause mais dúvida do que este: Antropologia Teológica, e
mais especificamente o estudo do homem na sua composição tríplice, corpo alma e
espírito. Portanto para tentar amenizar esta dúvida resolvi escrever este
artigo e publicá-lo aqui.
O homem,
a imagem de Deus
E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1: 26) E
Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a
sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. (Gênesis 5: 3) A semelhança é o
caráter moral diferente e separável da substância, e foi perdida na queda.A
imagem, porém é a substância espiritual da alma e não pode ser perdida. Em
outras palavras mesmo a alma tendo pecado permanece com sua forma (imagem)
original. Tal qual o corpo que depois da queda permaneceu com a mesma forma,
sofrendo somente a perda do privilégio de uma vida sem fim com Deus no corpo.
Visto que antes do pecado não havia morte. Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Rom 5: 12)
Intelectualmente o homem se parece com Deus, porque se não houvesse semelhança
na intelectualidade o contato com Deus seria impossível e a comunicação jamais
seria estabelecida. O homem se assemelha a Deus pelo fato de ter natureza
racional e religiosa ao mesmo tempo.
A
tríplice composição humana.
O corpo
humano.
Segundo o
texto de Romanos 6,6 o corpo é considerado como principal veículo do pecado,
pecado este que é consumado por meio do corpo com a direção e supervisão da
alma. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele
crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos
mais ao pecado. Porém a expressão aqui “corpo do pecado” não quer
dizer que o corpo seja sede do pecado, ou que tenha sido feito com este
propósito. O corpo do cristão, porém deve ser consagrado ao Senhor e não ao
pecado. Mas o corpo não é para a prostituição, senão
para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. I Cor. 6,13. O corpo do crente é templo
do Espírito Santo.O idioma hebraico trás várias palavras para definir
CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de
cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão
como na referência que se segue: E acabado aquele ano,
vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o
dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos
ficou diante de meu senhor, senão o NOSSO CORPO e a nossa terra. Gen 47,18. Em deuteronômio 28,4
aparece a palavra BETEN traduzida por corpo. O corpo tem funções específicas e
é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta
sua principal função. O novo testamento faz uso da palavra grega SOMMA que se
traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por Deus como
elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se
torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim sendo o corpo é
elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer e sem ele homem
não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se,
trabalhar etc. E é mediante o corpo que o homem é um ser social e religioso e
por meio do corpo será um dia julgado por seu criador. Porque todos
devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o
que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Cor. 5,10.
O novo
testamento no seu ensino Sobre a constituição humana apresenta uma distinção
muito clara entre CORPO ALMA e ESPIRITO, como comprovam as referências que se
seguem: E não temais os que matam o corpo e não podem
matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o
corpo. Mat.10,28, E o mesmo Deus de paz vos
santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. I
Tess. 5,23, Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e
mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da
alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração. Hb. 4,12, Porque,
assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é
morta. Tg. 2,26. Sobre o conjunto completo do que denominamos ser
o “homem” podemos dizer que: sendo o homem ESPÍRITO é capaz de ter conhecimento
de Deus e comunhão com ELE; sendo ALMA tem conhecimento de SI MESMO; sendo
CORPO, tem conhecimento do mundo em que vive através dos sentidos. Portanto é
através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material,
através da alma entra em contato consigo mesmo como já disse e também com o
mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com
Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus, como está escrito em Romanos
8,16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito
que somos filhos de Deus. Então podemos para definir este assunto de
modo rápido e eficiente dizer que: O corpo é aquela
parte do homem que lhe dá consciência do mundo enquanto a alma que inclui o
intelecto, emoções, sentidos é a sede da personalidade e é denominada a parte
da AUTOCONSCIÊNCIA. O espírito é aquela parte pela qual temos comunhão com Deus
e somente pela qual podemos adorá-lo.
A Alma Humana.
Em
qualquer estudo objetivo e honesto que se faça dos fenômenos psicológicos do
homem o resultado honesto a que se chegará é o de que o homem de fato possui
uma ALMA. Muitos filósofos já afirmaram ao longo do
tempo que é impossível negar a existência da alma humana sem tornar no mesmo
momento ininteligíveis todos os fatos que eles estudaram.A alma é uma
substância simples e espiritual. Em palavras simples ela é composta de uma
única matéria, é isso o que quer dizer “simples”. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória
dos celestes e outra a dos terrestres. (I Coríntios 15: 40) A
palavra alma se traduz da palavra hebraica “nephesh” e do grego “Psychê,
originalmente significa: “ hálito de vida.NEPHESH em alguns casos na Bíblia se
refere à pessoa como um todo, ou seja, como um ser que vive. Enquanto que no
grego a palavra Psychê se refere à parte interior, invisível e imortal do
homem, ou seja, sua ALMA. Todas as almas, pois, que
procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito. Ex. 1,5Mas se a família for
pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa,
conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao
cordeiro. Ex. 12,4 Estes contextos bíblicos nos mostram alma sendo
traduzida do hebraico NEPHESH indicando um SER
que VIVE. Nesse sentido NEPHESH se aplica tanto a animais quanto a seres
humanos.No antigo testamento os vocábulos NEPHESH hebraico e PSYCHÊ grego
aparecem 755 vezes e esta parte do homem (a alma) era considerada pelos Judeus
como a sede das percepções, do desejo do prazer.Entre todos os seres da criação
foi no homem que Deus implantou a alma mais poderosa, e Deus rege no homem
através da alma (Psychê).Resumindo e facilitando o entendimento NEPHESH é a
vida limitada, a vida biológica, aquela presente nos animais e nos seres
humanos que se encerra com a morte, enquanto PSYCHÊ é vida ilimitada, imortal,
a ALMA em SI, aquela vida que se criou pela junção do espírito humano com o
corpo humano no ato criativo de Deus em Genesis 2,7. E
formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra (corpo), e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente (alma). A Bíblia
praticamente nos obriga a admitir que a ALMA seja uma substância, quer dizer,
uma realidade. A alma humana é fonte e suporte da vida, vegetativa, sensitiva e
racional. Quanto à sua origem a alma
indiscutivelmente tem origem em Deus no momento da formação do corpo. E esta
afirmação se baseia nas seguintes passagens bíblicas: E
formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego
da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gen. 2,7. O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me
deu vida. Jó 33,4. PESO da palavra do SENHOR
sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que
forma o espírito do homem dentro dele. Zac. 12,1. Entre outros
textos.Finalizando nosso pensamento sobre a alma humana, ela no contexto
bíblico é uma substância espiritual que está ligada ao espírito humano e se
combinam entre si em cada detalhe. A alma estabelece contato com o mundo
através do corpo seu tabernáculo. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos
carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal
seja absorvido pela vida. (II Coríntios 5: 4) Neste texto NÓS equivale ao homem interior (alma e espírito) e TABERNÁCULO equivale ao (corpo).
O
Espírito Humano.
O
espírito como já tivemos ocasião de dizer nas linhas acima é aquela parte pela
qual temos comunhão com Deus e somente pela qual podemos adorá-lo. Como é o espírito humano o responsável pela
comunicação com Deus ele pode ser denominado de o ELEMENTO
DA CONSCIÊNCIA DE DEUS. Como definição geral do termo a palavra espírito
vem do hebraico “RUASH” da qual se deriva o vocábulo Grego “PNEUMA” que se
traduz por espírito, literalmente significa o movimento dinâmico do AR. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e SOPROU em suas narinas o
fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2: 7) O
espírito humano é a sede legal da VIDA em todos os sentidos. A palavra espírito
ocorre cerca de 400 vezes no antigo testamento e 385 vezes no Novo.
Referindo-se àquela parte do homem que tem conhecimento, E que habita dentro do
Homem (corpo). Porque, qual dos homens sabe as coisas
do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe
as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. I Cor. 2,11. O espírito
representa a natureza maior do homem e rege de modo elevado o caráter do homem,
o espírito procura reger o homem segundo o conceito de Deus, tentando
transformá-lo cada dia na verdadeira imagem e semelhança do Pai, a fim de
cumprir sua missão.Eu me atrevo a definir a missão do espírito humano ajudado
por Deus com as palavras de I Tess. 5,23: E o mesmo
Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,
sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus
Cristo. Jesus disse certa vez: Vigiai e orai,
para que não entreis em tentação; na verdade, o
espírito está pronto, mas a carne é fraca.
(Mateus 26: 41) O Espírito na verdade pode ser considerado como aquela
parte do homem que é consciente e preparada, cuja missão primária é levar o
homem a Deus.
Três poderes específicos regem no espírito do homem, O INTELÉCTO A FEIÇÃO E A VONTADE.
O intelecto é a parte que lhe capacita a faculdade de julgar, recordar,
imaginar e raciocinar.
A feição lhe capacita a sensibilidade de sentir dor, prazer, ódio, amor e
outros sentimentos.
A vontade capacita o ser humano para o dever de escolher; de rejeitar o mal e
aceitar o bem conforme seu livre arbítrio.
No
tocante à vida o Espírito Humano é responsável pela vida consciente do homem
desde sua formação e nascimento até a morte. Se a alma como já dissemos é de
uma substância imaterial, é de se deduzir por certo que o espírito também o
seja. Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu
mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes
que eu tenho. Luc. 24,39. O homem é possuidor de um corpo, uma alma e um
espírito (Somma, Psychê e Pneuma) que juntos formam o SER HUMANO. O homem não
subsiste fora desse contexto, corpo alma e espírito. Só se separam estas partes
para efeito de estudo, mas o homem será condenado em sua constituição tríplice
ou será salvo de igual modo. Jamais será admitida a idéia de o corpo e alma
serem lançados na condenação do inferno enquanto o espírito volta a Deus que o
deu. Ademais é sabido como comprova o texto abaixo que o espírito humano também
peca ainda que sua missão seja a de levar o homem a Deus. ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos
de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. (II
Coríntios 7: 1) Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há
perturbação e toda a obra perversa. (Tiago 3: 16)
Fixando
então cada uma das nossas partes tem e executam funções específicas. Através do
corpo físico o homem entra em contato com o mundo material, através da alma
entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor,
e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato
de Deus pelo Espírito Santo.
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