segunda-feira, 7 de agosto de 2023

O Tribunal de Cristo

 

O QUE É O TRIBUNAL DE CRISTO?

A frase – Tribunal de Cristo, pode ser resumida numa palavra grega – Bema, que significa – uma plataforma elevada de arbitragem de recompensa. É um local onde as obras e a vida do crente serão analisadas.

Quando formos arrebatados e já tivermos lá no céu, seremos julgados pelas nossas obras, carácter, frutificação na terra e não seremos condenados – Rm 8.1

O tribunal de Cristo irá determinar as recompensas ou perdas e não a Salvação, pois, todos que estiverem no tribunal serão no mínimo salvos.

Vou forçar um pouco exegese agora, o tribunal de Cristo será um dos primeiros eventos das bodas do Cordeiro.

As bodas do Cordeiro é a celebração pela vitória da igreja e tem a sua duração estimada de 7 anos, como as bodas judaicas que duravam 7 dias. Sendo assim, todo o período de sete anos deve ser considerado como as das bodas do Cordeiro.

Tribunal de Cristo – O tribunal de Cristo é sem dúvida para os cristãos e não para os não crentes, o tribunal de Cristo trata-se dos crentes dando conta de suas vidas a Cristo – Romanos 14.10-12, II Coríntios 5.10.

O Tribunal de Cristo não determina a salvação de ninguém (como muitos pensam), a nossa salvação é determinada pelo sacrifício de Cristo em nosso lugar – I Jo 2.2 e também pela nossa fé Nele – Jo 3.16.

 

O QUE É O GALARDÃO?

 Em resumo, o galardão é a recompensa que teremos no dia do tribunal de Cristo, seremos julgados (e não condenados) segunda as nossas obras e se essas ‘obras’ forem do agrado do galardoador (que é Jesus), então recebemos o nosso galardão (recompensa). Jesus nos entregara nosso galardão, Ele mesmo, não vai mandar alguém fazer isso por Ele – Ap 22.12 (E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras)

 

O TRIBUNAL DE CRISTO E OS CRENTES



Vamos discutir sobre três tópicos agora

O julgamento

Quando se dará?

Quem será o Juiz?



1 – O Julgamento no tribunal de Cristo – COMO SERÁ O TRIBUNAL DE CRISTO


Muitos confundem o juízo final com o julgamento do tribunal de Cristo, quero deixar bem claro que são dois acontecimentos bem diferentes.

 Esse julgamento de Cristo, a palavra julgar aqui é literal – ‘vou julgar o que você fez ‘, e mediante esse julgamento das nossas obras Ele (Jesus) nos dará a nossa recompensa (Galardão) – Ap 22.12

Já o juízo final e outro acontecimento, este se dará após o milênio – Assunto de outra aula (Lição 11)

 A diferença entre julgamento de Cristo e o Juízo Final é:

No Juízo Final – Os ímpios serão julgados e receberão o lago de fogo eterno

No Julgamento de Cristo – Os salvos serão julgados para receber o galardão

Juízo Final – Será depois do milênio

Julgamento de Cristo – Antes do milênio

No tribunal de Cristo acontecerá um evento chamado – Julgamento, será nesse evento que seremos julgados para recebermos cada um segunda a sua obra o seu Galardão.

2 – Quando se dará? (O Tribunal de Cristo)

Essa questão é bem interessante, já ouvi muitas teorias sobre o assunto, porém, sem fundamento, a mais plausível (certa) é que o tribunal de Cristo acontecerá no dia do arrebatamento, no céu – Ap 22.12

 

3 – Quem será o juiz no tribunal de Cristo?

Muito interessante isso, a bíblia ensina que Deus é o Juiz – Deuteronômio 1.17 e Jesus é o Advogado – 1 Jo 2.1, porem, quando chegar no dia do julgamento (evento que faz parte do tribunal de Cristo), Jesus será o Juiz e não Deus. Em II Timoteo 4.8 a bíblia afirma que Jesus será o Juiz.

 

Então vai ser assim o tribunal de cristo.

AS OBRAS DO CRENTE E O JULGAMENTO DE CRISTO

Vamos dividir esse tópico em três.

A precisão do julgamento

Ouro, prata e pedras preciosas

As obras que perecerão

1 – A precisão do julgamento [como será a recompensa do galardão]

Muitos pensam que serão recompensados por todas as obras que fizerem, porém, a bíblia ensina que no dia do julgamento, as nossas obras passarão por uma peneira e somente as obras feitas de coração serão contabilizadas para nosso galardão.

Vou citar algumas obras que Jesus levara em conta no dia do julgamento, desde que seja de coração.

 

Todo aquele que ora a Deus em favor do seu próximo

Todo aquele que leva a Palavra de Deus aos que precisam

Os que ajudam os pobres, órfãos e viúvas

Os que alimenta os famintos e dão de beber aos sedentos

2 – Ouro, prata e pedras preciosas

Ouro: O ouro era o bem mais valioso no antigo testamento, tanto é que fizeram os ‘utensílios ‘do tabernáculo com ouro – candelabro, arca da Aliança e entre outros itens.Na bíblia o ouro simboliza aquilo que procede de Deus, as coisas divinas – Jó 22.23-25; Ap 3.18.

Podemos comparar o ouro às obras que os crentes fizeram para glória de Deus – 1 Co 10.31.

As obras feitas por uma pessoa com coração manso e contrito, a bíblia ensina que é ‘feito em Deus ‘– Jo 3.21

Quando usamos nossos talentos e dons em favor de Deus, estamos fazendo obras de ‘ouro’ – Mt 25.14,20, lembrando que essas obras que fazemos usando os talentos que Deus nos deu é somente para glorificação de Deus – Mt 5.16

 

Prata: A bíblia ensina que a prata significa – Redenção, a prata é o preço da redenção. Jesus foi vendido por 30 moedas de PRATA (redenção). Quando havia guerra nos tempos bíblicos (antigo testamento), os soldados recebiam prata como pagamento, como uma recompensa pela sua redenção – sacrifício de guerra – Êx 30.11-16; Lv 5.15

Já no novo testamento, a bíblia ensina que a prata é a redenção feita por Cristo – 1 Pe 1.18; I Co 6.20

 

Pedras preciosas: Pedras preciosas são símbolo do Espirito Santo ou da Glória de Cristo no crente – Jo 17.22

Não é o foco da aula falarmos sobre as pedras, ouro e prata, mas, muito em breve teremos um estudo especifico sobre esses temas, isso é mais profundo que imaginamos.

Vou deixar uma lista com os materiais utilizado no tabernáculo que apontam para o plano de Salvação de Jesus.

 

Ouro = Divindade, glória. Jesus como Deus glorificado

Prata = Redenção, redentor. Jesus como redentor

Bronze = Está ligado ao Juízo de Deus. Tipifica Jesus como sofredor.

Estofo azul = Céu. Jesus como filho de Deus

Púrpura = Realeza. Jesus como Rei.

Carmesim = Sofrimento, servidão. Jesus o Salvador

Linho branco = justiça. Jesus como Filho do Homem.

Animais marinhos = Ausência de beleza. Jesus sem formosura.

Madeira de Acácia = A carne incorruptível de Jesus o homem perfeito

Azeite puro = É a fonte da luz. Jesus ungido.

Óleo da unção = Ele é ungido.

Incenso aromático = É o Único agradável

Pedras de engastes = Jesus como sustentáculo o pecador.

Pregos de bronze = O sofrimento de Jesus na cruz

 

3 – As obras que perecerão

A bíblia ensina que as obras do crente passarão pelo fogo divino, se a obra sofrer ‘detrimento ‘, essa obra não será ‘recompensada’.

“Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” – I Co 3.15

 Vamos observar as obras simbolizadas na bíblia:

 1 – Madeira – Na bíblia a madeira é simbolizada por ‘obras humanas’. É uma figura de uma arvore que cresce por si mesmo.

Obras de ‘madeira ‘são as obras dos crentes que buscam a própria gloria, no dia do julgamento de Cristo, eles não receberão por essas obras, pois madeira não resiste ao fogo. Muitos fazem ‘obras’ na igreja para ‘crescimento pessoal’, não por amor a obra de Deus – I Co 10.31

 

2 – Feno – Feno é capim, erva seca. São obras aparentes, mas sem consistência, sem vida, tais como erva seca – Is 15.6

O capim é perecível (Is 51.12) e representa as obras dos crentes que trabalham somente buscando a gloria e a fama para si.

Infelizmente, hoje uma boa parte dos cantores e pregadores (não generalizando) fazem isso para gloria próprio, dinheiro, fama e não para Deus, mas, estes que fazem tais coisas, “já receberam o seu galardão” aqui na terra mesmo – Mt 6.2,5,16.

 

3 – Palha – A madeira tem certa consistência, mas a palha é muito fraca. Não resiste a força do fogo. O vento leva com facilidade (Sl 1.4, Jó 21.18, Os 13.3).

É instável. Não pode se misturar com o trigo – Jr 23.28.

A palha representa obras sem firmeza, ou seja, feita por crentes que são ‘incapazes’, por exemplo, por alguém não preparado para fazer tal obra.

Infelizmente, muitos ficam mudando de igreja a todo momento pensando que seus problemas acabaram, essas pessoas são como a palha, se move com facilidade e se deixa ser levado para qualquer lugar, ficam se movendo para “todo vento de doutrina” – EF 4.14

 

A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CRENTE E OS GALARDÕES


Vamos dividir esse tópico em 2:

 Os pastores darão conta dos seus rebanhos.

 Crentes darão conta de seus talentos

1 – Os pastores darão conta dos seus rebanhos.

Naquele dia (julgamento de Cristo) todos nós seremos julgados, conforme já dissemos, porém, os pastores terão uma responsabilidade maior naquele dia, pois, foi confiado a ele as Ovelhas do Sumo Pastor. A função do pastor é levar com segurança as ovelhas do Senhor para o céu – O lugar que é de direito, se um pastor mata uma ovelha (sentido espiritual), este mesmo dará conta dessa alma morta naquele dia, uma das tarefas mais difíceis ministerialmente falando é sem dúvida ser pastor – Digo com base na experiência do meu sogro que é pastor, vejo o quanto ele sofre em amor as ovelhas.

Nos dias de Ezequiel, ele critica os pastores por serem amantes de si mesmo e não cuida das ovelhas – Leia Ez 34.

O profeta não se calou diante disso e proclamou o julgamento divino – Ez 34.7-10

A bíblia ensina que os pastores e líderes (responsáveis por levar as ovelhas em segurança ao Céu) receberão uma recompensa diferenciada naquele dia. Mesmo cansado fisicamente e emocionalmente, saibam, diante de Deus, nada passa ‘despercebido ‘, Ele dará a vossa recompensa naquele dia.

 

Vou listar algumas ‘coisas’ que alguns pastores fazem e que podem matar uma ovelha

 

1 – Usar o púlpito para desabafar/atacar – Isso pode causar indignação na ovelha e ela não querer mais ficar em seu rebanho;


2 – Não reconhece a ovelha quando o próprio Deus já disse para reconhecer – Quando Deus tocar no coração do líder, ele tem que ser sensível a voz de Deus;

3 – Shows gospel dentro da igreja – Isso mata a ovelha do Senhor – Claro, não generalizando, você também não é obrigado a concordar ;);

4 – Não pregar a palavra – Não pregar a palavra, apenas ‘historinha pra boi dormir’, pregue a palavra;

5 – Ofender ou Criticar – Ofender ou criticar uma ovelha, pode levar à mesma ao falecimento espiritual.

 

2 – Crentes darão conta de seus talentos

Todos nós recebemos talentos e dons de Deus – Mt 5.14-30, temos que aprender a usar isso em favor do Reino de Deus, pois Ele nos recompensará por isso.

 

Vamos imaginar que você tenha habilidade de ‘cantar – louvar a Deus ‘, e você deixa essa ‘habilidade’ ‘para lá”, isto é, não quer mais fazer isso, naquele dia ele julgara essa atitude, e se caso você escolher usar esse talento, Deus te recompensará.

 

Faça o melhor para Deus que sem dúvida ele te recompensará.

 

O QUE É O GALARDÃO?

Há duas perguntas – O que é Galardão e Como será o Galardão, são 2 perguntas diferentes, uma delas já respondemos – O que é o galardão (a recompensa), porem, como será o galardão não falamos. Vamos tratar desse assunto agora.

 

A bíblia é muito clara a respeito desse assunto – Galardão – vou tentar esclarecer essa dúvida de um jeito bem simples e não muito avançado, pois, é o foco de outro post.

A bíblia ensina que tem 5 coroas, vou listar elas aqui:

Coroa da Alegria (1Ts 2:19; Fp.4:1): Esta Coroa será concedida aos ganhadores de alma. Paulo se refere aos irmãos que ele levou à Cristo como sendo a sua alegria e coroa. Portanto aqueles que ganham muitas almas receberão a Coroa da Alegria. Às vezes a coroa é símbolo de alegria (Is 28:1; Ct 3:11; Ez.23:42), e a Bíblia declara que há alegria no céu quando uma alma é ganha para Cristo (Lc 15:7).

 

Coroa da Vida (Tg 1:12; Ap 2:10): Esta Coroa não é a vida eterna como pensam muitos cristãos. O galardão é dado com base nas obras; a salvação é dada exclusivamente com base na graça de Deus. De maneira nenhuma a vida eterna poderia ser concedida ou obtida por meio da fidelidade dos cristãos nos momentos de tribulação, embora se requeira tal fidelidade como prova de genuína salvação.

 

Coroa da Incorruptibilidade (2 Co 9:25,27): Esta Coroa será concedida àqueles que procuram viver uma vida incorruptível, de auto abnegação (Lc.9:23), renegando ao pecado, as obras da carne, e vivendo uma vida íntegra diante de Deus e dos homens.

 

Coroa da Glória (1ª Pe 5:2-4): Esta coroa será concedida aos pastores que desempenharem bem seus ministérios e também àqueles que liderarem com fidelidade sobre o povo de Deus, procurando sempre o bem das ovelhas de Cristo, sempre com intuito de fazê-las crescer, alimentando-as na fé e no amor de Deus.

Coroa da Justiça (2 Tm.4:8): Receberão esta Coroa aqueles cujas vidas foram entregues inteiramente em prol do reino de Deus (Mt.6:33), e àqueles que demonstram uma ardente expectativa pela volta de Cristo e a desejam ardentemente.

Num post futuro, a gente fala mais de ‘como será o galardão ‘, mas, qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários.

 

Irmãos, espero que tenham entendido e qualquer dúvida estou à disposição.

 



domingo, 6 de agosto de 2023

AS TRÊS RÃS DO APOCALIPSE

 

Tema: APOCALIPSE 

estudo bíblico apocalipse 16

 

“Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. ” Apocalipse 16.13,14

 

Introdução: O simbolismo é muito usado no Apocalipse de forma que uma mesma mensagem pode ser aplicada em vários sentidos. A rã na Bíblia está associada aos animais considerados impuros (Levíticos 11.41-44) e aos deuses pagãos, tendo sido uma das pragas do Egito (Êxodo 8.1-13)1. Jesus disse que “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem” (Mateus 15.11), então estas três rãs imundas simbolizam ensinos profanos. Em Apocalipse 16.13,14, três rãs aparecem como parte sexta taça da ira de Deus, que derrama flagelos sobre a terra. Revelam uma guerra ideológica contra o cristianismo. O apóstolo João vê três personagens do mal juntos: o dragão, a besta e o falso profeta. Estes três podem ser chamados de trindade satânica, pois inimigo tenta imitar Deus e por isso se manifestará através de uma trindade diabólica.

 

A trindade satânica

·Dragão: o próprio satanás que agirá nos últimos tempos (Apocalipse 12.9) através do engano porque é o “pai da mentira” (João 8.44) e agirá com toda forma de maldade, “para roubar, matar e destruir” (João 10.10).

·Besta: o anticristo que perseguirá a igreja (Apocalipse 13.1 e 17.3); O apóstolo João avisou a igreja que o anticristo não é apenas uma pessoa, mas um sistema pecaminoso: "Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora" (I João 2.18).

 

·Falso profeta: representante humano que divulgará falsas doutrinas (Apocalipse 19.20). Jesus alertou que "surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" (Mateus 24.24). Várias interpretações aplicando através de ideologias, podem explicar o significado desta profecia, como Lutero que aplicou uma leitura histórica dizendo o anticristo seria o poder de Roma3 e seus opositores à reforma4. Devido a tamanha diversidade de interpretações, até que a profecia se cumpra plenamente, podemos entender esta mensagem de diversas formas. 5

 

O que são as três rãs do Apocalipse?

 

Vamos refletir sobre três inimigos da igreja que podem exemplificar esta batalha ideológica representada por estas rãs em Apocalipse 16:

 1) LIBERALISMO

O Liberalismo atua nos princípios MORAIS. A teologia liberal e progressista não ensina sobre o pecado como está na Bíblia, mas descontrói valores espirituais de forma que as pessoas não entendam que são pecadoras.

O pensamento liberal deu início ao processo de apostasia abrindo a igreja para relativizar o que foi determinado pela Palavra de Deus como verdade. Vivemos o tempo da igreja de Laodiceia, morna e que dá nojo no próprio Deus (Apocalipse 3.14-20).                 

A busca de Santidade pode vencer o Liberalismo!

 


2) SINCRETISMO


O Sincretismo atua nos princípios de FÉ. Pode ser considerado uma mistura de crenças, ou a influência de ensinos de outras religiões no meio cristão, gerando a falta de identidade e confusão na mente das pessoas.

O Sincretismo age misturando princípios de outras religiões no meio do cristianismo, disfarçado de ecumenismo, com ideologias humanistas que exaltam o ser humano ao invés de o fazer reconhecer-se como pecador dando toda glória a Deus (Isaías 42.8 e 43.7). A Verdade da Palavra de Deus pode vencer o Sincretismo!

 



3) SECULARISMO

O secularismo diz respeito à relação com o mundo. A Igreja precisa ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13,14) para influenciar a sociedade com o evangelho e não se conformar com este século (Romanos 12.1,2), nem acreditar no “deus deste mundo” (João 8.16 e II Coríntios 4.4).


 O pensamento secular, disfarçado de modernismo, promove uma inversão total dos valores, quando a igreja e as pessoas não conseguem mais ter sensibilidade quanto ao pecado, gerando o verdadeiro mundanismo (I João 2.15). Costumes estranhos às Escrituras estão entrando dentro das igrejas e tomando lugar no altar.   A busca da Fidelidade pode vencer o Secularismo!

 

Não seja enganado!

CONCLUSÃO

Mateus 24.12 "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos".

O que está acontecendo é o cumprimento da profecia apocalíptica da APOSTASIA dos últimos tempos (Marcos 13.20-22). Precisamos estar atentos e pedir a Deus discernimento espiritual para entender o cumprimento das profecias. A cada dia que passa, mais perto está o retorno de Jesus e maiores são os sinais de sua vinda.