A Igreja Não Passará Pela Tribulação
Por que?
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10).
O arrebatamento será antes da ira de Deus, quando o
anticristo estará governando o mundo. Pois, ele só se manifestará após ser
afastado quem o impede de se revelar (2Ts 2.6-10). Quem está resistindo,
impedindo o anticristo de se revelar? O Espírito Santo; que opera na igreja que
ora, intercede, expulsa demônios, evangeliza! Enquanto a igreja estiver em
atividade, o anticristo não pode se manifestar; isto só acontecerá quando o
Espírito Santo for afastado; e obviamente levando a igreja para se encontrar
com Jesus nos ares. A igreja será livrada da ira de Deus que se derramará na
terra (1Ts 5.9); a igreja será guardada da “tentação que virá sobre todo o
mundo” ( Ap 3.10).
Existe
uma diferença muito grande entre as situações em que o mundo estará no
arrebatamento, e na segunda vinda de Cristo para juízo final. No arrebatamento
as pessoas estarão vivendo normalmente, trabalhando, se divertindo; e
distraídas, se surpreenderão quando, numa fração de segundo, num piscar de
olhos, Jesus desce até um ponto no céu e rapta a igreja (Mt 24.36-39; 1Ts
4.16,17; 1Co 15.52,53). Uma tragédia mundial, onde os que ficarem vão tratar dos
feridos e sepultar os mortos nos acidentes com aeronaves e veículos terrestres
desgovernados, ao terem seus pilotos e motoristas arrebatados. Diferente da
vinda do Senhor, quando o mundo estará em guerra (Armagedom). Sem luz do sol,
da lua, das estrelas e vinda de Jesus Cristo em glória, iluminando o universo
juntamente com a igreja (Mt 25.31; Lc 21.25-27; Ap 19.11-16).
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha apostasia {*}, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2.3 - ACF) {* A palavra grega "apostasia" significa PARTIDA, SEPARAÇÃO, AFASTAMENTO, SAÍDA, RETIRADA, REMOÇÃO. Portanto, pode se referir ao Arrebatamento}
HÁ POUCO ACORDO QUANDO A SE PALAVRA GREGA "APOSTASIA" SE REFERE A UM AFASTAMENTO FÍSICO (ARREBATAMENTO) OU A UM AFASTAMENTO METAFÓRICO (DESVIO DA FÉ). AS PRIMEIRAS (7) SETE TRADUÇÕES DA BÍBLIA EM INGLÊS A TRAZIAM COMO "AFASTAMENTO". NINGUÉM SABE POR QUE OS TRADUTORES DA VERSÃO AUTORIZADA (KJV) INGLESA A TRADUZIRAM COMO "AFASTAMENTO" OU "PARTIDA" E POR QUE OUTROS [POSTERIORES] A TRADUZIRAM COMO "REBELDIA". É POSSÍVEL DEFENDER QUE TODAS AS PRIMEIRAS (7) SETE VERSÕES INGLESAS ESTAVAM CERTAS AO TRADUZIR POR "PARTIDA", QUE PODERIA SIGNIFICAR UMA "PARTIDA FÍSICA" OU "ARREBATAMENTO". A VERDADE IMPORTANTE AQUI É QUE "AQUELE DIA", O GLORIOSO APARECIMENTO, NÃO SE DARÁ ATÉ QUE O "FILHO DA PERDIÇÃO" TENHA SIDO REVELADO. cf. (Ap 12; 13).
*O ponto de vista pré-tribulacionista é o único que resolve
as dificuldades contrastantes de cf.(Ap 3.10 e Ap 7.14).
Pois se membros da igreja estarão entre os mártires de (Ap 7.14), que são
mortos durante a tribulação, então o SENHOR não terá cumprido SUA
PALAVRA em (Ap 3.10).
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te
guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar
os que habitam na terra” (Ap 3.10)ACF
*O pré- tribulacionismo explica por que não há instrução bíblica em
preparação para a tribulação.
Tanto Jesus Cristo quanto o apóstolo Paulo (sob a inspiração do Espírito
Santo) prometeram aos crentes Que eles seriam salvos da “ira futura”
cf. (1Ts 1.10).
.“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a
saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1Ts 1.10)ACF
E guardados da“...hora da tentação que há de
vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10). Tal “tentação” ainda
não aconteceu, e temos a promessa incondicional de Jesus de guardar os crentes desta
tentação cf. (Ap 3.10). Paulo fez
essa mesma promessa em (Rm 5.9; 1Ts1.10; 1Ts 5.9).
.“Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos
por ele salvos da ira” (Rm 5.9)ACF
. “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os
mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1Ts 1.10)ACF
.“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a
aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.9) -
Conforme nos aproximamos do final da dispensação da graça, não há pergunta profética mais vigorosamente debatida do que a pergunta: “Os cristãos passarão pela Tribulação?”.
QUATRO PONTOS DE
VISTA
Há quatro pontos de vista principais: a posição “pós-tribulacionista” afirma
que a Igreja passará por toda a Tribulação. A posição “Semi-tribulacionista” diz
que a Igreja passará pela primeira metade da Tribulação. A
posição “pré-tribulacionista” afirma que a Igreja não passará por nenhum
momento da Tribulação. E, finalmente, a “posição do
arrebatamento parcial” crê que os santificados serão levados antes
da Tribulação e que o restante da Igreja passará pelo julgamento. Analisemos,
agora, a posição “pré-tribulacionista” que creio seja biblicamente correta.
COBERTOS PELO SANGUE
Primeiro de tudo, a própria natureza da Tribulação impede
que a Igreja {*} passe por
qualquer fase dela. A tribulação é uma época de ira,
julgamento, indignação, trevas, destruição e morte. Paulo escreve: “Portanto, agora nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a
carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8.1)ACF. A Igreja foi purificada pelo “sangue de
Jesus” e não necessita de outra purificação. Alguns
questionam: “Os cristãos não precisam ser purificados?” A
resposta é sim, mas eles são purificados através da confissão do
pecado e através do “sangue de Jesus Cristo” não
através do sofrimento pessoal. “Se
confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados,
e nos purificar de toda a injustiça” (1Jo 1.9)ACF
O SAL DERROTA SATANÁS
Outra razão para eu crer que a “posição pré-tribulacionista” é
biblicamente correta é o que ensina Paulo em(2Ts 2). Os
crentes de “Tessalônica” estavam experimentando grande
perseguição e queriam saber se a perseguição pela qual passavam
era parte da Tribulação e se Paulo estava
correto quando lhes disse em sua “primeira epístola” que
os cristãos não passariam pela Tribulação. Paulo lhes diz: “Que não vos movais facilmente do
vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra,
quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto {*}”(2Ts 2.2 - ACF)
A IGREJA QUE REINA
Uma outra razão pela qual creio que
a “posição pré-tribulacionista” é biblicamente
correta é (Ap4.4). João escreve: “E ao redor
do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos
vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças
coroas de ouro” (Ap 4.4 - ACF) *Note que
esses anciões estão assentados, vestidos e coroados. Isso
é claramente o “símbolo da Igreja”. Em (Ef 2.6) lemos
que Deus “nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Em
(Ap 19.8) lemos: “E foi-lhe dado que se vestisse
de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos
santos”. Lemos também em (2Tm 4.8) “Desde agora, a coroa da justiça me está
guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a
mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”
A pergunta crítica é esta: Quando
a Igreja será vista no céu em sua posição glorificada? Será
vista no início da Tribulação que João descreve
desde Ap 4 até Ap 19. Será vista no céu,
assentada, vestida e coroada. Dessa forma, o
Arrebatamento precederá a Tribulação.
VINGANÇA SOBRE OS
ÍMPIOS
Outra razão pela qual creio que a “posição pré-tribulacionista” é
verdadeira é o que Paulo escreveu em (2Ts1.7-8) que
fala em dar a “E a vós,
que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus
desde o céu com os anjos do seu poder, Como
labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos
que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo”
A ira de Deus durante a Tribulação será
derramada sobre “aqueles que não conhecem a Deus”, não
sobre a Igreja. Deus salvou a Ló da destruição de Sodoma
e Gomorra, porque ele era um homem justo. Sendo ele um homem
justo cf. (2Pe 2.7) os anjos lhe
disseram: “E aconteceu
que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti,
e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor! Eis que agora o teu servo tem
achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me
fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte,
para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. Eis que agora aquela
cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para
lá (não é pequena?), para que minha alma viva. E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te
aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste; Apressa-te,
escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado.
Por isso se chamou o nome da cidade Zoar” (Gn 19.17-22 - ACF). *A presença de um homem justo retardou a ira de
Deus. Da mesma maneira, a Igreja terá de ser removida antes
que a ira de Deus possa ser derramada sobre a Terra.
AS PRINCIPAIS RESSURREIÇÕES
1°. A
ressurreição de Jesus Cristo (Mt 28.1-7; Mc 16.1-7; Lc 24.1-8; Jo 20.1-10; At 2.24;
3.15; 4.32; 10.40; 17.3; Rm 1.4;
4.25; 10.9; 1Co 15.4; Ef 1.20; 1Ts 4.14; 1Pe 3.18).
2°. A
ressurreição de alguns santos na época da morte e ressurreição de
Cristo (Mt 27.50-53).
3°. A
ressurreição por ocasião do Arrebatamento da Igreja{*} (1Co 15.51-58;
1Ts 4.14-17).{* Nota de Hélio: a terminologia
"os [verdadeiramente] salvos" é melhor que "as [verdadeiras]
igrejas locais" que é melhor que "a Igreja"}
4°. A
ressurreição das duas testemunhas (Ap 11.3-13).
5°. A
ressurreição dos santos do Antigo Testamento (Is 26.19-21; Ez 37.12-14; Dn 12.1-3).
6°. A
ressurreição dos santos da Grande Tribulação (Ap 20.4-6).
7°. A
ressurreição dos ímpios no final dos tempos (Ap 20.11-15). (John
Walvoord)
“Mas nós, que somos do dia, sejamos
sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a
esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas
para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.8-9 -
ACF).
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