quinta-feira, 7 de junho de 2018

QUANDO A PALAVRA DE DEUS ESTÁ PERDIDA DENTRO DA CASA DO SENHOR – II Cr 34.14-15 –


QUANDO A PALAVRA DE DEUS ESTÁ PERDIDA DENTRO DA CASA DO SENHOR – II Cr 34.14-15 –

Amados que a paz  do Senhor Jesus seja com todos!... Que importância estamos dando a Palavra de Deus em sua casa e em nossas vidas? Já prestaram atenção em quantas coisas temos colocado nos cultos antes da MENSAGEM PRINCIPAL (PALAVRA DE DEUS); danças, peças , testemunhos, etc...não estou sendo radical acredito que estas coisas podem fazer parte do culto; desde de que não reduza o tempo para a mensagem de DEUS!... Dura palavra de advertência os Espirito Santo de Deus nos traz à luz das escrituras; primeiro para entendermos o perigo da ausência da palavra de DEUS na vida da Igreja faz-se necessário definir o que é a palavra de DEUS!



A Palavra de Deus penetra no mais profundo do coração humano: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4.12)

A Palavra de Deus é perfeita para transmitir os mais importantes ensinos para a vida humana: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Tm 3.16-17)


A Palavra de Deus é que contém o ensino sobre a vida eterna, que está em Jesus Cristo: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (Jesus).” (João 5.39 – Acréscimo meu).

A Palavra de Deus, quando não conhecida pelo homem, traz pecados à sua vida: “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt 22.29)

A Palavra de Deus se cumprirá plenamente e completamente: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19)


Por tudo isso descrito acima, e por muito mais que a Palavra de Deus é, devemos tratá-la com mais respeito, com mais carinho, com mais temor e, como diz a Palavra de Deus sobre a Palavra de Deus:
“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.” (Hb 2.1)


O Livro da Lei era, mais especificamente, o livro de Deuteronômio. A pena destas maldições (Dt 28) era frequentemente citada para chamar Israel de volta à adoração a Jeová. Provavelmente foi a leitura de Dt 28 que alarmou o rei Josias e resultou em suas grandes reformas. •No período em que o povo de Israel perdera completamente o contato com a Palavra do Senhor, ocorreram os pecados mais grosseiros – II Cr 33.3, 22. (2) –

QUANDO A PALAVRA DE DEUS SE TORNA ESCASSA


 I Sm 3.1 – A expressão “de muita valia” possui o sentido de “raridade”. A ideia é que, nos dias do profeta Samuel, a Palavra de Deus não era muito popular entre o povo. As consequências da ausência da Palavra do Senhor são vistas no estado de anarquia que as tribos de Israel se encontravam. Eli já não exercia influencia nem mesmo sobre a sua família – I Sm 3.13 .

QUANDO A PALAVRA DE DEUS É DESPREZADA

  Jr 35.1-19 – A história dos recabitas causa impacto pelo zelo demonstrado por esta família. Deus a tomou como modelo para confrontar a desobediência do Seu povo. • Ao contrário dos recabitas, eles não valorizavam a Palavra de Deus. Os recabitas eram um modelo de obediência, pois, tendo recebido uma ordem apenas humana, obedeceram; os judeus, ao contrário, mesmo recebendo um mandamento divino, não obedeceram!

• Fazendo-se uma análise entre a primeira e segunda parte do capítulo 28 de Deuteronômio, observamos um enorme contraste: (A) – Na primeira metade, encontramos o caminho para as bênçãos; na segunda, nos deparamos com a maldição como o inverso de tudo isso; (B) – Na primeira parte, as bênçãos são prometidas; na segunda, são retiradas; (C) – Na primeira parte, as bênçãos são acrescentadas; na segunda, são subtraídas. Todas as maldições são acrescidas àquelas já enumeradas no capítulo 27. A razão que é dada na Bíblia para justificar a perda da bênção é a desobediência à Palavra de Deus. Por isso: (1) – TENHAMOS CUIDADO COM OS PECADOS DE NATUREZA ESPIRITUAL – Dt 27.15 – A idolatria é colocar qualquer coisa ou pessoa em lugar de Deus. A maldição, vez por outra, alcançava o povo de Deus no Antigo Pacto porque o Senhor era preterido em Seu culto. O texto destaca que esse ídolo, quando adorado, ficava no lugar oculto. Os ídolos gostam de ficar em lugares secretos, no recôndito do coração.





MESTREKAMEL

domingo, 3 de junho de 2018

O SEGREDO PARA SER FELIZ NO CASAMENTO





O SEGREDO PARA  SER FELIZ NO CASAMENTO

TEXTO:  Gn 2:24 e 15 -17

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

QUAL A VISÃO DE DEUS PARA O CASAMENTO


1. O casamento deve ser visto como uma união sobrenatural!!




Sendo assim, está muito além de sentimentos que entrelaçam a relação matrimonial de um casal, ou seja, se não tiver Deus como fonte de amor está sujeito ao fracasso...







2. É indissolúvel  

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separa. Mateus 19:6

Em Efésios 5:25-44 lemos: “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30 pois somos membros do seu corpo. 31 “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” 32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.”
Paulo dedica duas vezes mais palavras para dizer aos maridos amar as suas esposas do que ele diz as esposas para submeter-se a seus maridos. Então, como deve um homem amar sua esposa? 


Ele deve estar disposto a sacrificar tudo por ela.
Ele deve fazer o seu bem-estar de importância primordial.
Ele deve cuidar dela como ele cuida de seu próprio corpo.
 Nenhuma esposa precisa temer submeter-se a um homem que a trata dessa maneira.

 A submissão conjugal tem por objetivo que a união de marido e mulher funde duas pessoas, de tal forma que pouco pode afetar um sem também afetar o outro. Unidade no casamento não significa perder a sua personalidade na personalidade do outro. Em vez disso, significa cuidar de seu cônjuge como você cuidar de si mesmo, aprender a antecipar as necessidades dele ou dela, ajudando a outra pessoa se tornar tudo o que ele ou ela pode ser.

AME A SUA ESCOLHA

Assim deve o marido amar a sua própria mulher, como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito(NVI) (ver Efésios 5.28-31,33)

Uma esposa virtuosa merece a estima de seu marido (Pv 31.25; 11.16; 1Pe 3.7).

“…se une à sua mulher…” (Gn 2. 24) Aqui temos a aliança. Unir-se é fazer uma aliança. É contrair uma responsabilidade mútua e arcar com todos os aspectos dessa união. Não é uma brincadeira, uma curtição, mas algo sério. O casal, perante toda a sociedade e perante Deus, se une em um compromisso de casamento. Já não são reconhecidos como solteiros, mas como casados.1


Unir - a palavra hebraica traduzida como "unir-se" refere-se a (1) perseguir outra pessoa firmemente e (2) colar-se ou prender-se a algo/alguém. Assim, um homem deve perseguir firmemente a sua esposa depois de se casarem (o namoro não deve terminar com os votos de casamento) e deve "estar preso a ela como cola." Esta união indica tal proximidade que não deve haver nenhuma outra relação mais próxima do que entre os dois cônjuges, nem mesmo com qualquer velho amigo ou pai e mãe.2

E, enfim: “…tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2. 24) Observe que o “tornar-se uma só carne” é derivado do “deixar os pais” e “unir-se”. É uma sequencia de muita responsabilidade. É a vontade de Deus para a vida dos casais. Nesse sentido essa expressão não mostra apenas o ato sexual que agora o casal pode desfrutar totalmente debaixo da aprovação de Deus, mas muito mais.
Antes eram DOIS. Agora são UM casal, estão juntos, unidos. Ser uma só carne, então, envolve todas as expressões que derivam do exercício do amor e da vontade de Deus dentro do casamento. Por exemplo: Ser uma só carne é priorizar o parceiro, é cuidar dele, é amá-lo, é respeitá-lo, é conhecer suas necessidades, é auxiliá-lo, é ser fiel, é ser solidário, é desfrutar a vida sexual, etc…


Se “ser uma só carne” apontasse apenas para o ato sexual (como alguns pensam), casais que, por algum motivo, fossem privados de sua vida sexual, teriam sua relação “uma só carne” rompida. O amor é o vínculo que une DOIS em UMA só carne. E o amor vai muito além do ato sexual.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1Co 13. 4-7 – NVI)

Esse é o significado real da expressão “tornaram-se os dois uma só carne”.1

...e que Deus abençoe a todos os Casais!



MESTREKAMEL